O Deputado mostrou a carta dos pequenos armadores da pesca de Fortaleza, Parajuru, Beberibe, liderados pelo Cícero João da Costa.
O Deputado petista levou a carta ao plenário, o documento fala sobre a realidade dramática do setor pesqueiro, em especial o da lagosta, e também relata o sofrimento dos pequenos pescadores artesanais e os pequenos armadores de pesca. O momento de grande seca na produção do pescado ameaça a sobrevivência desses trabalhadores. “São dezenas e dezenas de pescadores que estão passando fome, que estão vivenciando uma situação dramática, porque, além de a produção não existir, os custos da produção têm inviabilizado a atividade e também o preço do produto, que não compensa a pesca”, explicou.
“Venho a esta tribuna fazer aqui um apelo dramático ao Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, que esteve lá na nossa Praia Redonda, em Icapuí, quando esteve no Ceará. Nós trazemos aqui inclusive uma carta dramática do segmento do setor pesqueiro do Estado do Ceará”, disse.
O Deputado mostrou a carta dos pequenos armadores da pesca de Fortaleza, Parajuru, Beberibe, liderados pelo Cícero João da Costa. “Ele me entrega essa carta para que nós possamos, junto ao Governo da Presidente Dilma, fazer um apelo para que haja um socorro imediato, emergencial, para que essas famílias não venham a passar fome, como estão passando hoje”, falou José Airton.
Para ele, é triste e dramático que esses heróis da pesca do Brasil e do Ceará, do seu Estado, liderado pelo grande Dragão do Mar, que é um ícone da luta do nosso povo, venham hoje a passar as privações que estão passando, em função da crise desse setor que enfrenta uma adversidade enorme, em função, sobretudo, da queda de produção, em decorrência da pesca predatória.
“ Recebi esse documento do segmento do setor pesqueiro, tanto o setor industrial, artesanal, setor produtivo da pesca do Estado, lá no IBAMA do Ceará, com a Secretaria Estadual de Pesca, a Superintendência Estadual da Pesca, o LABOMAR, e outras instituições, no qual eles colocam várias recomendações para tentar, com medidas estratégicas, resolver em médio e longo prazo esse problema que nós estamos atravessando”, explicou.
“Então, trago aqui dois documentos, um do setor artesanal, dos pequenos amadores, e outro com recomendações das reuniões técnicas que foram feitas para tentar resolver o problema do setor pesqueiro no Estado do Ceará, Sr. Presidente”, justificou o Deputado finalizando o apelo ao Ministro da Pesca Marcelo Crivella e a presidenta Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário