sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pesquisadores da FBC e Universidades trocam experiências sobre diagnóstico socioambiental e cultivos de algas na planície costeira de Icapuí

Reunião com os professores

Reunião com os professores
Rebouças visitaram a Universidad de Concepción (UdeC), Chile, no período de 15 a 21 de junho deste ano. Participaram de reuniões técnicas, proferiram palestra e realizaram visitas técnicas em comunidades litorâneas da província de Concepción.

As reuniões técnicas foram realizadas com o Prof. Dr. Camilo Werlinger, pesquisador de renome internacional sobre algas, do Departamento de Oceanografia da UdeC. Foi possível detalhar a diversidade de aspectos associados aos temas de esporulação, cultivo e gestão de sistemas ambientais envolvidos com a produção de algas. 

A experiência da equipe coordenada pelo professor Camilo na realização de pesquisas e seu interesse em aprofundar aspectos metodológicos, incentivou o aprofundamento de intercâmbios com o projeto “Mulheres de corpo e alga” e estudantes e pesquisadores da Universidade de Concepción, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e a FBC. Reuniões realizadas com o Diretor da Faculdade de Oceanografia professor Dr. Marcus Sobarzo Bustamante e com o Diretor das Relações Institucionais e professor Dr. Iván Araya G., foram muito produtivas e versaram sobre as possibilidades dos acordos e convênios entre as universidades. 

Foi possível evidenciar ações que irão orientar os projetos de intercâmbio e voltadas para pesquisas científicas e com envolvimento das comunidades de pescadores, marisquiras e algueiras para a recuperação do banco de algas marinhas, por meio de técnicas sustentaveis desenvolvidas pelas universidades e adaptadas pelas comunidades.

De acordo com as atividades realizadas foi possível evidenciar, e de acordo com a larga experiência do professro Camilo, a viabilidade de projetos para o cultivo mais amplo da alga Gracilaria. Durante as reuniões que trataram sobre diagnóstico socioambiental do banco de algas e as técnicas de esporulação desenvolvidos no litoral brasileiro, foi possível ampliar as discussões sobre aspectos metodológicos com outras instutuições de referências e que realizam estudos específicos sobre algas. 

Foi possível também costatar que os estudos deverão avançar principalmente no cultivo de Gracilaria em maior escala. Para aprofundar estas questões e ampliar as discussões iniciadas com nossa visita, assumimos o compromisso de evidenciar esforços para dar continuiadade aos intercâmbios de pesquisadores e representações das comunidades. As negociações iniciadas irão certamente concretizar convênios de intercâmbio entre universidades envolvidas e a FBC.

A palestra proferida pelo professor Jeovah Meireles e a bióloga Rosinere Rebouças, foi relacionada aos resultados técnico-científicos dos projetos da Fundação Brasil Cidadão. Foram apresentados aspectos metodológicos de modo a orientar analogias com as atividades de pesquisas realizadas pelos investigadores e estudantes chilenos. Foram detalhados aspectos pedagógicos, vínculos institucionais e ações de melhoria da biodiversidade desenvolvidas pelos projetos da FBC, através da Teia da Sustentabilidade.

As visitas técnicas foram realizadas ás localidades de Lirquen, Arauco e Tubul, na região de Biobío, província de Concepción. Caracterizam-se por uma planície costeira do Pacífico com atividades pesqueiras, portuárias e habitadas por comunidades de marisqueiras, pescadores e cultivadoras de algas.


Fonte: http://www.brasilcidadao.org.br

Visto no Blog Peixe Gordo News

Nenhum comentário:

Postar um comentário