“Festa da vitória” nas ruas de Icapuí
A noite é de festa para os eleitores e partidários do prefeito eleito Jerônimo Reis (PT). O candidato petista foi eleito com 6.650 dos 10.855 votos válidos. EM segundo lugar ficou o candidato Lindoberto do Nascimento Sousa, o Irmão Betinho (PTB), com 4.025. O terceiro candidato, Marcus Rebouças (PTN) terminou com 970 votos. Foram registradas 2.530 abstenções, 132 votos brancos e 1.284 votos nulos.
Jerônimo Reis e seu Vice, Vicente de Paulo, devem ser diplomados até o dia 27 de novembro.
Em um trio elétrico na praça, uma multidão foi conferir o discurso do candidato vitorioso, bem como a participação do deputado federal José Guimarães e deputado estadual Dedé Teixeira.
Em um trio elétrico na praça, uma multidão foi conferir o discurso do candidato vitorioso, bem como a participação do deputado federal José Guimarães e deputado estadual Dedé Teixeira.
Confira a galeria de imagens da festa da vitória.
Jerônimo Reis (PT) é eleito prefeito de Icapuí
Categorias: política
Fogos, música e comemoração nas ruas. Enfim, muita zuada! Mas é a alegria dos militantes do candidato Jerônimo Reis pelas ruas de Icapuí. Com a maioria dos votos já computados, Jerônimo será o novo prefeito de Icapuí. A apuração segue, mas ele supera com folga os candidatos Irmão Betinho (PTB) e Marcus Rebouças (PTN). Em alguns minutos deve acontecer a “carreata da vitória”.
Este é um momento de alegria, mas de tensão também. E polícia está atenta para possíveis conflitos entre os simpatizantes dos candidatos. Músicas-paródias provocativas não faltam nos carros de som, e isso certamente pode atiçar o conflito. Sigamos!
Maiores informações ainda hoje no Blog Diário Vale do Jaguaribe e muitos detalhes de todo esse processo eleitoral na edição de amanhã do Caderno Regional do Diário do Nordeste que estamos preparando. E o editor do blog está quase encerrando um dia de cobertura para impresso e on line. Vamos lá!
Tags: eleição icapuí, justiça eleitoral
ELEIÇÃO EM ICAPUÍ – Apuração de votos se dará em Aracati
Categorias: política
As urnas eletrônicas usadas na eleição suplementar de Icapuí serão transferidas no fim desta tarde para o município de Aracati. Acontecerá lá (no cartório eleitoral) a apuração dos votos para prefeito. Aracati fica 50km distante de Icapuí. Mas os candidatos Jerônimo Reis, Irmão Betinho e Marcus Rebouças acompanharam a votação em seus comitês no município de Icapuí. Até o momento não houve qualquer detenção por boca de urna ou compra de voto. Mas ocorreu uma prisão no início da tarde de hoje por desobediência à Lei Seca vigente no município durante este dia de pleito eleitoral. O cliente de um bar e o proprietário prestaram queixa na polícia. O cliente do bar, flagrado bêbado, continua preso na delegacia de Icapuí.
Os eleitores do município de Icapuí, a 202 km de Fortaleza, no litoral leste do Ceará, escolheram ontem seu novo prefeito: Jerônimo Reis, do PT.
A eleição suplementar aconteceu por conta da cassação do prefeito José Edilson da Silva (PSDB) e do seu vice, Heverton Costa Silva, eleitos em 2008. No último dia 19 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará julgou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra o ex-prefeito e seu vice por abuso de poder político e econômico, decidindo pela realização de novas eleições no município. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Jeová da Silva, exercia o cargo de prefeito.
Até a última quinta-feira, só Jerônimo Reis estava confirmado como candidato. Os outros dois que se apresentaram para o pleito tiveram seus registros de candidatura cassados pelo TRE por não cumprirem o prazo mínimo de um ano de filiação partidária: Raimundo Lacerda Filho, do PMDB, e Marcus Rebouças, do PTN, foram impugnados. No entanto, a coligação liderada pelo PMDB trocou na sexta-feira o nome de Raimundo Lacerda por Lindoberto do Nascimento Sousa, do PTB.
Estavam aptos a votar na eleição de ontem em Icapuí 14.801 eleitores, distribuídos nas 46 seções com urnas, em 20 locais de votação. Jerônimo Reis foi eleito com 6.200 votos.
Neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já realizou quatro eleições suplementares, nos municípios de Jardim, Umirim, Altaneira e Alcântaras. Icapuí foi o quinto município cearense a realizar nova eleição por conta da cassação dos prefeitos eleitos em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário