quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prefeitura inicia estudo para criação do Parque do Mangue da Barra Grande

DSCF5180 - Copia
Técnicos da Aquasis - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, com sede em Caucaia/CE, apresentaram na manhã desta quarta-feira (13/8) aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí - Comdema, representantes de instituições, secretários municipais, lideranças, entre outros participantes, um esboço do projeto de criação do Parque do Mangue da Barra Grande. 
O prefeito municipal Jerônimo Reis esteve presente na reunião, onde acenou o interesse do governo municipal na implantação da obra. O Parque ocuparia uma parte da APA da Barra Grande, no trecho compreendido entre a Praia de Barrinha e o porto de barcos da Barra Grande. A proposta inicial visa a criação de equipamentos urbanos, como pistas de cooper, ciclovias, escola de velas, mirantes, obsevatórios, áreas esportivas e recreativas e vias paisagísticas circundando uma área de mangue determinada. O local atualmente sofre com agressões ambientais que vão desde a ocupação desordenada até a implantação de viveiros de camarão e salinas. 
Segundo os autores da proposta, o Parque do Mangue da Barra Grande seria uma alternativa para proteger a fauna e flona dessa região sem limitar o acesso dos usuários. Estes se beneficiariam com a criação de espaços de lazer inseridos de forma a não agredirem os ecossistemas existentes no local. Outra vantagem seria a transformação do Parque em um atrativo turístico para os visitantes.
O projeto é uma parceria da Aquasis com a Fundação Brasil Cidadão, que há tempos desenvolve projetos de educação e conservação ambiental no município, e outras instituições que atuam na área de meio ambiente. A fase seguinte é a elaboração do Projeto Executivo e realização de audiências públicas para definir limites e o tipo de uso aplicado às áreas a serem urbanizadas, recuperadas e isoladas. Ainda não existem recursos para a construção do Parque, já que a proposta apresentada trata-se apenas do início do processo.
Fonte:http://www.educativafm102.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário