Estado da Escola Almerinda Barreto. Foto: Ivan Souza |
A escola tinha uma enorme serventia para a comunidade, além das atividades escolares para as crianças e adolescentes e até mesmo para seus próprios pais. Era neste local onde ocorriam as reuniões mensais e extraordinárias da Associação dos Moradores de Barreiras (AMBAR); Os cursos para obter a carteira de pecador pela Marinha; Local de votação nas eleições nos diversos níveis (municipal, estadual, federal e plebiscitária). A escola Almerinda Barreto sempre foi um espaço de grande importância para a comunidade local, pelo menos até o final do ano de 2004. Com a implantação do processo de nucleação das escolas no município de Icapuí em 2005, infelizmente, a partir dai a referida escola foi desativada e abandonada pela Prefeitura de Icapuí.
A partir de então, o prédio não recebeu nenhum tipo de melhoramento na sua estrutura física, ou ainda qualquer tipo de proteção em seu entorno, visando o avanço do mar. Ficou totalmente desprovido da açõa do poder público local. Para não dizer que o prédio ficou sem nenhuma serventia para a comunidade nos 8 anos, a penas três famílias da região tiraram proveito daquela estrutura, na condição de moradores em determinado período.
Para finalizar, não podia deixar dizer que o abandono e consequentemente o fim daquele estabelecimento escolar (ainda que desativado para atividade escolar), foi uma tremenda falta de atitude (omissão) por parte de quem ficou a frente do governo municipal nesse intervalo de tempo de 2005 a 2013. Acho que assim como eu, outras pessoas também ficaram tristes e indignadas com a queda da nossa escola ALMERINDA BARRETO.
Por Ivan Souza
Por Ivan Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário