sexta-feira, 1 de março de 2013

Encontro nacional do PT em Fortaleza discute reforma política

Reforma política é um dos temas que estão sendo discutidos pelas lideranças nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT), em reunião a portas fechadas, nesta sexta-feira (1º) em hotel na Praia de Iracema, na Capital cearense.

Ex-presidente Lula foi o primeiro a discursar no encontro. Foto: Kid Júnior
A reunião do diretório nacional do PT foi aberta pelo ex-presidente Lula, que ainda hoje receberá o título de professor Honoris Causa daUnilab, em Redenção.

Essa é a primeira vez que o partido reuniu políticos que compõem o diretório nacional fora do eixo Rio/São Paulo/Brasília. A ideia seria uma estratégia do presidente do partido, Rui Falcão, de descentralizar as ações e discursos do PT.

Entre as pautas de reforma política, o senador de São Paulo, Eduardo Suplicy, defende discutir o tema de financiamento público de campanha eleitoral. A fim de aprovar a reforma política, os membros do partido pretendem fortalecer, nesse encontro, a ideia de colocar em prática uma campanha nacional para colher 1,6 milhão de assinaturas.

Representatividade da mulher na política e a organização do 5º Congresso Nacional do PT, que vai acontecer em 2014, também estão nas pautas de debate do encontro.

Diretório Nacional deve passar por mudanças
Segundo informações dos membros, três integrantes devem deixar o diretório nacional, que possui 84 membros com direito a voto, para dar espaço a outros nomes do partido. Um político que pode sair é o deputado federal José Guimarães.

Segundo o deputado André Vargas, do Paraná, há possibilidade de uma "companheira" do Ceará fazer parte do diretório, com as modificações.

A ex-prefeita Luizianne Lins participou da reunião, além dos deputados José Airton, José Guimarães e outras lideranças. O ex-ministro José Dirceu também esteve presente na reunião.

Com informações do repórter Igor Gadelha 
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário