Desenvolvido pelo engenheiro cearense Fernando Ximenes, a partir de um modelo nacional de carro bi-combustível a novidade trabalha com quatro tipo de energia - eólica,fotovoltaica, gasolina e etanol |
O Estado do Ceará será representado pelo carro quadriflex na Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia e Eficiência Energética (Ecoenergy), que será realizada de 15 a 17 de setembro de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes, na cidade de São Paulo.
Desenvolvido pelo engenheiro cearense Fernando Ximenes, o veículo foi montado a partir de um modelo nacional de carro bi-combustível. A inovação se deu a partir da adição da energia solar captada por meio de uma placa fotovoltaica acoplada ao teto do veículo; e da energia eólica, conseguida por meio de dois geradores eólicos embutidos nas laterais do carro e que capturam energia enquanto o carro está em movimento.
Segundo o inventor, o quadriflex emite 40% menos dióxido de carbono (CO2), “diminuindo o impacto gerado pela emissão do gás na atmosfera”. O carro eólico e solar também garante 40% a mais de autonomia por gerar energia também quando está estacionado (por meio das células fotovoltaicas).
Além da exposição do carro, Fernando Ximenes será um dos palestrantes (dia 16, sexta-feira) do evento. Ele falará da sua invenção e sobre o mercado de energia eólica para cientistas, empresários e estudantes.
A EcoEnergy é a primeira feira no Brasil focada em tecnologias limpas e renováveis para a geração de energia. Durante os três dias, empresas dos setores de energia limpa e renovável, eficiência energética, fabricantes de equipamentos, instituições financeiras, escritórios de projetos e engenharia, instituições de pesquisa e desenvolvimento, publicações e entidades dos setores mostrarão as novidades do setor para o
público estimado de três mil visitantes.
Fonte;http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/
público estimado de três mil visitantes.
Fonte;http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/
Nenhum comentário:
Postar um comentário