terça-feira, 9 de abril de 2013

Deputado José Aírton defende eixo de água Jaguaribe-Icapuí


deputado federal petista José Aírton Cirilo, no dia em que a presidente Dilma Rousseff esteve, aqui, no Ceará, tratou com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e com o governador Cid Gomes, da necessidade urgente da implantação do eixo de água de Jaguaribe a Icapuí, que sempre tem problema de abastecimento.
Explicando o projeto, disse que é uma obra com dez quilômetros de adutora e quarenta quilômetros de canal que vai levar água do rio Jaguaribe, em torno de Itaiçaba, passando por Jaguaruana, Aracati e vai até Icapuí. Água vai para abastecimento de um modo geral e vai ser para projetos de agricultura e até mesmo de pastagem.
Observa que o projeto é antigo, teve elaboração em 1996 e agora está sendo reorganizado na Secretaria de Recursos Hídricos, com estimativa de R$ 30 milhões. O projeto, segundo ele, tem apoio de toda a bancada cearense, três senadores e 22 deputados federais, e vai ser incluído no PAC da Seca para entrar no Cinturão das Águas.
“Essa obra eu considero muito importante, porque ela vai resolver o problema de abastecimento d’água, em uma reunião, que quando não tem inverno a população passa horrores para sobreviver”, alerta. Lembra que foi um dos idealizadores do projeto, acrescentando que agora luta para conseguir os recursos.
O parlamentar está continuando a luta para evitar o avanço do mar nas praias de Icapuí e para tal já esteve no Ministério da Integração Nacional e Defesa Civil. O projeto já começou, segundo ele, mas está parado, porque a primeira etapa, em Barrinha, não teve ainda os recursos liberados. Também está lutando para viabilizar a segunda etapa do projeto, de Barrinha a Barreiras.  
Fonte: http://www.oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário