segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Falta de conscientização popular é o fator principal para o problema de abastecimento em Icapuí

O SAAE melhorou significativamente seus serviços de janeiro de 2013 até o presente momento, com os investimentos feitos pela prefeitura, através de um repasse mensal de R$ 10.000,00 (Dez mil reais) que chegou ao seu final em 30 de junho do corrente ano.
Vale salientar que esses repasses foram feitos através de um convênio entre a prefeitura e a autarquia, de forma emergencial, viabilizados pelo prefeito Jeronimo Reis se sensibilizou com a situação deplorável em que se encontrava o sistema, completamente sucateado e em total abandono, e precisava de medidas urgentes para melhorar a distribuição de água.
Com esses repasses foram compradas 5 novas bombas, instaladas respectivamente em Melancias/Tremembé (1) que  há anos não havia água -- Serra de Olho D'água (1), Redonda (2)  e em Serra de Mutamba(1) .
Foram cavados três novos poços, com vazão média em torno de 12 mil litros/hora, de uma água de boa qualidade para consumo humano, de acordo com análise do Laboratório São Paulo, com sede em Fortaleza. (As análises se encontram na administração do SAAE para eventuais consultas).
Com essas medidas o SAAE resolveu o problema de falta d'água em Tremembé, Melancias, Olho D'água, e melhorou o sistema de distribuição em Serra de Mutamba, Serra de Icapuí, Redonda e Sede.
A título de informação o SAAE é uma autarquia independente, que não recebe repasses da prefeitura nem de outros órgãos, e sobrevive da arrecadação tarifária. Por se tratar de uma empresa pública é impossível o SAAE fazer qualquer tipo de investimento que não tenha retorno a médio e longo prazo, para que possa ser transformado na ampliação da rede, trazendo benefícios à toda população.
Mas estes benefícios só serão possíveis se cada um fizer a sua parte, com a conscientização de seus usuários, pois foi detectada em fiscalizações pontuais recentes, inúmeras irregularidades na rede, como centenas de ligações clandestinas, má uso dos recursos hídricos e uma grande inadimplência  que até o dia 16/08 se encontrava em R$ 203.315,00 (Duzentos e três mil, trezentos e quinze reais) em um total de 12.315 (Doze mil, trezentos e quinze) contas inadimplentes, em 3.108 (Três mil, cento e oito) residencias responsáveis por estas contas. Você já imaginou o que poderia ser feito com esse montante? Poderia resolver definitivamente o problema da má distribuição de água, provocada pelos próprios usuários, em sua maioria.
UMA COISA PUXA A OUTRA
Quando o usuário paga suas contas em dia este dinheiro é revertido em benefícios para o próprio usuário na ampliação da rede, troca de canos, compra de reservatórios, perfurações de novos poços levando mais água à população. Portanto, quando o usuário comete uma infração contra o patrimônio público, quebrando medidores, fazendo ligações clandestinas (desvio de água) ou outras infrações, bem como deixar de cumprir com suas obrigações de pagar pela tarifa de água, eles está colocando o sistema de abastecimento em risco e impedindo que os que pagam em dia possam ter água suficiente em sua residência.
Portanto, o SAAE está fazendo sua parte, resta ao usuário fazer a sua, usando a água de forma racional, pagando suas contas em dia e zelando pelos hidrômetros e pela rede, afinal de contas, o SAAE é de todos.
A água é um DIREITO de todos, e o pagamento das tarifas em dia o DEVER de todos. Faça sua parte!
Fonte: Icapui.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário