sexta-feira, 20 de maio de 2011

Icapuí e o desemprego!

A atual situação da cidade de Icapuí em relação a oportunidades de emprego é precária. São insuficientes as possibilidades de trabalho para a população. A maioria dos habitantes possui seu sustento voltado para a pesca, todavia essa porta que lhes permite manter suas famílias está ameaçada, pois o mar já não lhes garante tão boas produções como outrora, em virtude do mau zelo e exploração.
Não tendo mais no mar um recurso financeiro seguro, os que dele dependem, buscam outra forma de ganhar dinheiro, porém encontram em seu caminho dificuldades, as principais são: a ausência de investimentos por parte do governo em obras que gerem renda e a carência de profissional habilitado, sendo o ultimo, consequência da falta de escolaridade de boa parte da população que trocou desde cedo o estudo pelo trabalho e hoje se veem sem ambos.
A população se arranja como pode para conseguir sobreviver, entretanto a falta de oportunidades não abre espaço só para o aumento de desempregados na cidade. Boa parte dos que interromperam seus estudos com finalidade de trabalhar e não encontram emprego não retornam a escola e acabam entrando em caminhos dificilmente com volta como, por exemplo, o crack que tem ganhado cada vez mais adeptos em Icapuí.
Algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a presente circunstância são: instalação de indústrias, fábricas ou ambas que contratem e empreguem os habitantes, capacitação para que estejam aptos a trabalhar nas mesmas, investimento em turismo ecologicamente correto a fim de promover trabalho e renda , além de infra estrutura no município para poder chamar a atenção dos turistas.
A palavra chave é investimento, se ele ocorrer, Icapuí entrará num período de desenvolvimento. Seja ele na infra-estrutura da cidade ou na educação dos moradores. No final, onde quer que ele ocorra, será benéfico a todos.

Fonte: Trabalho de Sociologia das alunas: Ananda, Ana Carla e Joyce - 2º ano científico, turma A da Escola Estadual Professor Gabriel Epifânio dos Reis / Icapui-Ce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário