quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fortaleza ganhará RioMar Shopping, do Grupo JCPM

Publicado em 16.06.2011, às 19h22


http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/riomar_fortaleza.jpg
Foi apresentado à prefeita de Fortaleza, Luziane Lins, e à vereadores e secretários do município, pelo presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes  Mendonça, o projeto completo do RioMar Shopping de Fortaleza. A construção do empreendimento já tramita na Câmara de Vereadores da capital cearense e, quando aprovada, deve ser iniciada em cerca de 120 dias. Localizado na Rua Prisco Bezerra, no bairro de Papicu, o estabelecimento será um dos maiores shoppings do Nordeste.
O RioMar Shopping de Fortaleza segue a tendência do Salvador Shopping, na Bahia, e ao RioMar no Recife, que está sendo construído no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, e aposta na sustentabilidade, levando em consideração as características físico-geográficas do seu entorno e associando-as às modernidades tecnológicas.
Com um total de 281 mil metros quadrados de área construída, o estabelecimento terá 445 lojas, sendo 15 âncoras, 17 megalojas e 348 lojas satélites. O RioMar de Fortaleza também terá cinema com 12 salas, diversões eletrônicas, uma academia de ginástica, teatro, quatro restaurantes, além de 50 opções de fast food e 6.200 vagas de estacionamento, com esse número podendo ser ampliado em mais 914 vagas.
O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes  Mendonça, diz estar convicto de que Fortaleza está preparada para receber um empreendimentos desse porte:  "prático, confortável, sustentável  e que vem atender às necessidades do mundo moderno e embelezar ainda mais a paisagem da cidade”.
Com a previsão de 3 mil postos de trabalho gerados durante a sua construção e 8 mil empregos diretos após inauguração, o novo centro de compras do Grupo JCPM contará com R$ 600 milhões em investimentos, e ocupará uma área total de 114 mil metros quadrados, além de uma área bruta locável de 90 mil metros quadrados. A previsão é de que R$ 150 milhões sejam gerados anualmente apenas em impostos federais, estaduais e municipais.
SUSTENTABILIDADE - Seguindo a tendência mundial já aplicada a outros estabelecimentos do Grupo JCPM, o RioMar Shopping de Fortaleza preza pela sustentabilidade. Para isso, o empreendimento fará o uso de uma estrutura pré-moldada ou metálica que elimina a necessidade de forma de madeira e escoramento, reduzindo, assim, perdas e produzindo uma estrutura limpa e que não precisa de correção.
O novo shopping também vai contar com um sistema que filtra a água da chuva para que essa seja utilizada nas descargas sanitárias e um sistema de esgoto a vácuo, que reduz em  90% a necessidade para descargas e elimina, na mesma proporção, o impacto de esgotamento sanitário de Fortaleza. Com isso, mais de  18 milhões de litros de água serão economizados todos os anos.
Além disso, o RioMar terá domos de vidros que permitirão o aproveitamento de 100% da iluminação natural e possui controle de fatores de raios infravermelhos e ultravioleta, reduzindo, dessa forma, a irradiação de calor para dentro do mall e contabilizando uma redução de 70% entre 10h e 17h.
INSTITUTO JCPM - Assim que o projeto de implantação do RioMar de Fortaleza pro aprovado, um espaço será reservado para atuar na formação da comunidade do entorno do estabelecimento, com mil pessoas sendo qualificadas para trabalhar na construção do shopping.
A ação é característica do Instituto JCPM de Compromisso Social, que vem desenvolvendo ações de investimento social no entorno dos negócios do Grupo e que também capacitará jovens, cerca de seis meses antes da inauguração do centro de compras, para ocuparem futuras vagas nele. O Instituto também pretende promover ações sociais semelhantes durante, pelo menos, os próximos dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário