Imagem copiada do blog entre pontos e sonhos |
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, o Brasil tinha no ano passado mais de 14 milhões de analfabetos acima dos 15 anos, o equivalente a quase 10% da população nesta faixa etária. E o ‘Ação’ deste sábado, dia 22, mostra um projeto criado pelo educador Paulo Freire para mudar esta realidade, o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA).
Em São Paulo, a equipe de reportagem do programa apresenta o Instituto Paulo Freire, que reúne educadores e pensadores empenhados em dar continuidade à luta pela educação e desenvolvimento humano. Lá, pesquisadores cuidam do acervo profissional e pessoal de Paulo Freire.
“Eu sempre digo que Paulo Freire deixou muitas obras, dezenas, quase centenas; deixou livros maravilhosos produzidos em mais de 20 línguas, mas o que mais importa para nós é que ele deixou a crença de que é possível mudar o mundo”, afirma Moacir Gadotti, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Paulo Freire.
No Ceará, o programa mostra o trabalho de alfabetização sendo colocado em prática. Em Caucaia, zona rural de Fortaleza, funciona uma das milhares de salas do MOVA do Brasil. Já em Icapuí, no interior do Estado, as aulas ajudam o trabalho das labirinteiras – mulheres que fazem uma renda tradicional da região chamada Labirinto. O ‘Ação vai ao ar às 7h40.
Nenhum comentário:
Postar um comentário