sexta-feira, 1 de junho de 2012

Primeiro dia da pesca: De motivação a frustação



Barcos lagosteiros no Porto da Barra Grande - Icapuí-CE

O primeiro dia da pesca da lagosta no município de Icapuí, era bastante festejado nos anterios por pescadores da lagosta, por familiares e pelos proprietários das embarcações lagosteiras  da nossa região. A cidade, era aquela agitação com movimento intenso nas praias, nas ruas e estradas (transito), bem como no comércio.

Percebia-se que existia certa inspiração por parte de todos os integrantes do setor pesqueiro local, que tinham esse dia como o mais aguarda do ano (espécie de dia D). Era a partir dessa data, que muitos pescadores e donos de barcos faziam suas previsões, como quitar dívidas com o comércio (bodega ou mercantil), comprar um transporte, construir um novo barco, reformar ou construir a casa ou até mesmo a realização do próprio casamento, a final, era motivo de muitas soluções e realizações pessoais.

Para os demais habitantes, começava o período da bonança, da geração de renda, das realizações das vendas e compras (consumo), das festas, ou seja, traava-se do aquecimento do comércio local, além de outras expetativas, que eram geradas em função dos recursos arrecadados (grandes quantias) com a produção da lagosta nessa região.

Infelizmente, para muitos, hoje é um dia de frustação, e muitos fatores contribuíram para que a referida data (primeiro dia da pesca) tenha perdido a sua real importância ao longo do tempo. Entre os fatores que contribuíram para tal situação, podemos destacar a desorganização do setor pesqueiro, a falta de fiscalização por parte dos órgãos competentes (principalmente no período do defeso), a falta de consciência de alguns pescadores que não respeitam o período do defeso entre, a questão do licenciamento das embarcações e etc.

Vejo bastante tristeza a derrocada da principal atividade econômica do povo de Icapuí: a PESCA DA LAGOSTA, chegar ao grau que chegou, e ao mesmo tempo lamento a falta de soluções, no sentido amparar grande parte dessa massa de pescadores a devida dignidade, mas infeliz o que vejo é explora política eleitoral e da omissão dos problemas inserido na pesca como um todo.

Por Ivan Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário