sábado, 1 de fevereiro de 2014

Barreiras da Sereia está sendo consumida pelo mar

Estive visitando a comunidade de Barreiras da Sereia no início da tarde de hoje, e na oportunidade pude constatar o estado de calamidade, no qual se encontram as famílias que vivem ali. Não há mais acesso para a maioria das residências e nem lugar para os pescadores colocarem suas jangadas, várias casas foram demolidas pelo mar e as demais estão à beira do abismo. É grande a ameaça de ficarem sem os serviços de água e energia, devido à falta de espaço, causado pelo intenso avanço das marés. Onde vai passar a rede elétrica e a tubulação da água? A situação ficou caótica mesmo. A maré no fim da tarde de hoje poderá aumentar ainda mais o drama desses moradores.

Ouvi a opinião de alguns moradores e senti o quanto estão sofrendo diante a triste situação. Pude identificar que há um sentimento de revolta e indignação. Quando comecei a ouvi as declarações de boa parte dos moradores percebi que ficavam com a voz trêmula enquanto as lágrimas caiam dos seus olhos. Estes por sua vez, já perderam ou estão perdendo a esperança de que seja feito algo para conter o avanço naquela comunidade. Enquanto isso há outras pessoas com ar de confiança, acreditando que os governantes possa construir o tão sonhado e desejado muro de contenção, para garantir as moradias da localidade.
.

Uma coisa me chamou atenção no que diz respeito a futura construção do muro de contensão na praia de Barreiras da Sereia, pois várias pessoas revelarão que há duas versões em reação ao tamanho da obra, segundo eles os políticos governistas afirmam que a obra terá comprimento acima de 1000 metros enquanto políticos da oposição afirmam que a referida obra não passa de 300 metros. Esse tipo de coisa vem causando ainda mais o baixo astral daquela gente. Na minha opinião esse desencontro de informações só atrapalha, e digo mais, quem tiver usando de má fé nesse episódio, deve ser desconsiderado ou até banido politicamente pela população local, basta de tanto sofrimento daquela gente, não se admite que alguém com interesses medíocre queira se aproveitar de uma situação de penúria. Aqui vai o meu repúdio direcionado ao ou aos mentirosos e oportunistas deste episódio.

Quero afirmar com toda convicção, se não for realizada a construção do muro de contensão na praia de Barreiras da Sereia nos próximos dias, a grande maiorias das residências e demais edificações, além de alguns coqueiros irão desaparecer do mapa, em função da ação das marés fortes que virão principalmente nos messes de fevereiro e março. Ainda sobre esse assunto, tive a oportunidade de conversar com o prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis. A conversa aconteceu na noite de ontem, (sexta-feira) na Barraca do Francisco em Barreiras de Cima, ele chegou a afirmar na minha presença, do Neto Rebouças (Sec. de Saúde) e da esposa, que a construção do muro de contensão de Barreira da Sereia estaria bem perto do seu início, faltava apenas acerto de pequenos detalhes.

Ivan Souza




3 comentários:

  1. Parabéns Rdo Ivan S. Souza pelo registro atualíssimo da verdadeira situação de calamidade.
    Nem precisamos ser especialistas para constatar que os pressupostos para decretação de calamidade estão postos.
    Acredito que o Prefeito deve decretar já o ESTADO DE CALAMIDADE, ou, no mínimo, prorrogar decreto de ESTADO DE MERGÊNCIA. Tais decretos podem, e devem, agilizar as obras, vencer barreiras da burocracia, porém, nestes casos, a vigilância deve ser redobrada para evitar as falcatruas não raras.
    Provocar o Ministério Público é fundamental, porém, o MP também, diante da calamidade, precisa ter maturidade, do contrário, a velha buRRocracia irá imperar, e ai, Inês estará morta.
    Mestre Ivan Souza está coberto de razão.

    ResponderExcluir
  2. Ivan manifesto meu repúdio àqueles "urubus de plantão" que só conseguem votos com a desgraça alheia ao invés de tomar atitudes positivas e construtivas.
    Esther

    ResponderExcluir
  3. É a natureza cobrando de volta o seu espaço.

    ResponderExcluir