quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dedé Teixeira: técnicos do DAE vão a Icapuí reavaliar terreno para Escola Profissional

Devido à articulação do deputado, Icapuí conseguiu que o Governo do Estado adquirisse a área onde será construída a escola
O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) informou nesta terça-feira, 28 de fevereiro, que técnicos do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado estarão quinta-feira, 1º de março, em Icapuí. “Na visita, eles irão reavaliar o terreno localizado na comunidade de Jardim Paraíso, onde inicialmente ficou decidida a construção da Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP], assim como visitar outras opções de local, para que o Governo finalmente adquira o terreno”, explicou o deputado.
A visita faz parte do processo para a construção da Escola, que está sendo feito pelo Governo. De acordo com Dedé, poucos municípios conseguiram que o Estado adquirisse o terreno para a construção das unidades. “Graças à garantia que o chefe de gabinete do Governador, Ivo Gomes, nos deu, após intensa articulação que envolveu inclusive o governador Cid Gomes, Icapuí está próxima de ganhar o equipamento em definitivo”, acrescentou.

ENTENDA

Em reunião no Palácio Abolição na tarde de 6 de setembro de 2011, com o secretário-chefe do Gabinete do Governador Cid Gomes, Ivo Gomes, e o secretário-executivo da Secretaria de Educação (Seduc), Idilvan Alencar, o deputado estadual Dedé Teixeira (PT) recebeu a confirmação de que o Governo do Estado iria adquirir outro terreno para a construção da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Icapuí, no bairro Jardim Paraíso.

Na época, Dedé foi convidado ao Palácio Abolição para ajudar o Governo a resolver a questão. No final, ficou decidido que o Executivo Estadual irá comprar um terreno pertencente ao espólio de Francisco Elísio de Assis, no bairro Jardim Paraíso. O terreno, que mede 100m x 140m, fica próximo ao clube Cajueiro Bar.

Na reunião, o deputado foi informado da impossibilidade de a Escola Profissional ser construída no terreno que seria doado por José Ferreira. “O Ivo agradeceu a sensibilidade do Zé Ferreira, mas, segundo o Governo, o Ministério da Educação (MEC) veda a construção de escolas em áreas vizinhas a cemitérios. Já o outro terreno foi avaliado e apontado como o de melhor localização pelos técnicos da Seduc”, afirma o deputado.

De acordo com Dedé, o terreno escolhido pelo Governo já havia sido avaliado em 2010 pelos técnicos do Departamento Estadual de Rodovias (DER). Entretanto, a Prefeitura Municipal interveio e anunciou a intenção de ceder a área do antigo polo de lazer. O problema é que o município não entregou a documentação a tempo, e a Escola Profissional, que deveria ser inaugurada em 2011, teve sua construção adiada. A obra do pólo de lazer, localizada em frente à Escola Mizinha, está inconclusa, apesar de a Prefeitura de Icapuí, durante a gestão do prefeito cassado Irmão Edilson, ter recebido 10% dos recursos e não tê-la realizado.

“Agradeço ao governador Cid Gomes e ao secretário-chefe do seu gabinete, deputado Ivo Gomes, assim como ao Idilvan, pela atenção de nos convocar para resolver a questão do terreno para a Escola Profissional. O Estado agora vai atualizar o preço e adquirir o terreno para a construção do equipamento. Me sinto aliviado e ao mesmo tempo orgulhoso dessa vitória, que é da juventude de Icapuí”, declarou Dedé Teixeira após a reunião. O deputado foi o principal articulador, junto aos governos Estadual e Federal, para que Icapuí ganhasse a Escola Profissional.

HISTÓRICO – O deputado Dedé Teixeira luta desde 2009 pela construção de uma Escola Profissional em Icapuí. As EEEPs são uma política do Governo do Estado do Ceará, que até o final do ano construiu mais 112 equipamentos em todo o estado, com apoio do Governo Federal, que financiou uma parte deles.

A garantia para a EEEP de Icapuí havia sido dada em 2010 pelo governador Cid Gomes (PSB), que incluiu o município na lista das cidades onde serão construídas as escolas no ano passado. Entretanto, conforme já explicado acima, a Prefeitura Municipal acabou atrapalhando o processo ao garantir a cessão do terreno, o que acabou não acontecendo.

Dedé e o deputado federal José Guimarães (PT), na época coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, articularam a inclusão da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Icapuí desde a visita do então presidente Lula ao Ceará, em setembro de 2009. Em Sobral, o presidente inaugurou na ocasião uma escola técnica federal. Na ocasião, Dedé e Guimarães participaram de uma reunião com o governador, o presidente e o ministro da Educação, Fernando Haddad, quando Cid e Lula firmaram o compromisso de contemplar o município litorâneo com a unidade.

Na época, os recursos do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, seriam de R$ 7 milhões na construção da EEEP de Icapuí. O governo cearense investiu na construção de 112 escolas da modalidade profissionalizante até o final de 2010, sendo que cerca de 56 já estavam em funcionamento.

ESCOLAS PROFISSIONAIS – As EEEPs oferecem educação básica de qualidade integrada ao ensino profissional com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho. Entre os cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes, estão: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura. As Escolas de Educação Profissional funcionam nos turnos manhã e tarde, em tempo integral.

Fonte: Blog Nelson da Farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário