quinta-feira, 25 de junho de 2015

IV AMOSTRA DE PRODUTORES DE ICAPUÍ DESTACA A ECONOMIA SOLIDÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR

LOGO AMOSTRA 2015A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEMA), realiza no período de 09 a 10 de julho de 2015 a IV Amostra de Produtores de Icapuí, como foco na Economia Solidária e Agricultura Familiar em nosso município. A AMOSTRA é uma exposição da agricultura familiar, mostrando as suas potencialidades e diversidades, com uma grande variedade de produtos do artesanato local, da gastronomia, produção caseira, agrícola; uma verdadeira exposição das riquezas existentes nas comunidades, constituindo uma rede de uma economia justa e solidária.
Histórico da Amostra de Produtores
Dando continuidade a ação de consolidação de rico processo de organização da rede de economia solidária em Icapuí, foi promovida a I amostra em 2012, a II amostra em 2013 e a III amostra em 2014. A Prefeitura de Icapuí via Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente programou a IV AMOSTRA DE PRODUTORES E EMPREENDEDORES DE ICAPUÍ, visando o fortalecimento e valorização da agricultura familiar, destacando a cultural local e a capacidade empreendedora do município.
O objetivo maior é garantir mais rendas às famílias das áreas agrícolas, gastronômica e artesanal das comunidades de Icapuí, como forma de estimular e preparar os produtores e empreendedores para uma maior exposição e venda de seus produtos e a sua participação em feira e eventos. Outros objetivos são: • Incentivar e divulgar produtos produzidos e cultivados na agricultura familiar (doces, mel, cajuína, castanhas, vinho, mel de abelha, polpas de frutas, hortaliças, caprino, ovino, aves, mudas frutíferas e ornamentais, a gastronomia e a diversidade do artesanato local); • Comercializar produtos gerando oportunidades de renda para pequenos e médios produtores e artesãos; • Promover a troca de experiências e saberes entre as comunidades; • Divulgar as potencialidades de cada uma das comunidades envolvidas e suas diversidades; • Estimular a organização dos produtores tendo como referência os princípios da Economia Solidaria.
Tendo em vista o grande sucesso e resultados obtidos nas três amostras realizadas em 2012, 2013 e 2014, com as presenças de mais de 60 produtores e empreendedores locais, através da exposição das suas potencialidades e amostra de suas principais atividades e uma grande variedade de produtos, desde a riqueza do artesanato, à gastronomia, produtos cultivados na agricultura, na produção caseiras de doces, pães, lambedores medicinais, da produção agropecuária e da variedade do artesanato local.
Além disso, essas possibilitaram a troca de experiência entre as próprias comunidades, tendo uma grande aceitação da população que ficou encantada com a grande diversidade e potencialidades locais. A partir dos resultados garantidos nas três amostras, a estratégia é de potencializar a economia informal, promovendo a IV amostra, criando espaço para os produtores expor sua produção e oportunizar a venda dos seus produtos. Apoiá-los, fortalecendo a economia local, através do incentivo aos pequenos empreendedores, nas mais diversas áreas é prioridade, contribuindo substancialmente para a melhoria da sua renda e a qualidade de vida dessas pessoas.
O público-alvo são: Rede solidária de produtores e empreendedores de Icapuí, Grupos produtivos, artesãos, pequenos empreendedores do comércio e do serviço, doceiras e as comunidades de um modo em geral que produzam e vendam para sustento de suas famílias. 
PROGRAMAÇÃO
PALESTRA
$1Ø  Dia 09- Quinta
Abertura
Local: Auditório da Educação
Horário: das 9:00 às 11 horas
I Encontro de Mulheres Empreendedoras de Icapuí.
$1Ø  Dia 10 - Sexta
IV AMOSTRA
Inicio da IV AMOSTRA
07h30min às 12h30min
$1·         Feira de economia solidária e agricultura familiar.
$1·         Exposição agropecuária (Bovino de leite, ovinos e caprinos)
$1·         Atendimentos a produtores (Selo de Inspeção Municipal)
$1·         Apresentações culturais com atrações de repentistas.
$1·         08:00 a 12:00 horas
            Prestação de serviços
           Trabalhadores e Trabalhadoras         rurais.
$1Ø  12h30min às 13h30min - Almoço
$1·         A partir das 17h30m  a 22:00h
IV AMOSTRA - Feira de economia solidária e agricultura familiar.
17 horas- Apresentações culturais.
Sanfoneiros e violeiros.
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário