quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Escrito por Paula de Deus: Projeto Icapuí 2014

Segue projeto Icapuí 2014, o qual tem como objetivo ingressar no Mercado do Turismo Cultural Consciente Internacional através da realização de uma Galeria de Exposição e Venda de Arte Local, numa Piramide Romeriana Monumental do Embaixador da Cultura de EE.UU e Copa 2014: Nordestino (Pernambucano) que já tem um caminho internacional reconhecido ajudando nosso próprio marketing. 
Pela primeira vez se transforma a Pirâmide em espaço interior acessível, dando a nosso Município o carácter novamente, de visionário. Gerando empregos culturais, turísticos, educativos e até ambientais, criando novas capacitações e "exigências" da nova oferta e demanda que requer de Estudo e diversidade cultural. Depende dos Especialistas (Críticos, Artistas, Galeristas, Professores, Curadores, Turismólogos, Embaixadores da Cultura) mantenha o Respeito a Cultura Local nos desenhos, plantas e práticas.

A iluminação da Pirâmide pode ser Natural, adaptados a capacidade lumínica da região na Obra Visual, e pode incluir no seu exterior Arvores Nativos, arquitetura natural e Eventos Educativos aproveitando a Obra Atrativo Permanente. Ética e Estética, podem se Abraçar do mesmo jeito que arte pop pode se integrar a Arte Regional dum Povo do Mar em processos de mudanças não sempre naturais. 

O capitalismo avança (Aeroportos, Parques Aquáticos, Copa 2014, Resort, Pousadas, etc).Depende de nos ter os olhos abertos e decidir que filtrar e que não. Conhecer o outro e nos mesmos pra discernir com sabedoria.

Ninguém escolhe neste Icapuí a pobreza conscientemente. Até os que criticam o capitalismo coordenam dinheiro e pagam salários ou bolsas. Não e justo obrigar o artista ser mendigo, ou nativo ser jangadeiro postal, julgando os intentos de mobilizar recursos financeiros numa arte popular.
A produção artística atual está contaminada pela industrialização como a maioria do que nos rodeia (alimentos, casas, vestuários, reloje, carros, remédios, partos, etc) todo se desnaturalizou. O conceito da Arte sofre também as crises da sociedade, más sendo inteligentes, 
observando o mundo e o Planeta, podemos trazer "um objeto de tentação" (Pirâmide) e oferecer nosso banquete natural! Nosso Roteiro Cultural Planetário de Preservação Humana.

O mundo se liga pelo mundo, e nos "espertos" não batemos de frente ao capitalismo cruel, promovemos nele: Icapuí, a mais bela Obra Planetária, aprontando o povo,fortificando a identidade nativa. Na livre vontade de crescimento econômico ou evolução planetária, cada um na consciência tem direito a escolha.

A Pirâmide Icapuiense, é um modo simples e prático de começar Trabalhar a Arte e o Turismo sem assistencialismos ou dependências partidárias, expondo as Obras ao público consumidor das mais variadas culturas. A Seleção dessas Obras e o perfil do Público modelo depende duma serie de fatores que fazem nosso cotidiano (Fachadas, atrativos, gastronomia, feiras, vestuários, artesanatos, projetos sociais, serviços, etc) além da Pirâmide, Atrativo Nordestino conectado ao mercado internacional.

Difícil pra quem quer se isolar do capitalismo suspender as obras dos líderes do mundo que também manipulam a mídia e as mentes humanas.
Complicado morar numa praia semi virgem rodeados de celulares, refrigerantes e reprodutor de dvds de moradores que sentem o maior interesse em produtos comerciais impostos pela essa mídia e sistema de Banalização do Ser Humano e Toda a Criação de Deus.

Pode parecer contraditório a apresentação duma obra de Arte Pop num povo aparentemente natural, detrás dos coqueiros e a beleza sol e praia se esconde uma ruma de pessoas desejando NÃO ser mais planetários. A ligação com a Criação do Planeta doe simplesmente
porque estamos numa existência marcada pelo origem de pecado/karma: "suor da frente". Difícil alguém escolher sentir isso, a marca!

Por isso, pela essa dor original que o mundo e mundo da ilusão capitalista onde se compra uma tv e não se cultivam amigos, se compra um computador e não se da valor a uma carta a mão, se come pipoca e não se valora uma fruta, se paga um empregado e não se faz pelo amor ao próximo.

Estamos em transição duma serie de paradigmas existenciais e novas mentes se abrem ao discernimento. Quem? , aqui em Icapuí se diz comunista e mora em comunidade, critica o capitalismo e se sustenta da troca, se diz ambientalista e não pratica a gula, defende a natureza e usa energia eléctrica, quem tem a coragem de sentir a dor de viver numa casinha de palha sentindo a dor de Ser Humano pela livre vontade???

A Pirâmide Icapuiense é uma "isca" cultural que faz pensar, tendo a decisão própria e responsável de Ser.

Pela Livre Vontade para Todos: Pirâmide Icapuiense como Centro de Concentração do Saber.
  
Atenciosamente 
Paula de Deus
Icapuí. CE
Visto no blog Peixe Gordo News

3 comentários:

  1. Não sei porque tanta desigualdade nessa cidade pequena Icapuí ,terra grandes artistas desvalorizados cade a secretaria de turismo que nunca valorizou e nunca vai valoriza os artista locais ,prefere pessoas que se dize "artistas " cade meu valor que estou abandonado em barreiras Atenciosamente Inácio De Barreiras ,artista abandonado de barreiras de Icapuí -ce

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu recentiemete um ato solene no Plenário da Cãmara Municipal de Icapuí onde na ocasião foi entregue certificado para pessoas que havia feito algo pela cultura local (de Icapuí). Infelizmenete, até o momento não descobrie qual o critério adotado para a escolha dos agraciados. Não tirando o mérito das pessoas presentes para rereceberem o certificado, ainda assim senti a falta de outras pessoas que na minha visão mereciam ser agraciadas também.

    ResponderExcluir
  3. Temos muito por fazer em Icapui pelos Artistas e pelo todos os Seres Humanos, os quais acordam a través das Artes (ferramenta, que, bem utilizada, faz pensar, sonhar, rir, transcender, criar, voar, imaginar, sustentar, evoluir).
    Más ai que tá, e por tudo isso que tem de bom, que as autoridades fazem o possível por não permitir seu desenvolvimento (Povo acordado é um resgo???)Começando pela direção de cultura (burocrática, seca, falta de luz, partidária, egoísta, inativa, alinhada, imatura, fácil de levar pra aqui e pra lá) que padecemos nos últimos tempos, qualquer intento por FAZER ARTE de verdade, causa sugestões, descriminação, exclusão, desemprego, insultos, indiretas, conversas baixas, critérios de panela. É uma longa conversa profunda, mais é bom começar expor e trocar, mais tudo faz carne aquele conhecido pensamento "ignorância mata ao homem"...

    ResponderExcluir