sábado, 29 de junho de 2013

PREFEITURA DE ICAPUÍ PROMOVE A IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Foto: Ivan Souza

Esse evento visa estimular alunos de 11 a 14 anos a pensarem os desafios ambientais presentes na escola e comunidade. Como o tema desse ano é “VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS  toda a escola é convidada a desenvolver um projeto ambiental que busque contribuir para a transição para um espaço escolar sustentável tendo como eixos de referências o CURRÍCULO, ESPAÇO FÍSICO e GESTÃO DEMOCRÁTICA.

Quem deverá conduzir todo o processo serão crianças e adolescentes de 11 a 14 anos (porém, todos os alunos deverão ser envolvidos – essa idade refere-se, em especial, a quem deverá ser indicado como delegados para defender o projeto da escola, do município e Estado). Para que eles consigam desempenhar tão função, no dia 27 de junho tivemos a formação das COM-VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) que foram criadas durante os meses de abril e maio em todas as escolas municipais.

A COM-VIDA é formada por dois alunos de cada sala do 6º ao 9º ano.  Essa comissão ficará responsável de pensar as questões ambientais na escola e/ou comunidade, de desenvolver o projeto elaborado durante a Conferência Escolar Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá de 1º a 09 de agosto em cada escola, e de criar a agenda 21.

Até o dia 06 de outubro haverá a Conferência Municipal onde será escolhido um dos projetos das escolas para representar o Município na Conferência Regional/Estatual (que deverá acontecer até 25 de outubro).

Na etapa Estadual deverão ser escolhidos quatro trabalhos (cada um ligado aos temas/elementos água, ar, terra e fogo) para representar o Estado na Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que acontecerá em Brasília de 25 a 29 de novembro.

Esse evento é mais um dos que compõem a política da Secretaria da Educação e Cultura de Protagonismo Juvenil nas Escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário