Da mesma forma que existem redes sociais como Twitter e Facebook para promover as conexões sociais entre amigos, conhecidos e ídolos, há também as redes profissionais. O próprio nome já diz: o espaço foi pensado para facilitar os contatos com outros profissionais da área. Nesse contexto, a rede mais conhecida hoje no Brasil é o LinkedIn, que entre outras razões vem crescendo em função do aumento proporcional de novos usuários virtuais no País. E se a oferta dessas possibilidades de divulgação virtuais cresce, a procura segue o ritmo.
O que há em comum entre o LinkedIn e o Twitter? Ambos são um espelho para a sociedade, pedem que o usuário monte um perfil e abre espaço para relações pessoais e profissionais. Sendo assim, a orientação é de que seja elaborado um perfil transparente, capaz de divulgar informações profissionais, como experiências, ações e projetos acumulados em trabalhos anteriores. É uma forma de se mostrar ao mercado de trabalho para além do envio do tradicional currículo por e-mail.
“O importante desse tipo de rede é que o empregador pode conhecer suas competências técnicas e comportamentais de acordo com o perfil da vaga”, explica Marcus Cunha, presidente da sede estadual da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE).
Cuidados
Segundo o presidente da Marcus Cunha, no entanto, o profissional deve ter alguns cuidados ao montar o perfil. Por exemplo, evitar escrever nos posts informações pessoais desnecessárias, gírias e informalidades. Procurar também não manifestar opiniões de cunho preconceituoso e não fazer comentários de mau gosto, além de escolher fotos e posturas apropriadas à rede.
O recomendado para montar um perfil interessante no LinkedIn é divulgar informações com clareza e concisão, descrevendo o que domina e ressaltando áreas de interesse e cursos. A dica para se diferenciar na rede é procurar recomendações de ex-chefes, profissionais renomados, colegas e ex-colegas de trabalho.
O professor e tradutor público Hélio Pinheiro, 42, tem perfil na rede profissional e acredita que as recomendações “contribuem porque ajudam a divulgar, indicando seu trabalho”, explica. Hélio afirma que, apesar de pouco tempo na Linkedin, já chegaram ao seu e-mail três propostas de trabalho, tendo sido todas aceitas por ele. “É uma forma de fazer contatos. Uso pouco, mas sei que ali é uma vitrine. Divulgo meu trabalho e sei que posso receber mensagens a qualquer momento”, diz.
"Vitrine
A rede profissional LinkedIn é uma das mais conhecidas do Brasil e vem ganhando cada vez mais adeptos.""Detalhes
O perfil de redes profissionais exige cuidados, como evitar gírias, informalidades e informações pessoais desne-cessárias."Fonte: O POVO
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