Praia de Redonda no município de Icapuí no Ceará |
Durante 20 anos, a pequena Icapuí (CE) foi administrada pelo PT e se tornou referência do modo petista de governar. A cidade foi a primeira no Nordeste a implantar o orçamento participativo e pelo mérito de ter colocado todas as suas crianças na escola, obteve o reconhecimento oficial da UNICEF, órgão das Nações Unidas para a infância.
Nos últimos anos, porém, o comando da cidade esteve nas mãos dos tucanos. Felizmente, o próximo domingo poderá mudar essa história: na eleição suplementar para a escolha do novo prefeito desponta como principal candidato o vereador Jerônimo Reis, que tem como vice Vicente Braga, ambos do PT.
A eleição suplementar foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE – CE) que cassou os mandatos do tucano José Edilson da Silva, o Irmão Edilson, e de seu vice Heverton Costa Silva, nos dois casos por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2008, quando Irmão Edilson disputava a reeleição na cidade.
Tucanos: crime de abuso do poder econômico
O processo na Justiça Eleitoral levantou que eles contrataram 484 servidores temporários pagos com recursos desviados do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (ICAPREV). As contratações foram feitas do período permitido pela legislação eleitoral.
Desde a cassação do tucano, a prefeitura está nas mãos do presidente da Câmara, vereador Manoel Jeová da Silva, o Cadá (PSD) que calcula ser de R$ 19,2 milhões o rombo provocado pela antiga administração tucana.
Jerônimo e Vicente são nomes de uma coligação com as principais forças sociais e políticas da região. Semana passada, essas forças mostraram seu poder de mobilização. Promoveram a maior carreata da história política de Icapuí. Presente no evento, Rui Falcão, presidente nacional do PT, afirmou que a cidade faz parte da nossa história petista e é um forte símbolo para o partido.
Reconhecimento nacional e internacional
Rui tem toda razão. Icapuí foi uma referência do modo petista de governar durante a década de 90. Na gestão de Francisco José Teixeira, mais conhecido como Dedé Teixeira (1989-1992/1997-2004), a cidade foi a primeira no Nordeste a implantar o Orçamento Participativo e obteve o reconhecimento da UNICEF pelo mérito de ter colocado todas as suas crianças na escola.
“Nos últimos sete anos sob o comando do PSDB, a cidade viu destruídas todas as políticas públicas participativas e democráticas”, avalia Dedé. Ele também aponta o sucateamento da saúde e a piora vertiginosa de praticamente todos os índices econômicos e sociais do município.
Não é à toa que Dedé Teixeira e, todos nós, consideramos essa eleição “uma questão de honra para o PT”
Nenhum comentário:
Postar um comentário