Falta pouco para o Ceará testemunhar o início de uma história que mudará de vez a vida de todos os cearenses. A um ano da Copa das Confederações, o Estado desponta como uma das grandes revelações entre as sedes, ocupando posição de destaque nos cenários nacional e internacional. O estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, segue ganhando espaço dentro de campo e aumentando as oportunidades para a capital Cearense mostrar para o mundo o melhor de suas belezas naturais, sua cultura e do jeito de ser com toda a simpatia, bom humor e hospitalidade de um povo que é reconhecido pelo jeito cativante de receber turistas do mundo inteiro.O cenário dessa história vem sendo construído desde 2007, quando Fortaleza iniciou seu trabalho de candidatura como sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Em 2009, a Capital Cearense foi confirmada como uma das 12 sedes do mundial e, em 2010, ganhou também o posto de sede da Copa das Confederações da FIFA 2013. De lá para cá, o trabalho de articulação junto à FIFA e o bom andamento das obras do Castelão renderam ao Ceará um posição de destaque ainda maior. Durante a divulgação do calendário oficial dos jogos em 30 de maio deste ano, a capital cearense emplacou três jogos, sendo dois com seleções cabeça-de-chave, dentre elas o Brasil, e uma semifinal.
Abrindo os jogos na Arena Castelão, o primeiro será com a seleção canarinho no dia 19 de junho. O segundo com uma seleção cabeça de chave, que provavelmente será a Espanha, dia 23 de junho e o último com uma Semifinal, em 27 de junho, todos às 16 horas. Além de Fortaleza, outras cinco sedes foram confirmadas: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Com exceção da capital federal, que será o palco da importante partida de abertura e de outros três encontros, cada sede receberá três dos 16 jogos. Até agora, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai, o Japão, o Brasil, a Espanha, o México e o Tahiti. Os demais serão os campeões da UEFA Euro 2012, da Copa da Oceania de 2012 e da Copa Africana de Nações de 2013.
Durante o evento de divulgação, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, destacou a importância da Copa das Confederações. "Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014. Sim, ele é um teste operacional importante para o país e para as sedes, mas ao mesmo tempo ele apresenta um futebol do mais alto nível. Isto também se refletiu em uma pesquisa recente mostrando que 64% dos brasileiros querem estar no estádio durante o evento de 2013, quase os mesmos 66% dos interessados em ir à Copa do Mundo da FIFA um ano mais tarde. Sem falar na impressionante consciência do evento por parte de 87% dos brasileiros", completou o francês.
A Arena Castelão
A Arena Castelão já tem duas das quatro etapas concluídas e 74,93% de conclusão. Quando 100% concluída, em dezembro de 2012, será a maior do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012. As obras de reforma e modernização estão sendo executadas pelo consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça.
A primeira Etapa, inaugurada em novembro de 2011, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II do projeto, também pronta, compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. Inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.
As duas últimas Etapas, III e IV, seguem a todo vapor. A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Atualmente, o prédio está em fase bem adiantada. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 86,65% de execução. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 42,13% de conclusão.
15.06.2012
Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014
Lisiane Linhares ( imprensa@secopa.ce.gov.br / +55 85 3264.5359 / 8778.0024)
Nenhum comentário:
Postar um comentário