domingo, 22 de maio de 2011

Terremoto de magnitude 6 atinge costa litorânea do Nordeste e cria falso alerta de tsunami no RN

No dia 15 de maio (domingo passado) foi registrado um terremoto de magnitude 6 graus na Escala Richter localizado entre os continentes Americano e Africano (ver mapa abaixo), motivo pelo qual deixou  a população de Natal-RN e região aprensivas, pois ocorreram boatos da existência de tsunami no litoral do Nordeste do Brasil. Mas  de acordo com os esclarecimentos dos especialistas nas áreas da sismologia e da geologia, a origem desse terreto é bem difernte da que ocorreu por exemplo, na Asia no final de 2004, quando devastou áreas litorâneas, causando milhares de vítimas em toda região.
Veja as informação mais detalhadas na reportagem abaixo. Primeira Linha

  • Imagem de satélite mostra ponto (em vermelho) onde ocorreu o tremor, no meio do oceano Atlântico
    Imagem de satélite mostra ponto (em vermelho) onde ocorreu o tremor, no meio do oceano Atlântico
Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu a costa leste do litoral nordestino na manhã deste domingo (15). Segundo o laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o tremor de terra foi registrado às 10h08 (horário de Brasília) no meio do oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica. O sismo ocorreu a 1.276 km de Natal e foi registrado nas estações de Riachuelo, Pau dos Ferros e Gravatá (PE).
Segundo o coordenador do laboratório, Joaquim Ferreira, o tremor não foi sentido pela população. Porém, por conta da magnitude, houve um alerta falso de tsunami, que assustou a população natalense.
“O problema causado foi a informação divulgada de que poderia causar um tsunami. Mas não teve nenhum risco. O tremor foi às10h08, se tivéssemos tsunami, já teria chegado aqui. Não foi nada perigoso como foi divulgado”, disse Ferreira.
O sismólogo afirmou que para haver risco de tsunami o tremor teria que ter magnitude de pelo menos 7. “A magnitude 6 é baixa para tsunami. Além disso, o movimento foi horizontal. Só causaria tsunami se fosse vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente”, afirmou.
O técnico em sismologia Eduardo Menezes informou que tremores de terra no oceano Atlântico são comuns, e a população não deve ficar assustada. “Se não fosse no mar, poderia causar problemas, mas esse foi no meio do oceano”, garantiu.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Josenildo Acioli, foi a primeira vez que o Estado registrou um tipo de evento como esse. Porém, nenhuma ocorrência foi registrada. Mesmo assim, a Defesa Civil está monitorando qualquer evento natural.
“A informação de tsunami foi divulgada boca a boca, porque o tremor não foi sentido em Natal. Então não houve pânico generalizado. Mas realmente algumas pessoas ficaram receosas, mas a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência. Estamos alertando e pedimos que a população não entre em pânico, pois não há perigo de ondas gigantes”, disse.


Fonte:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário