quarta-feira, 3 de setembro de 2014

VACINA CONTRA HPV COMEÇA A SER APLICADA NA QUARTA (10/9)

 A segunda dose da vacina contra HPV (papiloma vírus humano) será aplicada a partir da quarta-feira (10/9), nas escolas e postos de saúde de Icapuí. A vacina é exclusiva para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.
A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos.
O secretário de Saúde Neto Rebouças, alertou que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. "Sem a segunda dose da vacina, não há proteção".

Vale lembrar que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas na região anal e genital.

Informações enviadas por Leo Ribeiro - Secretaria de Saúde e Saneamento de Icapuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário