Antônio Dgerson Pereira da Costa, natural da comunidade de Barreiras em Icapuí, filho do Pescador Francisco José da Costa Filho e da Dona de casa Maria Irismar Pereira da Costa é um exemplo de dedicação, determinação e sucesso na busca por seus objetivos. Sempre estudando em escola pública, Antônio Dgerson em 1999 concluiu o ensino fundamental na escola municipal Profª Mizinha e durante o ensino médio cursado na escola estadual Profº Gabriel Epifânio dos Reis, foi premiado como aluno nota 10 em matemática pelo CRED 10.
No ano de 2003 foi aprovado no curso de eletromecânica pelo CENTEC (Limoeiro do norte-CE) e iniciou o curso de licenciatura em Física na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde foi monitor da disciplina Física Matemática Elementar e bolsista-Monitor de projetos na área de ensino de física e astronomia observacional. Como consequência da participação nestes projetos e de sua competência como estudante e admirador da ciência, mais especificamente da física, Dgerson apresentou dois trabalhos importantes e originais no encontro de Físicos do Norte e Nordeste, um em João Pessoa (2006) e outro em Teresina (2010), obtendo excelentes resultados em suas apresentações.
Após concluir a graduação em física no início de 2007 foi trabalhar como professor de física e matemática no Centro Educacional de Aprendizagem Moderna (CEAMO) em Mossoró. No início de 2009 foi aprovado no mestrado em física da UERN, onde desenvolveu juntamente com seu orientador, Dr. José Ronaldo, um trabalho original dentro da área de pesquisa em astrofísica, mais precisamente em rotação estelar, tal trabalho consiste na determinação de uma função de distribuição generalizada da rotação estelar com limite de Break-up, o qual foi defendido e aprovado com o conceito máximo A, no dia 28 de março de 2011.
Em decorrência dos excelentes resultados obtidos no desenvolvimento de seu trabalho e estimulado a dar sequência aos estudos em astrofísica e astronomia, recentemente, foi aprovado em no doutorado em astrofísica da UFRN. Neste curso, Dgerson pretende aprofundar de forma significativa os seus conhecimentos acadêmicos relacionados à astrofísica e astronomia. A partir do que foi relatado sobre o estudante Antônio Dgerson, podemos concluir que, mesmo diante das dificuldades e obstáculos, pessoas de família humilde, estudantes de escola pública, sem muitos recursos financeiros podem obter êxito profissional e sucesso na vida, basta para isso, ter dedicação, determinação, planejamento e nunca desistir de seus objetivos como profissional e cidadão.
De autoria do mesmo
Parabéns Dgerson, fico feliz em ver uma pessoa dedicada conseguindo chegar onde sempre sonhou, Icapuí como um todo fica orgulhoso com suas conquistas.
ResponderExcluir