Essas comunidades nasceram da mistura de brancos de origem portuguesa e grupos indígenas, principalmente da região litorâneas de São Paulo. A junção de conhecimento culinário dos dois povos fez que a comida tradicional caiçara fosse rica em peixes, frutos do mar, farinha de mandioca, azeite e legumes como cebola e batata.
Voltando ao peixe assado, essa receita usa três dicas dos caiçaras: salgar o peixe de um dia para o outro, assá-lo em uma cama de vegetais e recheá-lo com temperos e especiarias. Tudo isso faz com que a carne fique tenra e muito saborosa.
Ingredientes
- 1 peixe inteiro, limpo e sem escamas, de cerca de 600 gramas ( tainha, corvina ou cioba)
- 1 talo de alho-poró cortado em rodelas
- 1 cebola pequena cortada em rodelas
- 1 limão em fatias
- 2 dentes de alho
- 1 colher de chá de coentro em grão
- 1 colher de chá de açafrão em pó
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ de maço de salsinha limpo e seco
- 2 batatas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Passe o peixe por água corrente para tirar o excesso de sal e seque-o. Num pilão ou no mini-processador, coloque o alho, os grão de coentro, o açafrão, a pimenta do reino e o azeite. Bata até que vire uma pasta. Espalhe-a por dentro e por fora do peixe.
Unte levemente o fundo de uma assadeira com azeite. Corte as batatas em rodelas de cerca de 1cm e disponha em uma camada, formando uma "cama" para o peixe. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.
Coloque o peixe por cima das batatas. Use metade do alho poró, da cebola, da salsinha e das fatias de limão para rechear o peixe, certificando-se de que estão espalhados por toda a cavidade. Use o restante para espalhar por cima, finalizando com mais um fio de azeite.
Leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que a carne solte-se facilmente com um garfo.
Fonte: http://br.mulher.yahoo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário