CALCULANDO O IMC DE PESCADORES
Coordenado pelo professor Ulisses Venceslau, que leciona a disciplina de Matemática na E.E.F Horizonte da Cidadania, o projeto Calculando o IMC ( Índice de Massa Corporal) dos Pescadores proporcionou um rico aprendizado aos alunos da turma do 9º Ano A, que desenvolveram o projeto ao longo de dois meses de trabalho. Tal projeto faz parte da Proposta de Educação Contextualizada dos Povos do Mar, aderida mais uma vez pela escola no início do ano letivo.
O objetivo do projeto, na área da disciplina de Matemática, foi aprimorar o conhecimento dos alunos para a organização de dados em tabelas e para a construção de diferentes tipos de gráficos (linhas, barras e setores). Assim, os dados coletados na pesquisa foram tabulados e representados graficamente, sistematizando e sintetizando as informações obtidas. O projeto também objetivou sensibilizar alunos, professores e pescadores para a prática de exercícios físicos e para a reeducação alimentar, mostrando que essas atitudes são fundamentais para a qualidade de vida.
Um grupo de 40 pescadores fez parte da pesquisa. Eles foram selecionados por comunidade, de modo que 10 pescadores foram da comunidade de Retiro Grande, 10 de Peroba e 20 de Redonda. Essas comunidades foram selecionadas porque são as comunidades onde moram os alunos que desenvolveram o projeto.
Depois de dois meses de execução, o projeto teve a sua culminância realizada na manhã desta sext-feira, 22 de junho de 2012. Os resultados foram apresentados na biblioteca da escola pelo professor coordenador e pelos alunos que o desenvolveram. A culminância foi concluída com uma palestra sobre obesidade, proferida pela enfermeira Sabrina Silva Santos.
Fonte: enviado pelo e-mail: venceslauredonda@gmail.com
Parabéns Ulisses! Fico feliz em saber que o projeto está sendo assimilado e assumido na sala de aula, como um proposta curricular e didática para transformar a escola de mera reprodutora a produtora de conhecimentos.
ResponderExcluirÉ isso aí Ulissão! Concatenando a realidade com o conteúdo, a aprendizagem torna-se significativa e introjeta-se nos aprendentes. Como sempre a Coord. Pedagógica (nossa querida "dama de ferro") está presente nas coisas que valem a pena. Retificando: Escola Horizonte da Cidadania, pois nela estudam alun@s de várias comunidades.
ResponderExcluir