domingo, 29 de abril de 2012

Gastronomia: Pratos feitos com legume produzidos em Icapuí


A nossa região tem uma rica biodiversidade e o desenvolvimento de uma gastronomia como patrimônio cultural imaterial deve estar vinculada à apropriação dessa riqueza. O jornalista italiano Carlo Petrini, fundador do Slow Food, declarou em sua última visita: “ o Brasil não tomou posse do seu potencial gastronômico e de seu patrimônio alimentar; e o grande salto para o desenvolvimento do setor é a união da gastronomia com a agricultura local”.

As técnicas culinárias consagradas universalmente representam um patrimônio da humanidade, disponíveis para serem utilizadas em qualquer quadrante do planeta. Dentro desse cenário podemos unir insumos e produtos locais, nossos hábitos e costumes às mais tradicionais e reconhecidas técnicas e receitas para ofertar criativos pratos com a marca regional. Aqui, apresentamos dois exemplos:

PRATO 1

Camorim é o nome do robalo na costa cearense. Quando utilizamos o missô (pasta da soja) somada à cachaça estamos substituindo o aguardente de cana de açúcar pelo saquê num clássico molho da cozinha oriental. Observem o resultado, especialmente, quando o pescado vem acompanhado por abobrinhas coloridas produzidas em Icapuí.

PRATO 2

Já esta receita é uma soma de culinárias distintas. Uma variante de uma salada grega tradicional unida a um milenar molho andino, usado no ceviche. Aqui, o queijo feta grego foi substituído pelo excelente queijo coalho diet produzido pela Sabor & Vida, de Maranguape. Quanto aos tomates doces do mediterrâneo, fomos nos abastecer daqueles tomates produzidos nas terras de Icapuí, um primor. Também produzidos no litoral sul do Ceará são os pepinos holandês (mais digestivos) e as abobrinhas coloridas. Da tradicional cebola roxa regional convocamos seus sabores e cores, abrem o apetite. A proteína vem dos camarões de cativeiro, ambientalmente corretos e representantes das corretas praticas de cultivos. Quanto ao molho, uma soma criativa de pimentas, gengibre, alho e limão. Harmoniza com um legítimo espumante nacional.

Fonte: Jornal O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário