sábado, 21 de setembro de 2013

Acontece neste sábado o Dia Mundial de Limpeza de Praias

Neste sábado (21/09) é comemorado o Dia Mundial de Limpezas de Praias. Para celebrar a data, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis – realiza no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura uma série de apresentações artísticas gratuitas.  As atividades integram o Projeto Limpando o Mundo, que promove ações de coleta de resíduos e educação em 25 localidades de sete municípios do estado do Ceará (Trairi, Paracuru, Caucaia, Fortaleza, Aracati, Beberibe e Icapuí), com mais de 540 voluntários cadastrados na ação. 

A partir das 8 horas, 27 grupos de voluntários iniciam a limpeza das praias. Os resíduos sólidos removidos serão destinados a centro de recicladores. À noite, os grupos se encontram no Dragão do Mar para um grande momento de celebração. Na ocasião, além dos shows, serão divulgados os resultados obtidos durante o dia e exibidos vídeos informativos sobre o projeto e educação ambiental.

Dia Mundial de Limpeza de Praia 
O Dia Mundial de Limpeza de Praia ocorre todos os anos no terceiro sábado do mês de setembro. Organizações governamentais e não-governamentais, juntamente com a sociedade civil organizada, se propõem a realizar a limpeza de praias (remoção de resíduos sólidos nas faixas litorâneas) e ações elucidativo-educativas de educação ambiental para a população que carece de orientação quanto às consequências da poluição marinha nos ecossistemas e na vida humana e o destino correto dos resíduos sólidos.

Limpando o Mundo 
O projeto iniciou uma nova edição em abril de 2013 e vai até o final de 2014, está visitando as comunidades dos municípios de Fortaleza e Caucaia, realizando cadastro de voluntários e instituições, organizando e formando os grupos de voluntários para as ações de monitoramento e remoção do lixo das praias, rios e mangues. 
No final do projeto será apresentado o “Diagnóstico do Lixo Marinho” com um banco de dados de imagens e estatística para ajudar nas estratégias e busca de soluções para um dos maiores problemas ambientais do planeta que vem afetando e impactando todos os oceanos e as zonas costeiras.
Ações de educação ambiental, com encontros, oficinas e rodas de diálogos, estão ajudando na sensibilização e levando informações sobre a biodiversidade marinha, conservação e a importância da coleta seletiva como da reciclagem nas grandes cidades gerando uma rede de pessoas em suas localidades multiplicadoras e atentas a nova lei nacional de gerenciamento de resíduos sólidos.

Outro ponto forte é a utilização de várias linguagens das artes promovendo um movimento de artistas em torno da causa. A campanha já ganhou duas músicas feitas por jovens voluntários do projeto e tem um movimento de cultura popular com percussão, capoeira, raps, artistas plásticos que se apresentam neste sábado no Dragão do Mar.

Assessoria de Comunicação do IACC
Luciana Vasconcelos (85 3488.8625)
Fonte: Ceará.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário