segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pesquisa: Dilma e Tasso estão na liderança

Tasso Jereissati (PSDB) é o preferido do eleitorado cearense para ser senador da República, nas eleições deste ano, segundo a pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, sobre a preferência do eleitorado cearense na disputa para os cargos de senador, governador e presidente da República. A presidente Dilma Rousseff (PT), segundo o relatório da pesquisa, tem o apoio da maioria do eleitorado deste Estado.
Ontem, publicamos a parte da pesquisa relacionada à disputa pelo Governo do Estado, apontando cenários em que os prováveis candidatos são apoiados pelos líderes dos seus partidos e sem padrinhos. O nome do senador Eunício Oliveira (PMDB) aparece em primeiro lugar nos dois momentos apontados pelos entrevistadores aos eleitores.
A pesquisa foi realizada entre os dias primeiro e 4 de junho, com um total de 1008 eleitores, com o objetivo de "levantar a intenção de voto do eleitorado acerca das eleições que ocorrerão em 2014 e monitorar a administração estadual e federal" no Ceará. Foram ouvidos eleitores maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e as diversas faixas de idade e escolaridade, seguindo o modelo de amostragem em que seleciona municípios e os conglomerados.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com sua finalidade e realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público. Houve filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, diz o relatório.
Para atender ao que recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada, no prazo determinado, no Tribunal Regional Eleitoral, quanto à parte referente às eleições estaduais, sob o número CE-00008/2014 e no TSE, pelo fato de os eleitores cearenses terem sido perguntados sobre a sucessão presidencial, sob o número BR-00148/2014.
Neste ano, os cearenses elegerão apenas um senador (a renovação do Senado é de apenas um terço. Assim, cada Estado e o Distrito Federal escolherão só um representante). Na parte espontânea da pesquisa foi perguntado ao eleitor em quem ele votaria, sem, contudo, apresentar nomes de candidatos. Tasso Jereissati foi apontado por 7% dos entrevistados, seguido de Inácio Arruda (PCdoB) com 3% e José Guimarães com 1%.
Foram apresentados aos eleitores como candidatos ao Senado, além de Tasso Jereissati, o senador Inácio Arruda, o nome de Geovana Cartaxo (PSB), do deputado federal José Guimarães (PT) e da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Os dois petistas são apresentados em cenários diferentes.
Tasso Jereissati sempre aparece no patamar próximo dos 50% da preferência do eleitorado, seguido de Inácio Arruda com pouco menos de 20%. Luizianne chega a alcançar 7% da preferência do eleitorado contra 6% de seu correligionário José Guimarães. Geovana Cartaxo não passa dos 3%. Luizianne Lins é o nome mais rejeitada para o Senado.
Na disputa pela Presidência da República, Dilma Rousseff, majoritariamente é a preferida dos cearenses. Na parte estimulada da pesquisa, em que o entrevistador apresenta a relação dos candidatos, ela tem 55% de citação. O segundo mais próximo, Aécio Neves (PSDB) somou 8% da preferência do eleitorado seguido de Eduardo Campos (PSB) com 6%.
Na parte espontânea da pesquisa sobre a eleição presidencial, dos atuais pretensos candidatos apenas a presidente Dilma, o senador Aécio Neves e o ex-governador pernambucano Eduardo Campos são citados pelos eleitores cearenses.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário