O defeso da lagosta poderá ser reduzido em um mês, segundo previsão de Eloy de Souza Araújo, secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura. A redução seria para atender a solicitação do CGT, Comitê e Gestão, com participação do governo federal e sociedade brasileira.
O defeso, como ainda está agora, começa no dia primeiro de dezembro e vai até trinta de maio e com redução o prazo passará de 1º de dezembro a 30 de abril. “Nós - promete ele – queremos ver se será possível refazer essa questão, porque tem uma solicitação do setor industrial para antecipar o defeso em um mês”.
Lembrou que o Ministério da Pesca no momento está trabalhando o ordenamento da pesca da lagosta e da pesca do pargo em todo o Brasil, principalmente no Nordeste, mais precisamente no Ceará, estado que mais produz esse tipo de pescado. Essas novas normas, segundo prometeu, vão ser liberadas já a partir do próximo mês de dezembro.
Eloy de Souza não quis adiantar as novas normas, mas lembrou que uma delas poderá ser a redução do defeso da lagosta em um mês. “Essas novas normas têm o sentido de tentar aumentar a produção do crustáceo, mas sem causar qualquer problema ou dificuldade para o meio ambiente, que é prioridade acima de tudo”, ressalvou.
Fonte:http://www.oestadoce.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário