quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mundo deve deter corrida do Irã pela arma nuclear, diz premiê de Israel

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, pediu nesta quarta-feira que a comunidade internacional "detenha a corrida do Irã para a arma nuclear", após a publicação do relatório da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sobre o programa atômico de Teerã.

"O relatório significa que a comunidade internacional deve conseguir deter a corrida do Irã para armas nucleares que colocam em perigo a paz do mundo e do Oriente Médio", afirmou Netanyahu, na primeira reação ao documento da AIEA.

Mais cedo, o chefe de Estado-Maior adjunto das Forças Armadas iranianas, o general Masud Jazayeri, ameaçou destruir Israel se o Estado hebreu atacar as instalações nucleares do Irã.

"O centro (nuclear israelense) de Dimona é o local mais acessível para o qual podemos apontar e temos capacidades ainda mais importantes. Ante a maior ação de Israel, veremos sua destruição", advertiu o general Jazayeri, citado pela televisão iraniana em idioma árabe Al Alam.

O presidente israelense, Shimon Peres, advertiu no domingo (6) que a possibilidade de um ataque militar contra o Irã é maior que a de uma ação diplomática.

"A possibilidade de um ataque militar contra o Irã parece mais próxima que a opção diplomática", afirmou o presidente em declarações ao jornal "Israel Hayom".

"Não acredito que já tenha sido tomada uma decisão a respeito, mas dá a impressão de que os iranianos vão se aproximando da bomba atômica", acrescentou. "Não temos que revelar nossas intenções ao inimigo", explicou.
Fonte:http://www.oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário