Ou era um meteorito muito grande ou pequeno asteróide, mas as definições de lado, o corpo, que explodiu na manhã de sexta no céu acima de Rússia , emitiu uma potência de 500 quilotons, mais do que o inicialmente estimado. Além disso, foi maior do que inicialmente estimado, atingindo 17 metros de diâmetro, com uma massa de 10.000 toneladas. São os dados que os especialistas da NASA são obtidos a partir da análise das informações recolhidas até agora. O surto foi detectado desde o Alasca, 6.500 quilômetros de distância.
"Entrou na atmosfera a uma velocidade de 18 quilômetros por segundo e se desintegrou em 32 segundos", de acordo com Bill Cooke, chefe do escritório do meteorito Marshall Space Flight Center da NASA. O fato de que se desintegrou, como ele fez, e dá alguma pista sobre sua composição: era de ferro / níquel. Ser esperado para produzir um grande número de meteoros atingiu o chão.
O que é claro é que esta pedra não tinha nada a ver com o asteróide 2012 DA14 , três vezes maior do que ontem passou a 28.000 km da superfície da Terra e cuja carreira era conhecido com antecedência."Foi uma coincidência incrível", disse Paul Chodas, Científica Programa objectos próximos da Terra (NEO), o Jet Propulsion Laboratory(Califórnia). "Seria de esperar que um evento da magnitude da celeste leste dos Urais cada cem anos, em média", acrescentou. Todos os especialistas lembram de Tunguska, na Sibéria, quando uma explosão no céu achatado uma grande área de floresta em uma área desabitada em 1908. Mas a entrada de um objeto celeste e coincidiu com a passagem de um asteróide em 2012 DA14 é quase inacreditável.
A pergunta inevitável é por que não começar a rocha era 17 km ontem."Ele veio do dia da Terra", argumento Cooke, o que significa que os telescópios não funcionam. Pequenos asteróides são muito escuros até este fim e praticamente impossível de se ver em óptica ", disse Chodas.Quanto radares que monitoram o céu, estava muito longe de ser capaz de dar um aviso, disse ele. Ele pode ser visto que, se, com especial detectores de infravermelho no espaço, mas por agora não existem, acrescentou.
Além disso, a Agência Espacial Europeia (ESA) está muito consciente do céu. "A informação que temos ainda para completar ou confirmados, apontando para um pequeno asteróide", disse Detlef Koschny, gerente do programa NEO da ESA. "Não há nenhuma maneira pela qual poderíamos prever [chegada] com os meios atualmente disponíveis. O que está claro é que ele não tem nada a ver com o asteróide 2012 DA14 ".
A explosão no céu foi registrado por detectores de infra-, instalações de rede e implantados na época da Guerra Fria para monitorar explosões nucleares. Cinco estações detectado, incluindo Alasca, 6.500 quilômetros de Chelyabinsk.
De onde vêm essas pedra celestial?Provavelmente o Cinturão de Asteróides, disse Cooke. Que o cinto é o acúmulo de material residual da formação de planetas, 4.500 milhões de anos atrás, e está entre as órbitas de Marte e Júpiter. Muitas rochas de diferentes tamanhos, incluindo os efeitos de colisão e gravitacional, migrar do cinto para o interior do sistema solar, como deveria fazer hoje.
"O evento [na Rússia] é um poderoso lembrete de por que nós precisamos continuar nossos esforços para monitorar e identificar objetos celestes próximos da Terra", disse Thomas Reiter, diretor de voos espaciais tripulados e Operações, da ESA. A agência europeia está a desenvolver uma detecção automática de asteróides e outros objetos que orbitam o sol. Chamado SSA eo objetivo é detectar objetos perto do chão mais de 40 anos pelo menos três semanas antes de você chegar mais perto de nosso planeta.Espanha tem assumido um papel de liderança SSA até este ano, reduziu seu investimento em programas da ESA, incluindo este.
25.000.000 € em danos
RODRIGO FERNANDEZ | MOSCOVO
Lojistas dos quase 100.000 casas que estavam com sua janelas de vidro quebrado da explosão do meteorito que caiu na manhã de sexta em Chelyabinsk província noite passada tive que inventar para não congelar: As temperaturas caíram para 15 graus abaixo de zero. A maioria não poderia substituir as janelas de ontem, as autoridades estimam que 200.000 pés quadrados de vidro quebrado, e teve de se contentar com a colocação politieleno tapar os furos e pendurar cobertores contra o frio.
As autoridades da província de Chelyabinsk foram calculados em 1,000 milhões de rublos (€ 24.830.000) danos deixados pela queda do meteorito, disse hoje o governador Mikhail Yurevich. Os trabalhos de reparação e forçado ritmo de marcha e se recuperou de um terço dos cristais. Pois os danos causados pelo terremoto que causou a explosão do objeto, alguns edifícios permanecerá fechado até que possam ser reparados.
Nos hospitais da província permanece 50 feridos, incluindo 13 crianças-e apenas um estado é preocupante. Esta é uma mulher que foi jogado pela explosão em uma parede ao lado de uma escada, que depois rolou: como resultado tem espinha fraturada e chegar em Moscou hoje, em um vôo especial do Ministério para Situações de Emergência internado em uma clínica especializada.
O maior pedaço do meteorito caiu em um lago, aparentemente, localizado a um quilômetro de distância da cidade de Chebarkul. A polícia colocou cordões ao redor para evitar a abordagem curioso para o perigo do gelo que cobre o lago não resistiu, enquanto especialistas mergulhou para tentar encontrar os restos do meteorito.
O poder da explosão do meteorito que, segundo cálculos da Nasa, tinha 17 metros e uma massa de 10.000 toneladas, foi de cerca de 500 quilotons. A explosão ocorreu na altitude, para 32,5 segundos depois de entrar na atmosfera da Terra.
Fonte: EL PAÍS
Nenhum comentário:
Postar um comentário