sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Icapuí:Eleições sob o clima de incerteza jurídica

Em Icapuí, haverá eleição suplementar neste domingo. Dois dos três candidatos tiveram candidaturas impugnadas, mas recorreram e se mantêm na disputa

Domingo é dia de eleição suplementar em Icapuí, município situado a 202,3 quilômetros de Fortaleza. Dois dos três candidatos tiveram suas candidaturas impugnadas, mas recorreram e disputarão as eleições neste fim de semana. A única candidatura deferida é a do petista Jerônimo Reis. Ele disputará o pleito juntamente com Raimundo Lacerda Filho, pelo PMDB, e Marcus Rebouças do PTN.

Estes dois últimos tiveram a candidatura impugnada pela juíza da 8ª Zona Eleitoral do Ceará, Sâmea Freitas da Silveira, porque estariam filiados aos atuais partidos há menos de um ano, o que impede que sejam candidatos. Mas, de acordo com o chefe de cartório da 8ª Zona, que abrange o Município de Icapuí, Gláucio Lucas Silva de Souza, como os dois candidatos impugnados apresentaram recurso, e as candidaturas não foram julgadas na última instância, continuam concorrendo. “A campanha continua. Os candidatos estão se mobilizando. A campanha continua nas três chapas”, disse.

Segundo ele, serão 46 seções eleitorais e são aguardados 14.874 eleitores. “A votação começa a partir das 8 horas em horário local e segue até as 17h. Daí, já começa a apuração em Aracati, que é a sede da zona”, disse Gláucio Lucas.

Cassação
Os mandatos do prefeito Irmão Edilson (PSDB) e do vice, Heverton Costa Silva, foram cassados no último dia 19 de setembro, sob acusação de crime de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008. O presidente da Câmara Municipal, Manoel Jeová da Silva, assumiu interinamente a prefeitura da cidade ainda em setembro.

O POVO tentou contato com os candidatos de Icapuí, mas os seus telefones não foram localizados.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Raimundo Lacerda Filho (PMDB) e Marcus Rebouças (PTN) concorrem, mas o Tribunal Superior Eleitoral ainda pode indeferir suas candidaturas, inviabilizando que se mantenham no cargo, caso vençam as eleições.

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br
VEJA AS NOTÍCIAS RELACIONADAS.
PLEITO CANCELADO EM DUAS CIDADES

fonte> O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário