sábado, 30 de julho de 2011

Escândalo pode virar CPI

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) vai protocolar o pedido no próximo dia 2 de agosto, quando os parlamentares voltam do recesso. Até agora, a Assembleia Legislativa não se manifestou sobre o caso

Heitor lembra que a base do governo é larga para barrar CPIs (JORGE ALVES, EM 22/03/2011)Heitor lembra que a base do governo é larga para barrar CPIs (JORGE ALVES, EM 22/03/2011)
O caso envolvendo Governo do Ceará, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o deputado Téo Menezes (PSDB) na construção de banheiros em associações do Interior do estado pode gerar abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual Heitor Férrer (PDT), que vai protocolar o pedido no próximo dia 2 de agosto, quando as atividades parlamentares voltam do recesso.

O pedetista explica que a investigação deve ocorrer porque o repasse das verbas não investidas partiu do Governo. “Nesse caso, a corrupção nasce dentro do Governo, que é quem tem a chave do cofre, quem liberou o recurso e quem não cumpriu o que está determinado no convênio”, justificou o opositor.

Ele ainda não começou a colher as 12 assinaturas necessárias para a instalação da comissão por conta das férias dos deputados, mas lembrou que a base do Governo é larga o suficiente para que o pedido não siga adiante. “Já apresentei três pedidos de CPI nesta legislatura (desde fevereiro) e todos foram enterrados”, lamentou.

Comissão
A Casa ainda não se manifestou sobre o caso, oficialmente. Durante as duas semanas de folga dos deputados, a Comissão de Recesso, formada por nove deles para responder pela Assembleia, não chegou a se reunir. O presidente da comissão, deputado Antônio Granja (PSB), explicou ao O POVO que o grupo somente se reuniria em caso de assunto de alta relevância, como uma crise no Governo.

“Essa aí até poderia ser, mas estamos esperando pelo desfecho, acompanhando na imprensa. Como o recesso é tão curtinho, a gente entende que a própria Mesa Diretora pode deliberar sobre isso”, afirmou.

O líder do Governo na Casa, deputado Antônio Carlos (PT), que também compõe a comissão, disse que mesmo o TCE sendo órgão vinculado à Assembleia, o afastamento de seu presidente, Teodorico Menezes, pressionado pelo caso, é uma questão do Tribunal. Quanto ao envolvimento do deputado tucano Téo Menezes na aparente irregularidade, o petista disse que espera que outros órgãos fiscalizadores apurem. “Um processo como esse requer cautela”, disse.

Além deles, compõem a Comissão: Dedé Teixeira (PT), elegado Cavalcante (PDT), Ronaldo Martins (PRB), Nenen Coelho (PSDB), Danniel Oliveira (PMDB), Gomes Farias (PSDC) e Júlio César Filho (PMN).

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Desde o dia 14 de julho, O POVO divulga o caso dos banheiros. Desde então, foram acionados o Ministério Público e a Controladoria-Geral do Estado para apurar. O presidente do TCE se licenciou por tempo indeterminado.

Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br
Fonte;http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário