segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Programa beneficiará 50 mil crianças no CE

O total de unidades vai passar de 233 para 466 e contemplará todos os 184 municípios cearenses


 

O Ceará vai dobrar o número de núcleos do Programa Segundo Tempo para melhorar o atendimento a milhares de crianças e adolescentes em situação de risco. O total de unidades vai passar de 233 para 466 e contemplará todos os 184 municípios. Devido ao êxito da execução do último convênio, em 2010/2011, o Ministério do Esporte garantiu a primeira renovação do projeto no Brasil para o Estado. Cada novo núcleo receberá 100 alunos. As atividades serão desenvolvidas no período de 21 meses.

A expansão dos núcleos em 100% vai agora alcançar também os distritos das cidades cearenses. Ao todo, 959 profissionais de educação física atuarão espalhados pelas unidades. As inscrições para professores (graduados em educação física) e monitores (estudantes do curso de educação física) serão feitas no site da Sesporte e começarão ainda no mês de janeiro. Será feito o processo de seleção e capacitação dos profissionais em quatro meses, além das inscrições de aluno e divulgação do programa.

Cultura e prática
O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte. Isso de forma que promova o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. O projeto é desempenhado como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

O Núcleo é caracterizado pela composição de um grupo de 100 crianças, adolescentes e jovens, que sob orientação de profissionais (um professor e um monitor, remunerados pela Secretaria do Esporte) desenvolvem atividades esportivas e complementares. São ofertadas três modalidade a cada aluno. Esse beneficiado deve ter faixa etária entre 7 e 17 anos de ambos os gêneros.

É obrigatório ser estudante do ensino público, proveniente de famílias de baixa renda e que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social. Serão oferecidas duas modalidades coletivas e uma individual em cada núcleo, desenvolvidas três vezes na semana. Futebol, voleibol, handebol, basquete e futsal estão entre as modalidades coletivas. Enquanto as individuais são atletismo, surf e xadrez.

FONTE: Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário