quinta-feira, 14 de julho de 2011

Icapuí, um pouco antes de conquistar a sua emancipação política


Conheça um pouco da realidade de Icapuí, pouco antes de conquistar a sua emancipação política como município. As informações obtidas foram extraídas do informativo do então vereador pelo Aracati, José Airton Félix C. da Silva (PMDB). Veja como a região praiana era abandonada pelos gestores do Aracati, tomando por base as solicitações feitas por José Airton, na condição de vereador e representante dessa região.
  
Solicitou através de requerimento entre outras coisas:
1)      Repetidora de TV para beneficiar toda região praiana, desde Redonda à Manibu.
2)      Energia Elétrica para Redonda e Barreiras.
3)      Construção de um chafariz no Pé da Serra de Icapuí, como também a construção da Praça, pois, o material já tinha sido comprado na administração de Kleber Gondim.
4)      Concerto da estrada de Redonda e Barreiras, principalmente na descida da ladeira.
5)      Ofício para o DAER solicitando ao órgão que providencie com urgência a recuperação da CE-201, entre Icapuí e Ibicuitaba, como também a descida da ladeira.
6)      Solicitou pessoalmente com os moradores um poço profundo e um Grupo Escolar para a comunidade de peixe Gordo. (O prefeito prometeu, mas nem se quer apareceu no lugar para dar satisfação).
7)      Solicitou que fosse colocado um carro-ambulância para transportar os doentes da região praiana, principalmente os de Mutamba, Cajuais e Icapuí, pois, os que faziam tal tarefa foram retirados depois do plebiscito.
8)      Solicitou a construção de chafariz em cima da Serra da Mutamba.
9)      Pedido de ampliação para os Grupos (escola) de Mutamba e Icapuí. Duas salas mais.   

  Denúncias
  O vereador José Airton denuncia a carência de escola em Barreiras de Icapuí, pois estar pagando um Professor para ensinar a 72 crianças. Denuncia a falta de funcionamento da escola de Quitérias  (distrito de Ibicuitaba), como também a falta de um Grupo escolar na comunidade de Peixe Gordo, Manibu e Melancias de Cima.
  Foi também denunciado pelo vereador José Airton os gastos feitos pelo Prefeito de Aracati, na época do Plebiscito de Icapuí. O Sr. Prefeito chegou a dizer na imprensa que não fosse ele, o Plebiscito não teria sido realizado, pois, ele teria dado todo o apoio para a sua realização.

 RAMAL TREMEMBÉ-MORRO PINTADO FOI CONSTRUÍDO EM REGIME DE MUTIRÃO
  No dia 1º de dezembro de 1984, foi inaugurada a estrada de Tremembé, feita por iniciativa dos moradores, em regime de mutirão. Toda a obra foi levada a peito pelos nossos conterrâneos, depois que o Prefeito de Aracati se negara a fazer o trecho, tantas vezes reivindicada.
 Fizeram de tudo para impedir a inauguração do Ramal: condenação da obra pelo DAER, afirmando que não tinha condições técnicas; quiseram voltar o carro de som; chegaram até a querer comprar a estrada.
  Tudo, porém, não impediu que a comunidade festejasse a vitória com uma grande passeata.
  Está de parabéns todo o povo praiano, por mais esta demonstração de força, principalmente o de Tremembé e Morro Pintado com a construção do Ramal que foi uma grande vitória. Está mais uma vez provada a frase: AUNIÃO FAZ A FORÇA. E o povo se uniu para mostrar àqueles só pensam enganar, que o POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO. Portanto, o RAMAL Tremembé-Morro Pintado foi construído com a união a força do povo praiano sem a participação da Prefeitura de Aracati.
  Fonte: Informativo do Vereador José Airton - Aracati, abril de 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário