TV CÂMARA

Contador de Visitas

Visitas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Têm início hoje as inscrições para o Enem

O prazo vai até o dia 23 de maio. As provas serão aplicadas em novembro e haverá revista rigorosa

enem
Alunos da rede pública de ensino e pessoas cuja renda familiar seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa estão isentos da taxa de inscrição, que tem valor de R$ 35, mesmo do ano passado
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
É dada a largada para o principal exame de ingresso no Ensino Superior no Brasil. Estudantes que desejam ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC) podem se inscrever a partir de hoje para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições terminam no dia 23 de maio. O exame também é a forma de ingresso na Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Em 2014, já são 31 universidades federais, seis estaduais e 29 institutos federais no País, além das instituições privadas, adotando, parcial ou totalmente, o Enem como forma de ingresso. As provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. O Enem é essencial para que os estudantes possam concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual são ofertadas 100% das vagas de graduação presencial da UFC, dentre outras. Desde o ano passado, o Exame é utilizado pela Universidade como critério único também para a admissão de graduados e transferidos de outras instituições de Ensino Superior.
Seleção de bolsas
Além do Sisu, adotam Enem o Programa Universidade para Todos (ProUni), seleciona candidatos para bolsas em instituições particulares de ensino superior), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), financiamento de até 100% do valor da mensalidade a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados e Ciência sem Fronteiras (para concorrer a bolsa em universidade estrangeira entre os candidatos que obtiveram 600 pontos ou mais no Enem). A Universidade Estadual do Ceará (Uece) também já anunciou a adoção do sistema a partir de 2015. Em todos os casos, é exigida a participação no Exame mais recente. Para a inscrição, são necessários documentos de identidade e CPF do candidato. Aqueles que quiserem utilizar o Exame para solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem indicar o desejo logo no ato de inscrição.
Alunos da rede pública de ensino e pessoas cuja renda familiar seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa estão isentos da taxa de inscrição. O valor, para os demais perfis, permanece em R$ 35, com prazo de pagamento até o dia 28 de maio.
Com a adesão de novas instituições federais, a expectativa é de que supere o número de escritos de 2013, quando houve 7,1 milhões de inscrições. Em 2012, foram 5,7 inscritos confirmados. O edital, publicado na última sexta-feira pelo Ministério da Educação, no Diário Oficial da União, traz novidades na acessibilidade e na segurança. Uma delas é a revista eletrônica, por meio de detector de metais nos locais de prova. Há também edital específico para a realização do Exame para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e os adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.
O Enem é formado por 180 questões, além da Redação. No primeiro dia (8 de novembro), sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza; e no segundo dia (9 de novembro) as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática. Os portões serão abertos ao meio-dia (horário de Brasília), com exames de 13h às 17h30.
Mobilização
A estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Exame, é de que sejam produzidas 18,3 milhões de provas com distribuição para 1.699 municípios realizadores em 226 mil salas de aplicação em 16,6 mil locais de prova. Em todo o País, 785 mil pessoas estarão envolvidas, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de salas e equipe de apoio).
Melquíades Júnior
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More