segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Artigo: ICAPUÍ VIVE ELEIÇÃO CURIOSA


Conteúdo copiado do blog do Professor Eônio 
A cassação do prefeito de Icapuí, Irmão Edilson (PSDB), bem como a eleição marcada para 13 de novembro próximo geraram uma situação inusitada na cidade. Isso, porque todas as eleições realizadas no Brasil exigem que os pretensos candidatos obedeçam o princípio da anualidade. Ou seja, quem pretender postular a qualquer cargo em disputa, precisa ter domicílio eleitoral no município e estar filiado ao seu partido político desde um ano antes do pleito. De acordo com essa regra, só pode disputar a prefeitura de Icapuí quem cumpra tais requisitos desde 13 de novembro de 2010.

Ocorre que a determinação de nova eleição prefeitural pegou a todos de surpresa. Sem imaginar que um novo pleito poderia ser decretado pela Justiça Eleitoral a qualquer momento, as grandes lideranças políticas da cidade chegaram a mudar de partido, como foi o caso do vereador Lacerda Filho, que, mesmo sob tal impedimento (ele mudou do PSDB para o PMDB recentemente), está posto como candidato à prefeitura, haja vista que já vinha se preparando para ser o sucessor de Irmão Edilson em 2012.

O caso de Neto Rebouças é curioso: ele mudou o seu domicílio eleitoral para Maracanaú e retornou recentemente seu título para Icapuí. O prefeito em exercício, vereador Manoel Jeová (o "Cadá"), ficou impedido de concorrer à prefeitura por ter trocado, recentemente, o PSDB pelo PSD (o princípio da anualidade não se anula em função deste partido ser recém-criado). O ex-vice-prefeito Gilson da Paz também não pode concorrer, já que recentemente migrou do PSDB para o PT, partido que lidera a "ala" mais prejudicada com essa realidade. Em 2008, os petistas lançaram o nome do deputado Dedé Teixeira para disputar a prefeitura. Dedé já administrou Icapuí por três vezes e dessa vez decidiu não entrar na disputa.

Diante da situação, os petistas lançaram a chapa encabeada pelo vereador Jerônimo Felipe Reis e para vice o também vereador Vicente Braga. A eleição está marcada para 13 de novembro próximo e a posse do novo prefeito para o dia 27 do mesmo mês.

A campanha está nas ruas e o clima de disputa, como sempre, é capaz de tornar a simpática Icapuí, de praias maravilhosas, num verdadeiro "campo de guerra". É importante levar em conta que a inesperada eleição pode alterar plenamente o panorama político da cidade nos próximos anos, afinal, os arranjos que vinham sendo feitos pelas forças políticas com vistas à eleição de 2012 sofrerão inevitáveis influências da eleição vindoura.

Uma das lições importantes que as lideranças dos diversos municípios cearenses podem tirar dessa reviravolta nos ventos da aprazível cidade de nosso litoral é de que agora, além da lei que estabeleceu a fidelidade partidária, há um outro motivo para que os políticos pensem duas vezes antes de mudar de partido: a possibilidade de eleições surpresas! "Eleições surpresas" que, diga-se de passagem, estão cada vez mais frequentes! Basta ver os casos recentes de Meruoca, Jardim, Altaneira e Umirim.

De autoria do Professo Eônio
 
Fonte:http://eoniofontenele.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário