sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Alunos da Escola Gabriel fazem Simulado ENEM 2014

Com o objetivo de melhor atender aos 218 mil alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Educação (Seduc) realiza desde quarta-feira 29, até sexta-feira, dia 31 de outubro um simulado. A avaliação vai ser realizada nas escolas estaduais de ensino médio, com o mesmo formato das provas do Enem, este ano a Escola Gabriel acrescentou também os alunos dos 1º anos. 

Durante o simulado serão aplicadas duas provas com 90 questões cada, onde os alunos terão a oportunidade de verificar como está sua aprendizagem, As avaliações estão distribuídas nas quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e da Natureza; Linguagens e Matemática. Na sexta-feira (31) haverá um momento para a prática da Redação que contribuirá para a elaboração de um texto adequado às exigências do Exame.

Fonte: http://escolaprofgabriel.blogspot.com.br/

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde de Icapuí recebe medicamentos do PPI


Medicamentos - Copia - CopiaO município de Icapuí recebeu nesta quarta-feira (29/10) os medicamentos listados na Programação Pactuada Integrada (PPI) - parceria firmada entre o Governo do Estado do Ceará e os municípios, para abastecer as unidades da Atenção Básica. Segundo a Secretaria de Saúde e Saneamento, foram recebidos medicamentos que auxiliarão no tratamento de hipertensos, diabéticos e psicotrópicos. Há também medicações do tipo antibióticos e anti-inflamatórios, além de outros. 
A PPI é realizada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará desde o ano de 1998. Trata-se da Programação Pactuada Integrada (PPI) da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, que permite aos municípios optarem anualmente por realizar a compra centralizada de medicamentos (os três recursos são administrados pelo Estado que adquire os itens de acordo com a programação anual dos municípios) ou pela compra descentralizada (os municípios administram o recurso das contrapartidas federal e municipal e recebem em medicamentos o valor per capita da contrapartida Estadual), sendo este modelo pioneiro e único no país. (Fonte: www.saude.ce.gov.br
Visto no site da Educativa FM de Icapuí

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PREFEITURA DISPONIBILIZA CURSOS PROFISSIONALIZANTES ATRAVÉS DO PRONATEC

IMG-20141028-WA0000

A Prefeitura Municipal de Icapuí tem disponibilizado cursos profissionalizantes em várias áreas como forma de proporcionar, principalmente aos mais jovens, acesso ao mercado de trabalho. Os cursos são realizados através do PRONATEC, programa do Governo Federal que oferece educação profissional e tecnológica. A implantação dos cursos em Icapuí é intermediado pela Secretaria de Assistência Social. Atualmente estão em andamento os cursos de Recepcionista, com 20 alunos, Agente de Projetos Sociais, com 20 alunos, e Preparador de Pescados, que conta com duas turmas de 20 alunos cada.  
Segundo informações enviadas pela Secretaria de Assistência Social, durante o ano de 2014 foram concluídos os cursos de Recepcionista, com uma turma de 25 alunos, Eletricista,  com três turmas de 20 alunos cada, Recursos Humanos, uma turma de 30 alunos, Inglês, com uma turma de 25 alunos em Redonda e uma turma de 30 alunos no Centro e Recursos Humanos, com uma turma de 30 alunos. 
O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal, criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os alunos participantes passaram por uma seleção prévia, sendo que um dos pré-requisitos é a participação dos mesmos no Cadastro Único. Os cursos ofertados gratuitamente, são oferecidos por instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica; unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculados aos sistemas estaduais de ensino.
Informações e fotos enviadas por: Cristiane Reis e Lizanara Reis - Secretaria de Assistência Social
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

MAIS CULTURA ENSINA TÉCNICAS TEATRAIS AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

lunos da Escola Professor Francisco Ezequiel da Costa, na comunidade de Belém, apresentaram do dia 13 a 17 de outubro de 2014 peças teatrais desenvolvidas através das oficinas do Programa Mais Cultura. O grupo Arte da Gente encenou a peça "João Perdido", contando a história que faz parte do folclore da comunidade.
A montagem da peça contou com a ajuda do educador Márcio dos Anjos, que foi convidado para ministrar oficinas de confecção de adereços, figurinos e teatro. Os preparativos para a apresentação durou uma semana, tendo o apoio de toda comunidade educativa, em especial da responsável do programa na escola, Helena dos Anjos e dos monitores do Mais Educação.
maiscultura-002
O Programa Mais Cultura nas Escolas é uma estratégia adotada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação e Ministério da Cultura que tem por objetivos: desenvolver atividades que promovam o diálogo entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico da escola pública; promover e fortalecer territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes comunitários e escolares, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida; ampliar a inserção de conteúdos artísticos que contemplem a diversidade cultural na vivência escolar, assim como o acesso a diversas formas das linguagens artísticas; reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira.
O Governo Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Educação e Cultura, implantou o Programa em várias escolas da rede municipal de ensino de Icapuí, sendo que cada escola tem produzido diferentes trabalhos artísticos das mais diferentes modalidades de expressão cultural. 
Ezequiel - Teatro
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

domingo, 26 de outubro de 2014

Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil na disputa mais acirrada de todos os tempos

RESULTADO TSE 26/10/2014 - 19h12

Dilma Rousseff é reeleita presidente da República

NOTÍCIA4 COMENTÁRIOS
AGÊNCIA BRASIL
Dilma é reeleita para governar o Brasil por mais 4 anos
Atualizada às 20h20min
A presidente Dilma Rousseff (PT) foireeleita neste domingo, 26, para a Presidência da República. A candidata do PT liderou a disputa pelo Palácio do 

Planalto, na reta final, contra o candidato tucano Aécio Neves. O resultado foi confirmado com 98% das urnas apuradas, quando Dilma estava com 51,45% dos votos contra 48,55% do tucano Aécio Neves.
A reeleição de Dilma foi confirmada por volta das 20 horas, de acordo com projeção do Datafolha. Na conta dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos, Dilma marcou 52%, enquanto Aécio, 48%. Trata-se de um empate técnico no limite máximo da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos, segundo a Folha de S. Paulo.
Relembre a trajetória da presidente
Mineira de Belo Horizonte, Dilma Rousseff, tem 66 anos, é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem uma filha e um neto. Foi reeleita hoje (26), junto com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), com o apoio da coligação formada por PT, PMDB, PDT, PCdoB, PR, PP, PRB, PROS e PSD. No primeiro turno, Dilma ficou em primeiro lugar, com 43.267.668 votos (41,59% dos votos válidos).

Filha de um imigrante búlgaro e de uma professora do interior do Rio de Janeiro, Dilma viveu em Belo Horizonte, capital mineira, até 1970, onde integrou organizações de esquerda, como o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Foi presa em 1970 pela ditadura militar e passou quase três anos no Presídio Tiradentes, na capital paulista, onde foi torturada.
Agência Brasil







Em 1973, mudou-se para Porto Alegre, onde construiu sua carreira política. Na capital gaúcha, Dilma dedicou-se à campanha pela anistia, no fim do regime militar, e ajudou a fundar o PDT no estado. Em 1986, assumiu seu primeiro cargo político, o comando da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, convidada pelo então prefeito Alceu Collares.

Com a redemocratização, Dilma participou da campanha de Leonel Brizola à Presidência da República em 1989. No segundo turno, apoiou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 1993, Dilma assumiu a Secretaria de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul, cargo que ocupou nos governos de Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT).

Em 2000, Dilma filiou-se ao PT e, em 2002, foi convidada a compor a equipe de transição entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Quando Lula assumiu, em janeiro de 2003, Dilma foi nomeada ministra de Minas e Energia, onde comandou a reformulação do marco regulatório do setor. Em 2005, ainda no primeiro governo Lula, Dilma assumiu a chefia da Casa Civil, responsável até então por projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida.

Dilma deixou a Casa Civil em abril de 2010 e, em junho do mesmo ano, teve sua candidatura à Presidência da República oficializada. Venceu sua primeira eleição no segundo turno, contra o candidato do PSDB, José Serra, com mais de 56 milhões de votos.

Em um governo de continuidade, Dilma manteve e ampliou programas sociais da gestão Lula e implantou iniciativas que levaram à redução da pobreza, da fome e da desigualdade. Criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ampliou programas de empreendedorismo. Também implantou um programa de concessões para obras de infraestrutura e logística, muitas ligadas à realização da Copa do Mundo. Em um governo marcado por episódios de corrupção, Dilma chegou a demitir seis ministros em dez meses, em 2011. A presidenta reeleita também enfrentou problemas com a economia, com queda no ritmo do crescimento do país e avanço da inflação.
Fonte: O POVO

Camilo Santana é eleito governador do Ceará

Com 99% das urnas, Camilo aparece com 53,30%, enquanto Eunício tem 46,70%


camilo
Nascido em Sobral, Camilo Santana tem 46 anos, é casado e pai de 2 filhos
FOTO: LUCAS MENEZES
Atualizada às 19h40
Camilo Santana (PT) foi eleito o novo governador do Ceará, após derrotar o candidato do PMDB, Eunício Oliveira, no segundo turno das eleições estaduais, realizadas neste domingo (26).

Até o momento, foram apuradas 99% das urnas. Camilo aparece com 53,30%, enquanto Eunício tem 46,70%.
Camilo recebeu o apoio do atual governador, Cid Gomes, e seu nome foi homologado pela coligação que inclui o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Partido dos Trabalhadores.  A vice da chapa é Izolda Cela, que foi secretária estadual da Educação do atual governo.
No primeiro turno, o petista aparecia atrás numericamente de Eunício Oliveira em grande parte das pesquisas. A vantagem entre os candidatos diminuiu e Camilo terminou o primeiro turno na frente, com 47,79%, contra 46,41% de Eunício. A rivalidade entre os candidatos ficou mais acirrada no segundo turno, mas Camilo permanceu à frente, mesmo que por poucos pontos. 
Um dos focos da campanha de Camilo Santana foi com a Segurança Publica. Entre as propostas, destacam-se a requalificação do programa Ronda do Quarteirão, a ampliação do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil, além da integração de políticas públicas de outros setores do Governo.
Camilo participou da campanha que ajudou Cid Gomes a chegar ao Governo do Ceará. Já no ano seguinte, assumiu a da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, permanecendo como titular por três anos.
Camilo Santana nasceu no Crato, é casado, tem 46 anos de idade e é pai de dois filhos
Fonte:Diário do Nordeste

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Chuva de meteoros é vista no Ceará e causa surpresa

Image-0-Artigo-1724949-1
De acordo com especialista, o evento é comum nesta época do ano, quando a Terra passa próximo a fragmentos deixados pelo cometa Halley
FOTO: REPRODUÇÃO
Por volta das 18h30 de ontem, os cearenses foram surpreendidos por uma chuva de meteoros. O evento cósmico pôde ser percebido em diversas localidades do Estado, como Fortaleza, Itapipoca, Acopiara, Canindé e Quiterianópolis, de acordo com o relato dos leitores do Diário do Nordeste por meio do Facebook.
"Estava saindo do prédio com a minha namorada e vimos um forte clarão amarelo, decidimos filmar e conseguimos registrar o rastro de luz passando rapidamente", afirmou Diego Oliveira, que viu o fenômeno próximo ao bairro Benfica.
Segundo Heliomárzio Moreira, coordenador do Observatório Astronômico do Colégio 7 de Setembro e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (Gepac) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), o evento observado trata-se de uma chuva de meteoros Orionídeos, comumente observado neste período do ano.
"Nesta época, temos uma máxima de chuva de meteoros em função do cometa Halley, que passou em 1985 nas proximidades do Sol. Neste período do ano, a Terra passa próximo a esses fragmentos deixados pelo Halley. A radiante, ou seja, o ponto do céu em que podemos ver esses objetos, é a constelação de Orion, que conhecemos popularmente como Três Marias", explica Heliomárzio Moreira.
Dermeval Carneiro, físico-astrônomo e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, complementa a informação. "A pressão do vento solar aquece e rochas se desprendem, formando uma nuvem de detritos que caem na atmosfera. O fenômeno, segundo o astrônomo, traz rastros de luzes do céu e tem origem no interior da constelação de Orion, ponto de onde os detritos são irradiados, devido aos restos do cometa Halley", ressalta.
Ainda de acordo com Heliomárzio Moreira, o período em que é possível observar tais objetos cósmicos no céu é entre os dias 2 de outubro e 7 de novembro. "O pico desses eventos é justamente no dia 21, ou seja, hoje será o melhor momento para observar esse fenômeno. A constelação de Orion deve aparecer por volta da meia noite no lado do nascente do Sol. É possível ver a olho nu, entretanto, a poluição em Fortaleza dificulta a observação", informa.
Heliomárzio Moreira elucida ainda que o fenômeno não representa nenhum perigo para nenhuma região do planeta Terra. "O objeto visto hoje é um bólido, ou seja, quando esse meteoro chega a uma certa altitude da Terra, é possível observar que ele se fragmenta em diversos pedaços, que chegam ao tamanho de grãos de poeira", tranquiliza.
Visibilidade
Existe a possibilidade de visualizar os rastros luminosos até a noite do próximo dia 29, com intensidade variando entre 20 e 60 meteoros por hora, sendo o Hemisfério Sul detentor dos maiores números. À medida que os dias se afastam da data do pico, a intensidade e visibilidade dos meteoros no céu se tornam menor. A melhor visualização do fenômeno ocorre entre as direções Nordeste e Leste.
Fonte: Diário do Nordeste
EM ICAPUÍ
Muitos populares nas diversas comunidades de Icapuí tiveram a oportunidade de acompanhar a passagem do fenômeno meteorológico, ocorrido por volta das 18 horas e trinta minutos de ontem,segunda-feira (20/10), segundo os populares o evento durou cerca de vinte segundos, com vista livre sem auxílio de aparelhos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ICAPUÍ: RUAS DO CENTRO RECEBEM COBERTURA ASFÁLTICA

 A Prefeitura Municipal de Icapuí continua as obras de asfaltamento e recuperação de calçamentos danificados em ruas do centro da cidade. Nesta semana foi concluída a restauração da Rua dos Porfírios e Rua Pedro Rebouças, no trecho entre o CJC, Colônia de Pescadores e o Fórum da Comarca de Icapuí. Os trechos estão sendo recuperados por apresentarem desgaste decorrente de chuvas e tráfego intenso, e também para melhorar o acesso de veículos nesses locais.
Estas obras de infraestrutura são resultados da iniciativa do prefeito Jerônimo Reis, que enviou solicitação ao DER - Departamento Estadual de Rodovias, do Governo do Estado do Ceará, para realizar o trabalho de asfaltamento em ruas de Icapuí. O asfaltamento das ruas está sendo feito pelo Departamento Estadual de Rodoviais, do Governo do Estado do Ceará, e as obras de recuperação de calçamentos estão sendo feitas pela equipe da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.
DSC 0016
DSC 0019
DSC 0018
Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br/

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

IBOPE:Camilo está com 2 pontos à frente

Nesta primeira pesquisa sobre o segundo turno da disputa no Ceará, os números são parecidos aos do dia 5 de outubro

Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) estão tecnicamente empatados na disputa pelo Governo do Estado do Ceará, segundo a última pesquisa do Ibope, contratada pela Televisão Verdes Mares. Camilo Santana, numericamente está à frente de Eunício, pois registra 46% de intenções de voto contra 44% do peemedebista.
Camilo Santana, no dia da votação, segundo os números oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, conseguiu um total de 47,81% dos votos válidos, somando 2.039.233 sufrágios contra 1.979.499 dados a Eunício Oliveira, correspondendo a 46,41% dos votos válidos. Uma diferença de 1,40% de maioria. A última pesquisa do Ibope sobre as eleições estaduais cearenses, na véspera do dia 5 de outubro registrava o Eunício Oliveira com 44% contra 38% de Camilo.
Na primeira pesquisa neste segundo turno da disputa, realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, com 1204 eleitores, dos votos totais Camilo Santana tem 46% contra 44% de Eunício. Transformando em votos válidos, Camilo fica com 51% contra 49% de Eunício. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o nºCE-00033/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo BR-01100/2014.
Segundo o relatório da pesquisa, Camilo Santana tem mais simpatizantes entre eleitores mais velhos (55 anos e mais: 52% das intenções de voto), entre os que cursaram até a quarta série (52%) e entre entrevistados cuja renda familiar não ultrapassa 1 salário mínimo (51%). Já Eunício Oliveira se destaca positivamente entre os mais jovens (25 a 34 anos: 52%) e entre os que cursaram até o ensino médio (48%).
Segundo a intenção de voto espontâneo, diz o relatório que quando não é apresentado o disco com os nomes dos candidatos ao Governo do Ceará, Camilo Santana e Eunício Oliveira têm 41% das intenções de voto cada. Eleitores com intenção de votar branco ou nulo são 7%, outros 11% não opinam nessa pergunta, acrescenta.
Momento
Sobre a expectativa de vitória. Perguntados sobre quem venceria as eleições no Ceará em 26 de outubro, independentemente de suas intenções de voto, 46% creem na vitória do petista, ante 42% que acreditam na eleição do peemedebista. Não sabem ou não respondem são 12% dos entrevistados, aponta o relatório.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro é estimado em 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra de 1204 eleitores.
f
f
Fonte:Diário do Nordeste

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia do Professor

Os professores merecem salários mais justos, pois lidam com a educação de um país
 Os professores merecem salários mais justos, pois lidam com a educação de um país

O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.

Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.

Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.

A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.

Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.

A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.

A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.

Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Fonte:http://www.brasilescola.com/

Equipe de TaeKwonDo conquista mais medalhas para Icapuí

A Associação Icapuiense de TaeKwonDo – AIT participou durante os dias 11 e 12 de outubro deste ano, na cidade de Cascavel-CE, de mais uma competição importante para o esporte cearense. Treze atletas, representando o município de Icapuí, mostraram novamente a força do TaeKwonDo icapuiense durante o 3º Campeonato Cearense, etapa que serve de seletiva para a Copa do Brasil. 
A delegação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, através da secretaria de Educação e Cultura, sob os cuidados de Mauro Alexandrino, e Antoniete Silva Santos, que articulou alguns patrocínios. Além de apoio para custear algumas despesas, o governo municipal disponibilizou um ônibus para o transporte da equipe. 
tkd 1
A equipe conseguiu o segundo lugar no quadro geral de medalhas por equipe, ficando somente atrás da equipe da Capital. A delegação também contou com dois árbitros de Icapuí: Wallyson Honorato e Victória Julia.A equipe agradece o apoio de todos que contribuíram, entre eles: os pais e as pessoas que estavam na torcida, como também ao motorista Sr. Maia.
O resultado ficou assim:
OURO:
- Adriano Rebouças
- Beatriz Rebouças
- Marisol Uchoa (ADULTO)
- Marisol Uchoa (SUB 21)
- Marlon Menezes
- Mauricio Rebouças
- Vitor Hugo
- Weverson Silva
- Willyane Santos
PRATA
- Cleiton Mesquita
- Wanderson Silva
- Thiago Lima
Enviado por Adriano Rebouças - presidente da AIT.

ESCOLAS DE ICAPUÍ SÃO CONTEMPLADAS COM RECURSOS DO PDDE/ESCOLA SUSTENTÁVEL

O Governo Municipal, através da SEMEC (Secretaria da Educação e Cultura), conquistou junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) a inclusão de 5 (cinco) escolas municipais no Programa PDDE/Escola Sustentável.
O Programa Dinheiro Direto na Escola/Escolas Sustentáveis destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares, a escolas públicas da educação básica a fim de favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares, considerando a gestão, o currículo e o espaço físico.

Escola Sustentável
No ano de 2013 foram contempladas as escolas Raimunda Lacerda e Francisco Ezequiel (Belém) e agora as escolas Mizinha, Horizonte da Cidadania, Joana Marques, Carlota Tavares e Maria Edilce. As escolas Mizinha e Horizonte da Cidadania executarão recursos no valor de R$ 12.000,00 e as demais R$ 10.000,00.
Confira as escolas municipais e os valores recebidos através do PDDE/Escola Sustentável:
CE Icapuí 23125217 PROFESSORA JOANA MARQUES BEZERRA R$ 10.000,00
CE Icapuí 23125349 PROFESSORA MARIA EDILCE BARBOSA R$ 10.000,00
CE Icapuí 23228105 HORIZONTE DA CIDADANIA 12.000,00
CE Icapuí 23125268 PROFESSORA CARLOTA TAVARES DE HOLANDA R$ 10.000,00
CE Icapuí 23125403 PROFESSORA MIZINHA 12.000,00

- Texto enviado por Domingos Sávio - Assessor da Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí.

FONTE:http://www.icapui.ce.gov.br

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Após derrota nas urnas, deputados repensam planos

Image-0-Artigo-1716970-1
Sem conseguir se reeleger, Lula Morais diz acreditar que não disputará outro cargo nos próximos anos, mas continuará atuando no PCdoB
FOTO: José Leomar
Com o resultado da votação do último domingo, muitos parlamentares que disputavam a reeleição viram seus nomes fora da lista dos eleitos. O Diário do Nordeste conversou, na manhã de ontem, com sete deputados que não conseguiram se reeleger para saber o que eles pretendem fazer após deixarem o cargo que ocupam há pelo menos quatro anos. Voltar às atividades que tinham antes de assumir e se preparar para novas eleições foram as respostas mais comuns.
O deputado Mário Hélio (PMN), que teve 23.113 votos nesta eleição e deixará a Casa após completar seu primeiro mandato, já pensa em voltar à Câmara Municipal de Fortaleza na próxima eleição municipal de 2016. Mais adiante, prevê disputar um assento da Câmara dos Deputados, em 2018. Até lá, ele afirma que dará maior ênfase às suas atividades comerciais.
Para Hélio, o resultado da eleição foi um "erro de cálculo". "A quebra foi muito grande. No Interior, o pessoal não aceitou que a gente vendesse só compromissos futuros. Lá, o dinheiro falou mais alto. A gente imaginava que mostrando os nossos trabalhos direcionados aos municípios (seria suficiente), mas não deu certo", lamentou.
Paulo Facó (PTdoB), que pleiteou vaga na Câmara dos Deputados e não teve êxito, pensa em se candidatar a outros cargos em eleições futuras. "Podemos ser candidato a vereador de Fortaleza, a prefeito de Fortaleza, a prefeito da minha terra (Aracoiaba), a prefeito de Caucaia", lista.
Ele pondera que isso será planejado e não descarta sair da política. "Umas pessoas amigas querem que eu abandone a política, outros querem que eu seja candidato. Isso vai ser avaliado. Nunca é bom fazer uma análise logo após uma derrota, porque está muito à flor da pele, emocionalmente falando", apontou. A partir de fevereiro, ele retornará o trabalho na Cagece, onde é funcionário público.
Renovar
Lula Morais (PCdoB), que sai da Assembleia após oito anos no cargo, afirma não pensar em se candidatar novamente. "Já vou fazer 60 anos, daqui a quatro vou ter 64. Acho que tem que renovar", declarou, garantindo que continuará atuando no PCdoB.
A deputada Rachel Marques (PT), que cumpre o segundo mandato, somou 35.955 votos nesta eleição. Ainda que a quantidade seja maior que a de outros dez parlamentares que conseguiram se eleger, ela não conseguiu renovar o mandato devido ao cálculo da eleição proporcional. A partir do próximo ano, ela afirma que retornará à Secretaria de Saúde do Estado, onde trabalha como psicóloga.
Em relação à carreira política, ela evitou especular a possibilidade de se candidatar nos próximos anos, mas garantiu que continuará firme na política partidária. "Fui militante por muitos anos antes de me candidatar. A minha militância política, a minha luta pela construção de uma sociedade mais justa continua".
O deputado Professor Pinheiro (PT), que teve 15 mil votos, alega que voltará a dar aulas na Universidade Federal do Ceará, onde leciona no departamento de História, enquanto o correligionário Dedé Teixeira trabalhará para a campanha da presidente Dilma Rousseff e do candidato ao Governo Camilo Santana.
Mais bem votado entre os não eleitos, o deputado Leonardo Pinheiro (PSD), que está como primeiro suplente da coligação, espera assumir o mandato no caso de algum aliado se licenciar.

Fonte: Diário do Nordeste

Projeto "Cuidando da Natureza e do Trânsito" ensina crianças a serem conscientes


Durante o mês de setembro de 2014, o Centro de Educação Infantil José Claudio Rebouças Rodrigues, realizou diversas atividades com seus alunos com a implantação do Projeto Cuidando da Natureza e do Trânsito. O projeto teve como objetivo despertar nas crianças e profissionais que ali estavam, a consciência sobre a importância dos cuidados com a natureza e o papel de cada um na preservação do meio ambiente. Outro ponto trabalhado no Projeto tratou da conscientização para a paz no trânsito.
Para os professores que desenvolveram o projeto, é de extrema importância debater com os alunos temas atuais como esses. Isso os tornarão cidadãos conscientes e responsáveis futuramente. Os pontos temáticos mantém o enfoque também na necessidade de valorização do nosso país, com sua diversidade e belezas naturais. No trânsito vê-se a importância de chamar a atenção das crianças para a segurança nas estradas e fora delas, conscientizando-as sobre os riscos e os cuidados que se deve tomar para evitar acidentes.


A culminância do projeto aconteceu no pátio do Centro de Educação Infantil, no dia 03 de outubro. Na ocasião foram apresentadas contação de histórias, exposição de stands de cada tema trabalhado (Natureza - Pátria - Trânsito - Bíblia), e exibição dos trabalhos produzidos durante o projeto, como: bilhete, convite, músicas e danças.
A equipe idealizadora foi composta por Nilce Nogueira, Ravena Valente, Rôsiele Lopes, Mikaelle Santos, Adriana Roberto, Alessandra Ferreira, Ivonete Rodrigues, Sandra, Samanda e Augusto.

Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Veja os deputados federais eleitos por estado e como ficam as bancadas

Com 513 parlamentares, Câmara representa o povo no Legislativo.
Número de deputados federais varia conforme a população do estado.

O Tribunal Superior Eleitoral terminou de apurar, por volta das 10h35 desta segunda-feira (6), as listas completas dos deputados federais eleitos por estado. No total, são 513 parlamentares que compõem a Câmara Federal.
A maior bancada ficou com o PT, com 70 deputados.  Depois vem o PMDB, com 66 parlamentares. A terceira maior bancada ficou com o PSDB, que elegeu 54 deputados.

Veja os partidos que elegeram as maiores bancadas na Câmara. Abaixo desta relação, está a lista dos deputados federais eleitos em cada estado.
PT - 70 deputados
PMDB - 66 deputados
PSDB - 54 deputados
PSD - 37 deputados
PP -  36 deputados
PR - 34 deputados
PSB - 34 deputados
PTB - 25 deputados
DEM - 22 deputados
PRB - 21 deputados
PDT - 19 deputados
SD - 15 deputados
PSC - 12 deputados
PROS - 11 deputados
PC do B - 10 deputados
PPS - 10 deputados
PV - 8 deputados
PHS - 5 deputados
PSOL - 5 deputados
PTN - 4 deputados
PMN - 3 deputados
PRP - 3 deputados
PEN - 2 deputados
PSDC - 2 deputados
PTC - 2 deputados
PRTB - 1 deputados
PSL - 1 deputados
PT do B - 1 deputados
Confira abaixo a relação dos parlamentares eleitos para a Câmara, divididos por bancada estadual:

Acre
1- ANGELIM (PT)
2- CÉSAR MESSIAS (PSB)
3- MAJOR ROCHA (PSDB)
4- LÉO DO PT (PT)
5- JÉSSICA SALES (PMDB)
6- SIBÁ MACHADO (PT)
7- FLAVIANO MELO (PMDB)
8- ALAN RICK (PRB)
Alagoas
1- JHC (SD)
2- MARX BELTRÃO (PMDB)
3- PEDRO VILELA (PSDB)
4- ARTHUR LIRA (PP)
5- RONALDO LESSA (PDT)
6- GIVALDO CARIMBÃO (PROS)
7- MAURICIO QUINTELLA (PR)
8- CICERO ALMEIDA (PRTB)
9- PAULÃO (PT)
Amapá
1- ROBERTO GÓES (PDT)
2- JANETE (PSB)
3- CABUÇU (PMDB)
4- VINÍCIUS GURGEL (PR)
5- PROFESSORA MARCIVÂNIA (PT)
6- ANDRÉ ABDON (PRB)
7- MARCOS REATEGUI (PSC)
8- JOZI ROCHA (PTB)
Amazonas
1- ARTUR BISNETO (PSDB)
2- SILAS CAMARA (PSD)
3- ALFREDO NASCIMENTO (PR)
4- MARCOS ROTTA (PMDB)
5- HISSA ABRHÃO (PPS)
6- PAUDERNEY (DEM)
7- ATILA LINS (PSD)
8 - CONCEIÇÃO SAMPAIO (PP)
Bahia
1- LUCIO VIEIRA LIMA (PMDB)
2- MÁRIO NEGROMONTE JR (PP)
3- IRMÃO LAZARO (PSC)
4- ANTONIO BRITO (PTB)
5- RONALDO CARLETTO (PP)
6- DANIEL ALMEIDA (PC do B)
7- FELIX JR (PDT)
8- CAETANO (PT)
9- CACÁ LEÃO (PP)
10- JORGE SOLLA (PT)
11- VALMIR ASSUNÇÃO (PT)
12- IMBASSAHY (PSDB)
13- JOÃO GUALBERTO (PSDB)
14- MÁRCIO MARINHO (PRB)
15- TIA ERON (PRB)
16- WALDENOR PEREIRA (PT)
17- JOÃO BACELAR (PR)
18- PELEGRINO (PT)
19- ROBERTO BRITTO (PP)
20- PAULO AZI (DEM)
21- JUTAHY MAGALHÃES (PSDB)
22- JOSÉ NUNES (PSD)
23- ALELUIA (DEM)
24- JOSÉ ROCHA (PR)
25- JOSIAS GOMES (PT)
26- BEBETO (PSB)
27- ARTHUR MAIA (SD)
28- JOAO CARLOS BACELAR (PTN)
29- CLAUDIO CAJADO (DEM)
30- ELMAR (DEM)
31- SÉRGIO BRITO (PSD)
32- AFONSO FLORENCE (PT)
33- MOEMA GRAMACHO (PT)
34- PAULO MAGALHÃES (PSD)
35- ERIVELTON SANTANA (PSC)
36- ALICE PORTUGAL (PC do B)
37- JOSÉ CARLOS ARAUJO (PSD)
38- BENITO GAMA (PTB)
39- ULDURICO JUNIOR (PTC)
Ceará
1- MORONI (DEM)
2- GENECIAS NORONHA (SD)
3- JOSÉ GUIMARÃES (PT)
4- DOMINGOS NETO (PROS)
5- DANILO FORTE (PMDB)
6- ANIBAL (PMDB)
7- MOSES RODRIGUES (PPS)
8- GORETE PEREIRA (PR)
9- LUIZIANNE LINS (PT)
10- ANDRÉ FIGUEIREDO (PDT)
11- ODORICO (PT)
12- CABO SABINO (PR)
13- RONALDO MARTINS (PRB)
14- ADAIL CARNEIRO (PHS)
15- MACEDO (PSL)
16- RAIMUNDO MATOS (PSDB)
17- JOSÉ AIRTON (PT)
18- VITOR VALIM (PMDB)
19- LEONIDAS CRISTINO (PROS)
20- BALMAN (PROS)
21- ARNON BEZERRA (PTB)
22- CHICO LOPES (PC do B)

Distrito Federal
1- FRAGA (DEM)
2- ROGÉRIO ROSSO (PSD)
3- ÉRIKA KOKAY (PT)
4- RONALDO FONSECA (PROS)
5- RÔNEY NEMER (PMDB)
6- IZALCI (PSDB)
7- AUGUSTO CARVALHO (SD)
8- LAERTE BESSA (PR)
Espírito Santo
1- SERGIO VIDIGAL (PDT)
2- LELO COIMBRA (PMDB)
3- MAX FILHO (PSDB)
4- FOLETTO (PSB)
5- HELDER SALOMAO (PT)
6- DR. JORGE SILVA (PROS)
7- MANATO (SD)
8- GIVALDO (PT)
9- EVAIR DE MELO (PV)
10- MARCUS VICENTE (PP)
Goiás
1- DELEGADO WALDIR (PSDB)
2- DANIEL VILELA (PMDB)
3- FLAVIA MORAIS (PDT)
4- GIUSEPPE VECCI (PSDB)
5- MAGDA MOFATTO (PR)
6- RUBENS OTONI (PT)
7- CÉLIO SILVEIRA (PSDB)
8- ALEXANDRE BALDY (PSDB)
9- JOAO CAMPOS (PSDB)
10- JOVAIR ARANTES (PTB)
11- MARCOS ABRÃO (PPS)
12- HEULER CRUVINEL (PSD)
13- ROBERTO BALESTRA (PP)
14- FÁBIO SOUSA (PSDB)
15- THIAGO PEIXOTO (PSD)
16- LUCAS VERGÍLIO (SD)
17- PEDRO CHAVES (PMDB)
Maranhão
1- ELIZIANE GAMA (PPS)
2- HILDO ROCHA (PMDB)
3- RUBENS PEREIRA JÚNIOR (PC do B)
4- CLEBER VERDE (PRB)
5- SARNEY FILHO (PV)
6- ZÉ CARLOS (PT)
7- ZÉ REINALDO (PSB)
8- PEDRO FERNANDES (PTB)
9- VICTOR MENDES (PV)
10- JUSCELINO FILHO (PRP)
11- JOÃO MARCELO (PMDB)
12- WEVERTON ROCHA (PDT)
13- ALBERTO FILHO (PMDB)
14- WALDIR MARANHÃO (PP)
15- ANDRE FUFUCA (PEN)
16- JOÃO CASTELO (PSD)
17- JUNIOR MARRECA (PEN)
18- ALUISIO MENDES (PSDC)
Mato Grosso
1- NILSON LEITÃO (PSDB)
2- ADILTON SACHETTI (PSB)
3- FABIO GARCIA (PSB)
4- SÁGUAS MORAES (PT)
5- CARLOS BEZERRA (PMDB)
6- EZEQUIEL FONSECA (PP)
7- PROFESSOR VICTÓRIO GALLI (PSC)
8- VALTENIR PEREIRA (PROS)
Mato Grosso do Sul
1- ZECA DO PT (PT)
2- MARUN (PMDB)
3- GERALDO RESENDE (PMDB)
4- TEREZA CRISTINA (PSB)
5- VANDER LOUBET (PT)
6- MANDETTA (DEM)
7- MARCIO MONTEIRO (PSDB)
8- DAGOBERTO NOGUEIRA (PDT)
Minas Gerais
1- REGINALDO LOPES (PT)
2- RODRIGO DE CASTRO (PSDB)
3- ODAIR CUNHA (PT)
4- MISAEL VARELLA (DEM)
5- GABRIEL GUIMARÃES (PT)
6- WELITON PRADO (PT)
7- ODELMO LEÃO (PP)
8- EROS BIONDINI (PTB)
9- JAIMINHO MARTINS (PSD)
10- TONINHO PINHEIRO (PP)
11- PATRUS ANANIAS (PT)
12- GEORGE HILTON (PRB)
13- STEFANO AGUIAR (PSB)
14- DOMINGOS SÁVIO (PSDB)
15- MARCUS PESTANA (PSDB)
16- EDUARDO BARBOSA (PSDB)
17- MAURO LOPES (PMDB)
18- DIMAS FABIANO (PP)
19- NEWTON CARDOSO JR (PMDB)
20- BILAC PINTO (PR)
21- LEONARDO QUINTÃO (PMDB)
22- LUIZ FERNANDO (PP)
23- MARCOS MONTES (PSD)
24- LEONARDO MONTEIRO (PT)
25- LUIS TIBE (PT do B)
26- DIEGO ANDRADE (PSD)
27- PADRE JOÃO (PT)
28- SARAIVA FELIPE (PMDB)
29- ZÉ SILVA (SD)
30- RENZO BRAZ (PP)
31- CARLOS MELLES (DEM)
32- PAULO ABI-ACKEL (PSDB)
33- CAIO NARCIO (PSDB)
34- LINCOLN PORTELA (PR)
35- RAQUEL MUNIZ (PSC)
36- SUB-TENENTE GONZAGA (PDT)
37- MIGUEL CORREA (PT)
38- RODRIGO PACHECO (PMDB)
39- AELTON FREITAS (PR)
40- MARIO HERINGER (PDT)
41- MARCELO ARO (PHS)
42- JULIO DELGADO (PSB)
43- BONIFÁCIO ANDRADA (PSDB)
44- FABINHO RAMALHO (PV)
45- MARGARIDA SALOMÃO (PT)
46- LAUDÍVIO CARVALHO (PMDB)
47- JÔ MORAES (PC do B)
48- TENENTE LÚCIO (PSB)
49- MARCELO ALVARO ANTONIO (PRP)
50- ADELMO LEAO (PT)
51- DÂMINA PEREIRA (PMN)
52- DELEGADO EDSON MOREIRA (PTN)
53- BRUNNY (PTC)
Pará
1- DELEGADO EDER MAURO (PSD)
2- NILSON PINTO (PSDB)
3- EDMILSON RODRIGUES (PSOL)
4- LUCIO VALE (PR)
5- BETO FARO (PT)
6- WLAD (SD)
7- JOSUÉ BENGTSON (PTB)
8- PRIANTE (PMDB)
9- ZÉ GERALDO (PT)
10- BETO SALAME (PROS)
11- ELCIONE (PMDB)
12- JULIA MARINHO (PSC)
13- HÉLIO LEITE (DEM)
14- SIMONE MORGADO (PMDB)
15- JOAQUIM PASSARINHO (PSD)
16- JORDY (PPS)
17- CHAPADINHA (PSD)
Paraíba
1- PEDRO CUNHA LIMA (PSDB)
2- VENEZIANO (PMDB)
3- AGUINALDO RIBEIRO (PP)
4- HUGO (PMDB)
5- MANOEL JUNIOR (PMDB)
6- WELLINGTON ROBERTO (PR)
7- EFRAIM FILHO (DEM)
8- WILSON FILHO (PTB)
9- RÔMULO GOUVEIA (PSD)
10- LUIZ COUTO (PT)
11- DR. DAMIÃO (PDT)
12- BENJAMIN MARANHÃO (SD)
Paraná
1- CHRISTIANE YARED (PTN)
2- ALEX CANZIANI (PTB)
3- VALDIR ROSSONI (PSDB)
4- JOAO ARRUDA (PMDB)
5- TAKAYAMA (PSC)
6- DELEGADO FRANCISCHINI (SD)
7- LUCIANO DUCCI (PSB)
8- ZECA DIRCEU (PT)
9- DILCEU SPERAFICO (PP)
10- HERMES FRANGÃO PARCIANELLO (PMDB)
11- GIACOBO (PR)
12- MARCELO BELINATI (PP)
13- OSMAR SERRAGLIO (PMDB)
14- SANDRO ALEX (PPS)
15- RICARDO BARROS (PP)
16- ENIO VERRI (PT)
17- LUIZ NISHIMORI (PR)
18- NELSON MEURER (PP)
19- RUBENS BUENO (PPS)
20- EVANDRO ROMAN (PSD)
21- LUIZ CARLOS HAULY (PSDB)
22- EDMAR ARRUDA (PSC)
23- ALIEL MACHADO (PC do B)
24- ALFREDO KAEFER (PSDB)
25- LEANDRE (PV)
26- SERGIO SOUZA (PMDB)
27- ASSIS DO COUTO (PT)
28- TONINHO WANDSCHEER (PT)
29- DIEGO GARCIA (PHS)
30- LEOPOLDO MEYER (PSB)
Pernambuco
1- EDUARDO DA FONTE (PP)
2- PASTOR EURICO (PSB)
3- JARBAS (PMDB)
4- FELIPE CARRERAS (PSB)
5- ANDERSON FERREIRA (PR)
6- DANIEL COELHO (PSDB)
7- BRUNO ARAÚJO (PSDB)
8- JOAO FERNANDO COUTINHO (PSB)
9- SEBASTIAO OLIVEIRA (PR)
10- DANILO CABRAL (PSB)
11- FERNANDO FILHO (PSB)
12- SILVIO COSTA (PSC)
13- TADEU ALENCAR (PSB)
14- GONZAGA PATRIOTA (PSB)
15- ANDRE DE PAULA (PSD)
16- ADALBERTO CAVALCANTI (PTB)
17- MARINALDO ROSENDO (PSB)
18- BETINHO (PSDB)
19- ZECA CAVALCANTI (PTB)
20- RICARDO TEOBALDO (PTB)
21- MENDONÇA FILHO (DEM)
22- WOLNEY QUEIROZ (PDT)
23- JORGE CÔRTE REAL (PTB)
24- LUCIANA SANTOS (PC do B)
25- KAIO MANIÇOBA (PHS)
Piauí
1- REJANE DIAS (PT)
2- ATILA LIRA (PSB)
3- IRACEMA PORTELLA (PP)
4- MARCELO CASTRO (PMDB)
5- JÚLIO CÉSAR (PSD)
6- ASSIS CARVALHO (PT)
7- RODRIGO (PSB)
8- HERACLITO (PSB)
9- PAES LANDIM (PTB)
10- CAPITÃO FABIO ABREU (PTB)
Rio de Janeiro
1- JAIR BOLSONARO (PP)
2- CLARISSA GAROTINHO (PR)
3- EDUARDO CUNHA (PMDB)
4- CHICO ALENCAR (PSOL)
5- LEONARDO PICCIANI (PMDB)
6- PEDRO PAULO (PMDB)
7- JEAN WYLLYS (PSOL)
8- ROBERTO SALES (PRB)
9- MARCO ANTÔNIO CABRAL (PMDB)
10- OTAVIO LEITE (PSDB)
11- FELIPE BORNIER (PSD)
12- SÓSTENES CAVALCANTE (PSD)
13- WASHINGTON REIS (PMDB)
14- ROSANGELA GOMES (PRB)
15- JÚLIO LOPES (PP)
16- INDIO DA COSTA (PSD)
17- ALESSANDRO MOLON (PT)
18- HUGO LEAL (PROS)
19- GLAUBER (PSB)
20- CRISTIANE BRASIL (PTB)
21- JANDIRA FEGHALI (PC do B)
22- DR JOÃO (PR)
23- SIMÃO SESSIM (PP)
24- CELSO PANSERA (PMDB)
25- MIRO TEIXEIRA (PROS)
26- AUREO (SD)
27- SERGIO ZVEITER (PSD)
28- AROLDE DE OLIVEIRA (PSD)
29- RODRIGO MAIA (DEM)
30- CHICO D'ANGELO (PT)
31- CABO DACIOLO (PSOL)
32- LUIZ SÉRGIO (PT)
33- ALEXANDRE SERFIOTIS (PSD)
34- DELEY (PTB)
35- SORAYA SANTOS (PMDB)
36- BENEDITA DA SILVA (PT)
37- PAULO FEIJÓ (PR)
38- MARCELO MATOS (PDT)
39- FERNANDO JORDÃO (PMDB)
40- FRANCISCO FLORIANO (PR)
41- MARCOS SOARES (PR)
42- ALTINEU CORTES (PR)
43- FABIANO HORTA (PT)
44- EZEQUIEL TEIXEIRA (SD)
45- LUIZ CARLOS RAMOS DO CHAPEU (PSDC)
46- ALEXANDRE VALLE (PRP)
Rio Grande do Norte
1- WALTER ALVES (PMDB)
2- RAFAEL MOTTA (PROS)
3- FABIO FARIA (PSD)
4- DRA ZENAIDE MAIA (PR)
5- FELIPE MAIA (DEM)
6- ROGERIO MARINHO (PSDB)
7- JÁCOME (PMN)
8- BETINHO ROSADO SEGUNDO (PP)
Rio Grande do Sul
1- LUIZ CARLOS HEINZE (PP)
2- DANRLEI DE DEUS GOLEIRO (PSD)
3- ALCEU MOREIRA (PMDB)
4- GIOVANI FELTES (PMDB)
5- ONYX LORENZONI (DEM)
6- PAULO PIMENTA (PT)
7- MARCO MAIA (PT)
8- AFONSO HAMM (PP)
9- BUSATO (PTB)
10- HENRIQUE FONTANA (PT)
11- MARIA DO ROSÁRIO (PT)
12- OSMAR TERRA (PMDB)
13- NELSON MARCHEZAN JUNIOR (PSDB)
14- MÁRCIO BIOLCHI (PMDB)
15- MARCON (PT)
16- GIOVANI CHERINI (PDT)
17- JERÔNIMO GOERGEN (PP)
18- SÉRGIO MORAES (PTB)
19- COVATTI FILHO (PP)
20- PERONDI (PMDB)
21- PEPE VARGAS (PT)
22- JOÃO DERLY (PC do B)
23- RENATO MOLLING (PP)
24- HEITOR SCHUCH (PSB)
25- BOHN GASS (PT)
26- FERNANDO MARRONI (PT)
27- CARLOS GOMES (PRB)
28- POMPEO DE MATTOS (PDT)
29- AFONSO MOTTA (PDT)
30- RONALDO NOGUEIRA (PTB)
31- JOSE STEDILE (PSB)
Rondônia
1- MARINHA RAUPP (PMDB)
2- MARCOS ROGERIO (PDT)
3- MARIANA CARVALHO (PSDB)
4- NILTON CAPIXABA (PTB)
5- LUCIO MOSQUINI (PMDB)
6- LUIZ CLAUDIO (PR)
7- EXPEDITO NETTO (SD)
8- LINDOMAR GARÇON (PMDB)
Roraima
1- SHÉRIDAN (PSDB)
2- JOHNATHAN DE JESUS (PRB)
3- REMIDIO DA AMATUR (PR)
4- EDIO LOPES (PMDB)
5- DR. HIRAN GONÇALVES (PMN)
6- ABEL GALINHA (PDT)
7- MARIA HELENA (PSB)
8- CARLOS ANDRADE (PHS)
Santa Catarina
1- ESPERIDIÃO AMIN (PP)
2- JOÃO RODRIGUES (PSD)
3- MAURO MARIANI (PMDB)
4- JORGINHO MELLO (PR)
5- PENINHA (PMDB)
6- PEDRO UCZAI (PT)
7- MARCO TEBALDI (PSDB)
8- JOÃO PAULO KLEINUBING (PSD)
9- JORGE BOEIRA (PP)
10- VALDIR COLATTO (PMDB)
11- DÉCIO LIMA (PT)
12- CESAR SOUZA (PSD)
13- CELSO MALDANER (PMDB)
14- RONALDO BENEDET (PMDB)
15- CARMEN ZANOTTO (PPS)
16- GEOVANIA DE SÁ (PSDB)
São Paulo
1- CELSO RUSSOMANNO (PRB)
2- TIRIRICA (PR)
3- PASTOR MARCO FELICIANO (PSC)
4- BRUNO COVAS (PSDB)
5- RODRIGO GARCIA (DEM)
6- CARLOS SAMPAIO (PSDB)
7- DUARTE NOGUEIRA (PSDB)
8- RICARDO TRIPOLI (PSDB)
9- SAMUEL MOREIRA (PSDB)
10- PAULINHO DA FORÇA (SD)
11- BALEIA ROSSI (PMDB)
12- EDUARDO CURY (PSDB)
13- MARCIO ALVINO (PR)
14- MAJOR OLIMPIO GOMES (PDT)
15- JORGE TADEU (DEM)
16- BRUNA FURLAN (PSDB)
17- LUIZA ERUNDINA (PSB)
18- VITOR LIPPI (PSDB)
19-  SILVIO TORRES (PSDB)
20- ANDRES SANCHEZ (PT)
21- IVAN VALENTE (PSOL)
22- MIGUEL HADDAD (PSDB)
23- ALEX MANENTE (PPS)
24- JEFFERSON CAMPOS (PSD)
25- GUILHERME MUSSI (PP)
26- ARNALDO JARDIM (PPS)
27- MARA GABRILLI (PSDB)
28- MISSIONÁRIO JOSÉ OLÍMPIO (PP)
29- VANDERLEI MACRIS (PSDB)
30- ZARATTINI (PT
31- ANTONIO BULHÕES (PRB)
32- ARLINDO CHINAGLIA (PT)
33- ELI CORRÊA FILHO (DEM)
34- ROBERTO ALVES (PRB)
35- ANA PERUGINI (PT)
36- GILBERTO NASCIMENTO (PSC)
37- VICENTE CÂNDIDO (PT)
38- PAPA (PSDB)
39- MILTON MONTI (PR)
40- FLORIANO PESARO (PSDB)
41- RICARDO IZAR (PSD)
42- ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB)
43- EDINHO ARAUJO (PMDB)
44- NELSON MARQUEZELLI (PTB)
45- PAULO TEIXEIRA (PT)
46- PAULO FREIRE (PR)
47- ALEXANDRE LEITE (DEM)
48- EVANDRO GUSSI (PV)
49- LUIZ LAURO FILHO (PSB)
50- OTA (PSB)
51- NILTO TATTO (PT)
52- HERCULANO PASSOS (PSD)
53- GOULART (PSD)
54- ORLANDO SILVA (PC do B)
55- FLAVINHO (PSB)
56- VICENTINHO (PT)
57- WALTER IHOSHI (PSD)
58- RENATA ABREU (PTN)
59- VALMIR PRASCIDELLI (PT)
60- JOSÉ MENTOR (PT)
61- EDUARDO BOLSONARO (PSC)
62- VINICIUS CARVALHO (PRB)
63- ROBERTO DE LUCENA (PV)
64- DR SINVAL MALHEIROS (PV)
65- CAPITÃO AUGUSTO (PR)
66- SERGIO REIS (PRB)
67- MIGUEL LOMBARDI (PR)
68- BETO MANSUR (PRB)
69- MARCELO SQUASONI (PRB)
70- FAUSTO PINATO (PRB)
Sergipe
1- ADELSON BARRETO (PTB)
2- LAÉRCIO OLIVEIRA (SD)
3- FÁBIO MITIDIERI (PSD)
4- FÁBIO REIS (PMDB)
5- VALADARES FILHO (PSB)
6- PASTOR JONY (PRB)
7- JOÃO DANIEL (PT)
8- MENDONÇA PRADO (DEM)
Tocantins
1- DULCE MIRANDA (PMDB)
2- IRAJÁ ABREU (PSD)
3- JOSI NUNES (PMDB)
4- VICENTINHO JUNIOR (PSB)
5- CESAR HALUM (PRB)
6- CARLOS GAGUIM (PMDB)
7- LÁZARO BOTELHO (PP)
8- PROFESSORA DORINHA (DEM)
Fonte: G1