sábado, 8 de outubro de 2011

A arte de fazer e comer bem

  COLUNAS / DICAS DO CHEFE do Jornal O POVO
O italiano Andrea Berton
O italiano Andrea Berton 


O Mesa ao Vivo promove aos apaixonados pela gastronomia a oportunidade de degustar, aprender sobre o tema e acompanhar a produção de uma revista especializada. Mais de 80 atividades por dia ocuparão as cozinhas e espaços educacionais do Centro Universitário Senac, de 26 a 28 de outubro, durante o evento. Este ano, a Semana Mesa SP traz chefs de referência da gastronomia italiana e brasileira para discutir tendências e novas práticas sustentáveis na cozinha. Andrea Berton, Carlo Cracco, Enrico Cerea e Massimo Bottura são alguns dos italianos estrelados aguardados para o Congresso Internacional Mesa Tendências; enquanto chefs, produtores e especialistas de todo Brasil já se preparam para dar aulas e promover degustações no Mesa ao Vivo.

Conhecido por ser um dos eventos mais esperados pelo público da Semana Mesa SP, o Mesa ao Vivo proporciona ao participante a oportunidade de vivenciar o mundo da gastronomia e acompanhar a produção da revista Prazeres da Mesa, degustando pratos e participando de aulas práticas com chefs.

Nesta edição, o evento contará com a presença do chef José Faustino Paiva do Cantinho do Faustino, que se apresentará no Tendências contando a sua bela trajetória na gastronomia cearense e ensinará o preparo da famosa Lagosta no Mocororó. Em outro momento, no Ao Vivo, ele preparará um cabrito de Quixadá à moda.

Eu, chef Bernard Twardy, e Fernando Barroso, com o tema “Melanzanas, Zucchinis e Tomates do Ceará, uma viagem pelo arco da chuva no estado das secas”, apresentaremos a evolução e independência cada vez maior do Ceará que até poucos anos atrás dependia muito de hortifrutigranjeiros trazidos do eixo Sul. Os produtos das serras e da região do Icapuí serão apresentados e degustados, com preparo ao vivo de um milho doce da Viva com manteiga da terra emulsionada com erva cidreira e raspas de rapadura de pimenta agreste. Segunda apresentação com a participação do chef Jorge Tavares, na arena GNT , Quiabo indiano com laqueado de rapadura de malagueta.

Rapadura está na moda...


Um total de 50 atividades por dia são oferecidas para o participante, que poderá ter aulas com ícones da gastronomia como Luciano Tona, chefe da La Scuola Internazionale di Cucina Italiana, Samuelle Oliva, do Terraço Itália, e Rodrigo Oliveira e Christophe Guillard, criativos do Mocotó e Brioche Brasil. Também haverá contato direto com professores e chefes formados pelo Senac e workshops sobre sabores e segredos da gastronomia.

“Ter profissionais, professores, estudantes e o público em um único espaço é uma experiência educacional relevante. Conseguimos reunir elementos que unem teoria e prática. Isso está muito alinhado ao jeito de ensinar do Senac. Além disso, todos têm condições de estabelecer importantes relacionamentos profissionais. Todos ganham com isso”, afirma Márcia Cavalheiro, diretora de extensão universitária do Centro Universitário Senac.

O Mesa ao Vivo garante uma experiência plena para quem gosta de comer bem e ficar atualizado sobre as tendências da gastronomia. Além das aulas, o ingresso possibilita que os participantes degustem à vontade diferentes tipos de bebidas do mundo na Praça de Vinhos e provem, no Melhor das Cidades, especialidades de bares, restaurantes e banqueteiros de São Paulo e de outros estados.
SERVIÇO
Mesa ao Vivo
Data: de 26 a 28/10; de 4ª a 6ª
Horário: das 14 às 22 horas
Local: Centro Gastronômico do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro/SP
Mais informações: (11) 3393 8839
Bernard Twardy
buchicho@opovo.com.br
Fonte:http://www.opovo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário