segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Festival de Cinema ‘Curta Canoa’ começa hoje em Aracati

Cinema a céu aberto com direito a brisa do mar e barulhinho das ondas. Ah, uma lua cheia, para incrementar o cenário celeste. Começa hoje e segue até o sábado o 7º Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que terá programação também em Aracati, município sede. Mais de 100 curtas serão exibidos, entre filmes de 35mm e vídeos, e produções do Brasil, da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Além de exibições, o Curta Canoa 2011 terá ainda oficinas, desfile de moda, entre outras atividades.
Cena de "Naia e a Lua", filme que será exibido no Curta Canoa
AS EXIBIÇÕES em Canoa Quebrada acontecerão a partir das 19h, no Pólo de Lazer, com exibições abertas ao público. Em Aracati, a programação acontecerá a partir da terça-feira, 06, no Casarão da Cultura Dr. Valdir Menezes e no Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal.
COM TODA A PROGRAMAÇÃO gratuita, o Curta Canoa 2011 é uma realização da J.A.Lima Produções, com patrocínio da PETROBRAS e do BNB.Da Mostra Competitiva participam 76 produções nacionais, que disputal o troféu Lua Estrela em diversas categorias. Concorrem 19 filmes e 57 vídeos das cinco regiões brasileiras.
Outras seis mostras não competitivas compõem a programação do Curta Canoa 2011: Mostra Latino-Americana de Curta, composta de onze curtas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela; Mostra do Minuto, realizada em parceria com a Faculdade Católica do Ceará, com produções de alunos, tendo como temática “Praias, usos e abusos”; Mostra Infantil, organizada por Mallú Moraes e Adriano Lima; Mostra Casarão da Cultura, com três filmes de animação produzidos pelo Núcleo de Cinema de Animação de Aracati –ANIMARACA; e as mostras Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação (ICJC) e Associação de Esportes Radicais do Aracati (AERA), através do Departamento de Cultura e Audiovisual, e Majorlândia Faz Cinema, também realizada pela AERA. Ambas são compostas de dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.
Serão realizadas oficinas em Canoa Quebrada e Aracati, parte destas ministradas por professores da Faculdade Católica do Ceará: Oficina de Fotografia, com Chico Gomes, fotógrafo do Núcleo de Prdução Audiovisual -NUPA, da Católica; Pensamento Criativo, com o professor Cláudio Sena; Câmera, com o professor Fernando Maia; e Som de Animação, ministrada por Alexandre Jardim, do Centro Técnico Audiovisual  - CTAV, em parceria com Joaquim Eufrazino “Babá”. As oficinas têm como foco, em especial, a defesa ao meio ambiente. As inscrições para as oficinas já estão encerradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário