Deputada Rebecca Garcia
Com o número de assinaturas necessárias já alcançado, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma de Jornalismo será reinstalada no Congresso Nacional no início de outubro.
Com este reforço, a Executiva da FENAJ e o Grupo de Trabalho da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma convocam para dia 6 de outubro mobilização no Congresso Nacional, em Brasília, para pressão direta sobre os parlamentares pela aprovação das PECs do diploma, propostas pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).Já foram obtidas as 198 assinaturas necessárias para criar a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma de Jornalismo no Congresso. O próximo passo agora é instaurar a frente, o que deve ocorrer no início de outubro, segundo o gabinete da deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM), autora da proposta. Com as articulações da parlamentar e os contatos dos Sindicatos de Jornalistas e de profissionais junto aos gabinetes parlamentares, nas três últimas semanas foram conquistadas mais de 90 assinaturas de adesão.
Bancada cearense
A Frente Parlamentar tem apoio maciço da bancada cearense no Congresso Nacional. Os senadores Inácio Arruda (PCdoB), José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) são signatários da iniciativa de Rebecca Garcia, fazendo com que o Ceará seja o primeiro estado a conquistar a adesão formal de toda a sua bancada no Senado. Também apoiam a iniciativa os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Vital do Rego (PMDB-PB) e Ângela Portela (PT-RR).
Também aderiram à Frente 12 dos 22 deputados federais do Ceará, correspondendo a 54,54% da bancada. Com 15 parlamentares, a bancada cearense é uma das mais numerosas entre as que apoiam a proposta da deputada Rebecca Garcia, ao lado de Minas Gerais (18 parlamentares), Rio Grande do Sul (17) e Rio de Janeiro (16), ficando ainda à frente de São Paulo (13), Bahia e Paraná (12 parlamentares cada). Os dados são gabinete da deputada pelo PP amazonense. “A tendência é que conquistemos a adesão praticamente integral da bancada cearense, bem como das bancadas do Nordeste, até a data da instalação da Frente Parlamentar”, avalia Salomão de Castro, integrante do GT do Diploma.
Em documento encaminhado às entidades que participam do movimento, a Executiva da FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha alertaram seus apoiadores para a necessidade de um esforço urgente de mobilizações e contatos com parlamentares pela reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma e pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara dos Deputados, tendo em vista a crescente expectativa de que a PEC 386/09 seja votada em plenário em outubro ou novembro. (Com informações da FENAJ e do gabinete da deputada federal Rebecca Garcia)
ADESÕES DA BANCADA CEARENSE À FRENTE PARLAMENTAR DO DIPLOMA
Senadores
Inácio Arruda (PCdoB)
José Pimentel (PT)
Eunício Oliveira (PMDB)
Deputados federais
Aníbal Gomes (PMDB)
Antônio Balhmann (PSB)
Ariosto Holanda (PSB)
Chico Lopes (PCdoB)
Domingos Neto (PSB)
Edson Silva (PSB)
Eudes Xavier (PT)
Gorete Pereira (PR)
João Ananias (PCdoB)
José Airton (PT)
José Guimarães (PT)
Raimundo Matos (PSDB)
Fonte: Sindjorce http://www.sindjorce.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário