segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dengue: Aspectos clínicos e epidemiológicos

Artigo de autoria do enfermeiro Neto Carvalho

Descrição – doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. A primeira manifestação do dengue é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC), de início abrupto, associada à cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias (dor nas articulações), ortoorbitária (dor nos olhos), com presença ou não de exantema e/ou prurido. A anorexia, náuseas, vômitos e diarreia podem ser observados por 2 a 6 dias.        
Exantema cutâneo  
 As manifestações hemorrágicas, como epistaxe, petéquias, gengivorragia, metroragia, hematêmese, melena, hematúria e outra, bem como a plaquetopenia, podem ser observadas em todas as apresentações clinicas de dengue. Alguns pacientes podem evoluir para formas graves da doença e passam a apresentação sinais de alarme da Dengue, principalmente quando a febre cede, precedendo manifestações hemorrágicas mais graves. É importante resaltar que o fator determinante nos casos graves da Dengue é o extravasamento plasmático, que pode ser expresso por meio da hemoconcentração, hipoalbuminemia e/ou derrames cavitários. As manifestações clinicas iniciais da Dengue grave denominada de Dengue hemorrágica são as mesmas descritas na forma clássica da doença. Entre o terceiro e o sétimo dia do seu início, quando, da defervescência da febre, surgem sinais e sintomas como vômitos importantes, dor abdominal intensa, hepatomegalia dolorosa, desconforto respiratório, letargia, derrames cavitários (pleural, pericárdio, ascite), que indicam a possibilidade de evolução do paciente para formas hemorrágicas severas. Em geral, esses sinais de alerta precedem as manifestações hemorrágicas espontâneas ou provocadas (prova do laço positiva) e os sinais de insuficiência circulatória, que podem existir na FHD. A dengue na criança, na maioria das vezes, apresenta-se como uma síndrome febril com sintomas inespecíficos: apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

Vetores – os vetores são mosquitos Aedes aegypti.


Características do mosquito da dengue  

Modo de transmissão – A transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, no ciclo homem- Ae. Aegypti- homem. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus, também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta em um hospedeiro susceptível próximo. Não há transmissão por contato direto de um donte ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem por fontes de água ou alimentos.

Complicações – o paciente pode evoluir para instabilidade hemodinâmica, com hipotensão arterial, taquisfigmia e choque.  

Diagnostico – laboratorial

Especifico – exame sorológico é utilizado para detecção de anticorpos antidengue e deve ser solicitada a partir do sexto dia do início dos sintomas.

Inespecífico – hemograma completo: recomendado para todos os pacientes com Dengue, em especial para aqueles que se enquadrem nas seguintes situações: lactantes (menores de 2 anos), gestantes , adutos com idade acima de 65 anos, com hipertensão arterial ou outra doenças cardiovasculares graves, diabetes mellitus, DPOC, doenças hematológicas crônicas (principalmente anemia falciforme), doença renal crônica, doença acidopépitica e doenças auto-imunes; coleta no mesmo dia e resultados em até 24 horas.

Tratamento – os dados de anamnese e exame físico serão utilizados para orientar as medidas terapêuticas cabíveis. É importante lembrar que a dengue é uma doença dinâmica e o paciente pode evoluir de um estágio a outro, rapidamente. O manejo adequado dos pacientes depende do conhecimento precoce dos sinais de alarme, do continuo monitoramento e reestadiamento dos casos e da pronta reposição hídrica. O tratamento é sintomático (com analgésicos e antipiréticos), sendo indicada hidratação oral ou parenteral, dependendo da caracterização do paciente.

A aspirina, (ácido acetilsalicílico (AAS) é contraindicada no dengue por ser uma droga que diminui a função das plaquetas). Para aliviar as dores e a febre os mais indicados são: Dipirona e Paracetamol.
Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda de um profissional da saúde médico ou enfermeiro. Este profissional irá orientá-lo a tomar as providências necessárias do seu caso.


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário