segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Secretario de Gestão do Ministério da Saúde Dr. Odorico Monteiro participa de reunião em Icapuí com Prefeito Jerônimo Reis


Em reunião na Secretaria de Saúde de Icapuí, neste domingo, 29 de abril, com a presença do Secretario de Gestão do Ministério da Saúde Dr. Odorico Monteiro, o Prefeito Jerônimo Reis, o Secretario Municipal de Saúde Osmar Nunes, a Diretora do Hospital  Lourdinha, o Assessor José Valdir e o vereador Sérgio Araujo.
 Dr. Odorico visitou as instalações do hospital e maternidade e constatou melhorias na estrutura como também a reativação dos serviços de Raios-X, Laboratório Clinico. Mediante o compromisso do Prefeito Municipal de agilizar as ações na área da saúde foi firmado o compromisso de reabrir o Hospital Municipal de Icapuí e a Maternidade deste município até o final do mês de Junho.
Foi também firmado compromisso da emissão da ordem de serviços da construção das Unidades Básicas de Saúde de Nova Belém, Barreiras e Peixe Gordo como também das duas academias de saúde Morro alto e Mutamba.


Constatou que já foram feitos grandes avanços na saúde e que com pequenos investimentos, já temos condições de oferecer um hospital capaz de internar e também de realizar partos normais no próprio município de Icapuí. O prefeito Jerônimo se comprometeu de trabalhar prioritariamente nas questões voltadas a saúde de Icapuí, pois ele sabe que a gestão passada sucateou todo o sistema de saúde, chegando ao ponto de acabar com os atendimento de Internações, Partos, Raio X, Exames Laboratoriais, falta de medicamentos e até transporte para os pacientes do município.

Enviado por e-mail  José Valdir Rodrigues <jose.valdir@hotmail.com>;

 

PT de Icapuí realiza evento com filiados e simpatizantes



O Partido dos Trabalhadores realizou no final da tarde para o início da noite desta segunda-feira (30/04) um encontro, que contou com as presenças do deputado federal José  Nobre Guimarães/PT e do estadual Dedé Teixeira/PT, do prefeito de Icapuí Jerônimo Reis, do vice-prefeito Vicente de Paulo Braga, dos vereadores  do PT local, Eurivan de Paula Sérgio Araújo e Felipe Maia e do vereador do PSD Gilson Segundo.
O evento contou ainda com as presenças de vários secretários da municipalidade, chefes de departamentos, funcionários públicos, bem como da presença marcante de várias lideranças do partido nas  diversas comunidades do município de Icapuí.
O objetivo do evento serviu para informar aos presentes sobre várias ações e projetos e  destinados ao nosso município, além de construir uma pautada  de acordo com conjuntura política atual e ainda sobre as possíveis articulações políticas para o pleito municipal de 2012.  
O local do encontro aconteceu no CJC (antigo Club Recreativo de Icapuí).
  

Brizola Neto é o novo Ministro do Trabalho. Lupi e Figueiredo perdem força


O deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) aceitou convite da presidente Dilma e é o novo titular do Ministério do Trabalho. A posse dele ocorrerá às 11 horas desta quinta-feira.
“A presidenta manifestou confiança de que Brizola Neto, ex-secretário de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, ex-vereador e deputado federal pelo PDT, prestará grande contribuição ao país”, diz nota oficial da pasta.
Brizola Neto é o mais novo entre todos os ministros: aos 33 anos, assume o cargo deixado pelo presidente de seu partido, Carlos Lupi, afastado após uma série de denúncias de corrupção na pasta. A decisão foi tomada na véspera do 1º de maio, para resolver um impasse que se estendia desde o fim do ano passado. Antes de convidar Brizola Neto, Dilma conversou com o Lupi e acertou a nomeação.
Havia resistências ao seu nome no grupo de Carlos Lupi. No Ceará, o presidente regional do PDT, deputado federal André Figueiredo, não apostava muito nessa opção.
Fonte: Folha de SP

domingo, 29 de abril de 2012

"TV Folha" destaca vídeos inéditos do caso Cachoeira; veja íntegra do programa


 A edição deste domingo do "TV Folha" começa exibindo vídeos que revelam o envolvimento de policiais federais com o empresário de jogos Carlinhos Cachoeira, alvo de CPI instalada na semana passada.
Veja todas as matérias do "TV Folhaaqui.
Ainda no primeiro bloco, o programa mostra os bastidores da reunião em que socialites dos Jardins , em São Paulo, ligaram para ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir agilidade no julgamento do mensalão. Elas disseram se sentir traídas pelo senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), alvo da operação que investiga o grupo de Cachoeira.
Dez anos depois do filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, o "TV Folha" também mostra como vivem os atores que participaram do longa.
Já no segundo bloco, reportagem mostra os efeitos da seca no sertão do Nordeste. Embora o aumento da renda e do crédito tenham permitido o acesso a bens duráveis, a população ainda enfrenta dificuldades para sobreviver à estiagem.
Outro destaque é a nova lei das calçadas em São Paulo, abordada pelos colunistas Jairo Marques e Barbara Gancia. A jornalista foi às ruas para mostrar os principais riscos que o paulistano corre ao sair de casa.
O terceiro bloco do "TV Folha" exibe um ensaio da "Serafina" no qual cantores da nova geração revivem capas de discos lendários da música brasileira.
Fonte: Folha de SP

Gastronomia: Pratos feitos com legume produzidos em Icapuí


A nossa região tem uma rica biodiversidade e o desenvolvimento de uma gastronomia como patrimônio cultural imaterial deve estar vinculada à apropriação dessa riqueza. O jornalista italiano Carlo Petrini, fundador do Slow Food, declarou em sua última visita: “ o Brasil não tomou posse do seu potencial gastronômico e de seu patrimônio alimentar; e o grande salto para o desenvolvimento do setor é a união da gastronomia com a agricultura local”.

As técnicas culinárias consagradas universalmente representam um patrimônio da humanidade, disponíveis para serem utilizadas em qualquer quadrante do planeta. Dentro desse cenário podemos unir insumos e produtos locais, nossos hábitos e costumes às mais tradicionais e reconhecidas técnicas e receitas para ofertar criativos pratos com a marca regional. Aqui, apresentamos dois exemplos:

PRATO 1

Camorim é o nome do robalo na costa cearense. Quando utilizamos o missô (pasta da soja) somada à cachaça estamos substituindo o aguardente de cana de açúcar pelo saquê num clássico molho da cozinha oriental. Observem o resultado, especialmente, quando o pescado vem acompanhado por abobrinhas coloridas produzidas em Icapuí.

PRATO 2

Já esta receita é uma soma de culinárias distintas. Uma variante de uma salada grega tradicional unida a um milenar molho andino, usado no ceviche. Aqui, o queijo feta grego foi substituído pelo excelente queijo coalho diet produzido pela Sabor & Vida, de Maranguape. Quanto aos tomates doces do mediterrâneo, fomos nos abastecer daqueles tomates produzidos nas terras de Icapuí, um primor. Também produzidos no litoral sul do Ceará são os pepinos holandês (mais digestivos) e as abobrinhas coloridas. Da tradicional cebola roxa regional convocamos seus sabores e cores, abrem o apetite. A proteína vem dos camarões de cativeiro, ambientalmente corretos e representantes das corretas praticas de cultivos. Quanto ao molho, uma soma criativa de pimentas, gengibre, alho e limão. Harmoniza com um legítimo espumante nacional.

Fonte: Jornal O POVO

Um em cada quatro professores da educação básica não tem diploma de ensino superior


Aproximadamente 25% dos professores que trabalham nas escolas de educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Apesar de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela universidade – eram mais de 530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o magistério não é uma carreira atraente.
“Isso mostra que as pessoas estão indo lecionar como última opção de carreira profissional. Poucos profissionais bem preparados se dedicam ao magistério por vocação, uma vez que a carreira não aponta para uma boa perspectiva de futuro. Os salários são baixos, e as condições de trabalho ruins”, explica.
A maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na educação infantil. Nas salas de aula da creche e pré-escola, eles são 43,1% do total. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, percentual que cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º ano). No ensino médio, os profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.
Para a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é um “grande equívoco pedagógico” colocar os professores menos preparados para atender as crianças mais novas. “No mundo inteiro é exatamente o contrário, quem trabalha na primeira infância tem maior titulação. Quando o professor entra na rede vai para a educação infantil quase como que um ‘castigo’ porque ela não é considerada importante. Mas, na verdade, se a criança começa bem sua trajetória escolar, as coisas serão bem mais tranquilas lá na frente”, pondera.
(Agência Brasil)
Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Exercícios abdominais podem provocar orgasmo em mulheres, diz pesquisa

Ir à academia e fazer a série de abdominais não é tão ruim para muitas pessoas. Segundo pesquisa divulgada em março, a prática de exercícios em academia pode provocar orgasmo em mulheres.


Segundo a pesquisadora Debby Herbenick, da Universidade de Indiana, 33% das mulheres que praticam algum tipo de exercício já tiveram orgasmo. Herbenick fez uma pesquisa com 370 mulheres com idade entre 18 e 63 anos que já tiveram alguma "experiência sexual" durante exercícios físicos.
Após selecionar as mulheres, Herbenick enviou um questionário online no qual as mulheres deveriam responder o tipo de prazer percebido durante a prática de exercícios físicos. Foram 246 respostas positivas para "algum prazer sexual" durante exercício físico. As outras 124 mulheres responderam que já chegaram ao orgasmo.
De acordo com o levantamento de Herbehick, o prazer provocado pelo exercício físico não chega a ser um fenômeno raro. Entre todas as mulheres pesquisadas, 40% responderam que a sensação já aconteceu mais de 11 vezes ao longo da vida.
Mas não é que as mulheres procurem a academia ou outro locais de exercício pensando nisso. O estímulo sentido pelas mulheres é, segundo a pesquisa, involuntário. Segundo a pesquisadora Debby Herbenick, que continua pesquisando orgasmos, o prazer no exercício físico é chamado "coregasmos". Nome se deve aos músculos abdominais do “core”.
Entre os exercícios mais estimulantes está o abdominal. O esforço físico nessa posição e a repetição dos movimentos estavam relacionadas às primeiras experiências de 45% das mulheres entrevistadas. Outros exercícios relacionados são a bicicleta ou spinning (19%), subir em cordas (9,3%), levantar peso (7%) e corrida (7%). Também há relatos, entre as respostas, de sensações de prazer em aulas de yoga, natação e aeróbica.
Para a pesquisadora, o prática de exercícios pode ajudar a melhorar a vida sexual das mulheres.
Exercícios garantem mais disposição
Daffany Dantas, 22, pedagoga, pratica musculação há cerca de 1 ano.  Ela explicou que nunca sentiu prazer sexual durante os exercícios, mas acha bem provável  esse tipo de  sensação durante o treino.
De acordo com a professora,  alguns aparelhos  fazem com que a pessoa fique em posições que favoreçam o estímulo sexual ao entrar em contato com o corpo da mulher. Ela cita a bicicleta ergométrica como exemplo.
Para Dafanny, os exercícios auxiliam na vida sexual da mulher.  “A musculação dá mais flexibilidade e disposição durante o ato sexual. Você  se sente menos cansada depois do sexo”, explicou.
Dafanny diz que não malha por obrigação, mas porque se sente bem com os exercícios.  Ela afirma que é vaidosa e se preocupa muito com a aparência física. “Às vezes sinto preguiça de ir para a academia, mas isso só acontece quando não me alimento bem durante o dia”, finaliza a pedagoga.
Leitora, o portal O POVO Online pergunta: para você, ir à academia é um prazer ou você vai por obrigação?
Fonte: O POVO Online

Ativistas protestam contra venda de jumentos do Brasil para a China

“O jumento é nosso irmão, ninguém tira ele daqui não!” Assim dizia o cartaz da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa-Ce), que na tarde deste sábado realizou um protesto acompanhado de abaixo-assinado, na Praça dos Estressados, contra um possível acordo para venda de jumentos do Brasil para a China.

Cerca de 50 pessoas participaram da manifestação. “O objetivo aqui é protestar contra a vivissecção”, disse a presidente da Uipa-CE, Geuza Leitão, se referindo à utilização de animais para experiências em laboratório.
 
Segundo Geuza, Brasil e China estariam costurando um acordo, sem conhecimento público, para que 300 mil jumentos nordestinos fossem enviados para o país asiático, onde seriam submetidos a experiências. “Estamos fazendo pressão para impedir esse acordo”, disse Geuza. Segundo ela, o protesto ocorreu simultaneamente em 50 cidades brasileiras e também da França, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Irlanda e Portugal.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, esteve presente ao ato.

O deputado disse que fez uma averiguação junto aos ministérios da Agricultura, das Relações Exteriores e de Indústria e Comércio. Documentos indicam, segundo ele, que dia 13 de fevereiro iniciou-se uma negociação entre Brasil e China sobre a questão dos jumentos.

“Próximo dia 7 uma missão do Ministério da Agricultura vai à China para debater acordos comerciais. Quando eles retornarem, vamos propor que se faça um amplo debate, através de audiência pública, para discute esse acordo e saber se ele foi assinado ou não”, disse Gomes de Matos

Marcos Robério 
Fonte: Portal O POVO Online

sábado, 28 de abril de 2012

Associação de Moradores da Barrinha convida prefeito para reunião na comunidade


A Associação dos Moradores da Barrinha através do seu presidente Cláudio Roberto, convidou o prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, para uma reunião hoje à noite (28/04)  com os moradores da localidade, onde irá   tratar de assuntos de interesse da comunidade da Barrinha, como por exemplo: a continuidade das casas (conjunto habitacional), a falta d’água do SAAE e a problemática da Educação Infantil (retorno do CEI para a Barrinha). A reunião vai acontecer no galpão da AMBA, do projeto mulheres de corpo e algas, previsto para as 19 horas.



Ceará lidera acompanhamento de frequência escolar do Bolsa Família


Técnicos municipais têm até hoje para registro de crianças e adolescentes entre 6 e 7 anos.
Por: Luciano Augusto
O Ceará lidera o relatório parcial do Ministério da Saúde (MEC) no monitoramento da contrapardida do programa Bolsa Família. Para manter o benefício, crianças e jovens com até 15 anos precisam assistir no mínimo 85% das aulas e adolescentes de 16 e 17 anos, pelo menos 75%.
Em todo o país cerca de 76% dos alunos de 6 a 15 anos atendidos pelo Programa Bolsa Família tiveram a frequência escolar registrada até 25 de abril no sistema do Ministério da Educação (MEC).
As informações constam do relatório parcial sobre a presença às aulas no bimestre de fevereiro e março. Os técnicos municipais têm até 28 de abril para registrar a frequência de 16,2 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.
Crianças e adolescentes de até 15 anos precisam frequentar 85% das aulas e jovens de 16 e 17 anos, pelo menos 75%, para manter o benefício.
Segundo o MEC, em fevereiro e março foram acompanhados 76,18% dos estudantes entre 6 e 15 anos e 66,17% dos de 16 e 17 anos, o que significa monitoramento de 12,2 milhões de crianças e adolescentes.
De acordo com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS, o descumprimento dessa contrapartida por cinco períodos leva ao cancelamento do benefício.
Além da frequência à escola, os beneficiários precisam manter a agenda de saúde em dia. Nesse caso, o acompanhamento é semestral e o prazo termina em 29 de junho.
Quanto maior a taxa de acompanhamento, segundo a Senarc, mais elevado será o indicador de educação e de saúde para cálculo do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), recurso financeiro mensal repassado pelo MDS para apoiar as ações administrativas do Bolsa Família no município.
Fonte: Ceará Agora

Ceará vai receber R$ 200 milhões para combate aos efeitos da estiagem


IMG_1091O Governador Cid Gomes participou nesta sexta-feira (27) da 14ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), que aconteceu no Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE). O encontro, conduzido pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ocorreu na mesma semana em que a presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou medidas para o combate aos efeitos da estiagem no Nordeste brasileiro. A pauta do Condel foi a oportunidade para dar encaminhamentos práticos ao que foi deliberado na reunião com a Presidenta. Foi firmado o convênio no valor de R$ 199,9 milhões para atender 222.300 pessoas da zona rural no Ceará com sistemas de abastecimento de água e mais 55.429 pessoas serão beneficiadas com cisternas. Na ocasião, Cid Gomes convidou o Ministro para lançar na próxima quarta-feira (2) o Comitê de Combate à Seca do Estado.

A reunião começou com o lançamento uma linha de crédito emergencial de R$ 1 bilhão  do Fundo de Financiamento do Nordeste( FNE) para atendimento às empresas e empreendedores atingidos pela escassez de água. Esta linha especial atinge também os agricultores familiares e produtores rurais de maior porte. "É importante dizer que a  linha de crédito especial está sujeita à declaração de situação de emergência por parte dos Municípios", esclareceu o governador Cid Gomes. Também foram criados o Comitê Integrado de Combate à Seca e os Comitês Estaduais de Combate à Seca.

Sobre o Programa Água Para Todos nos Estados, houve a assinatura dos convênios e a criação do comitê Gestor do Programa Água para Todos. Estão inclusos no convênio, somente para o Ceará, 14.228 cisternas de polietileno e 1.500 sistemas de abastecimento de água.

IMG_1120O financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste(FNE) também foi deliberado durante a reunião.Foram votadas as proposições que tratam do relatório de avaliação das ações do FNE no primeiro semestre de 2011; do Programa de Aplicação dos recursos do FNE para o exercício de 2012; da alteração nas prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para o Exercício de 2012, e da alteração promovida pela Portaria MI nº 118, de 07 de março de 2012, que estabeleceu vedações a setores contidos nas diretrizes e orientações gerais ao Programa de Aplicação do Fundo para o exercício de 2012.

Outros assuntos tratados e debatidos pelos conselheiros estão o Projeto de Lei e da Exposição de Motivos referentes ao encaminhamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) ao Congresso Nacional.  Também estiveram presentes à reunião os Governadores Eduardo Campos, de Pernambuco; Teotônio Vilella, de Alagoas; Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; Ricardo Coutinho, da Paraíba; Marcelo Déda, de Sergipe. O Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Jurandir Santiago também participou.

27.04.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898
Fonte: Site Oficial do Governo do Ceará

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Polícia Militar realiza Operação na cidade de Icapuí com ajuda de um Helicóptero



Ontem, dia 26/04, a Polícia Militar de Icapuí fez uma operação como meio de prevenção. A Instituição teve o apoio do helicóptero da Policia Militar do Ceará, que esteve durante todo o dia na cidade de Icapuí realizando vôo de reconhecimento.
Vale ressaltar, que a Polícia Militar de Icapuí passou alguns dias mapeando a cidade e os locais críticos, e tudo isso foi repassado para o CIOPAER, que deu total apoio e trouxe um pouco mais de segurança para Icapuí. A Operação foi batizada como "Icapuí Seguro".

Estiveram presentes nesta operação o Cabo Teófilo Comandante do Destacamento de Icapuí, Cabo Carlos e o Capitão Hermilson Comandante de Aracati.
Uma notícia ótima para nosso município é que o Cabo Teófilo, está lutando para trazer outras unidades de elite para o nosso município, bem como juntar as Polícias do Rio Grande e Ceará para trabalhar juntas no combate a criminalidade.
Deus abençõe a todos os cidadãos de Icapuí é o que desejo.

Um abraço a todos os cidadão Icapuienses
CB PM Teófilo
Notícia enviada via email pelo CB Teófilo
Visto no blog Peixe Gordo News

Secretaria de Educação e Cultura e sua Identidade Grupal

A Secretaria da Educação e Cultura de Icapuí – SEMEC está chegando na reta final dos encontros, com seus funcionários, sobre a Identidade Grupal. Há meses os funcionários se encontram, sempre às segundas-feiras, para discutirem as diferenças individuais, e a partir disso, identificar: Quem é o grupo da Secretaria da Educação? O que o grupo quer?
Os encontros são momentos de descontração, reflexão e crescimento, nos quais cada funcionário é protagonista na construção da equipe que quer ver a educação crescer.

Diretores e Coordenadores – Vez e Voz

Todos os meses reúnem-se no Auditório da SEMEC, o Departamento da Educação Básica, Coordenadores Escolares, Diretores e Coordenadores dos Centros de Educação Infantil, juntamente com o Secretário Mário, para discutirem as questões administrativas e pedagógicas das unidades de ensino. Na oportunidade, todos apresentam suas dificuldades e possíveis soluções. O interessante nisso tudo, é que o Secretário sempre está presente aos encontros para ouvir os representantes escolares e encaminhar as soluções.

Sistema de cotas é constitucional, diz STF


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, na noite de ontem, por unanimidade



Supremo Tribunal Federal (STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem por unanimidade que o sistema de cotas raciais em universidades é constitucional. O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, iniciou seu voto --o último dos ministros-- antecipando que acompanha o voto do relator Ricardo Lewandowski. O julgamento tratou de uma ação proposta pelo DEM contra o sistema de cotas da UnB (Universidade de Brasília), que reserva 20% das vagas para autodeclarados negros e pardos.

Ayres Britto disse durante o voto que os erros de uma geração podem ser revistos pela geração seguinte e é isto que está sendo feito. Em um voto de quase duas horas, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou na quarta-feira que o sistema de cotas em universidades cria um tratamento desigual com o objetivo de promover, no futuro, a igualdade. Para ele, a UnB cumpre os requisitos, pois definiu, em 2004, quando o sistema foi implantado, que ele seria revisto em dez anos. “A política de ação afirmativa deve durar o tempo necessário para corrigir as distorções.”
Luiz Fux foi o segundo voto a favor das cotas raciais. Segundo Fux, não se trata de discriminação reservar algumas vagas para determinado grupo de pessoas. “É uma classificação racial benigna, que não se compara com a discriminação, pois visa fins sociais louváveis”, disse. A ministra Rosa Weber também seguiu o voto do relator. Para ela, o sistema de cotas visa dar aos negros o acesso à universidade brasileira e, assim, equilibrar as oportunidades sociais.
Histórias pessoais
O quarto voto favorável foi da Ministra Cármen Lúcia, que citou duas histórias pessoais sobre marcas deixadas pela desigualdade na infância. Em seu voto, o ministro Joaquim Barbosa citou julgamento da Suprema Corte americana que validou o sistema de cotas para negros nos Estados Unidos, ao dizer que o principal argumento que levou àquela decisão foi o seguinte: “Os EUA eram e continuam a ser um país líder no mundo livre, mas seria insustentável manter-se como livre, mantendo uma situação interna como aquela”.
Peluso criticou argumentos de que a reserva de vagas fere o princípio da meritocracia. “O mérito é sim um critério justo, mas é justo apenas em relação aos candidatos que tiveram oportunidades idênticas ou pelos menos assemelhadas”, disse. “O que as pessoas são e o que elas fazem dependem das oportunidades e das experiências que ela teve para se constituir como pessoa.”
Distorções e perversões
O ministro Gilmar Mendes também votou pela constitucionalidade das cotas em universidades, mas fez críticas ao modelo adotado pela UnB. Ele argumentou que tal sistema, que reserva 20% das vagas para autodeclarados negros e pardos, pode gerar “distorções e perversões”. Celso de Mello disse, durante seu voto, que ações afirmativas estão em conformidade com Constituição e com Declarações Internacionais subscritas pelo Brasil. Marco Aurélio Mello também seguiu o relator e votou pela constitucionalidade do sistema de cotas. Dias Toffoli não participou do julgamento por ter dado um parecer no processo quando era da Advocacia-Geral da União.
Fonte: Jornal O Estado

ICAPUÍ: Encontro Regional dos Polos de Pesca e Aquicultura do CE e RN


“Educação Inclusiva para comunidades de pescados e aquicultores do Brasil, é possível?”. Esse é o tema do Encontro Regional dos Polos/Telecentro dos Cursos de Pesca e Aquicultura do Ceará e Rio Grande do Norte. Com sede em Icapuí e data marcada para 04 de maio,  o objetivo do Encontro é promover a troca de experiências e conhecimento nas áreas de pesca e aquicultura, visando estabelecer metas de educação inclusiva nas comunidades de pescadores das cidades integrantes dos Polos e Telecentros Maré dos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura.
O evento, que acontecerá na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Icapuí é uma parceria da Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Icapuí – SECITECI, com o Instituto Federal do Paraná por meio do Polo de Apoio Presencial dos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura do Ceará e Rio Grande do Norte, Associação Monsenhor Diomedes e Sindicatos dos Pescadores de Icapuí/CE, entre outras entidades envolvidas com o desenvolvimento da pesca e aquicultura.
A Secretaria fica na Av. Enoque Carneiro, S/N – Cajuais – Icapuí
Para maiores informações:
Contatos: (88) 9404-8107 / 8116-8356 (Kamundo) / (88) 8825-4255 / 8119-8087 (Domingos Sávio)
Fonte: Blog Diário Vale do Jaguaribe/DN

quinta-feira, 26 de abril de 2012

José Aírton diz que Icapuí perde dois grandes ícones de luta da nossa emancipação


O deputado federal José Airton usou a tribuna, nessa quarta-feira (25/04), para prestar sua última homenagem a dois ícones de Icapuí na histórica luta pela emancipação do município. 


“Venho aqui com profundo pesar me solidarizar com o prefeito de Icapuí Jerônimo Reis e a toda a sua família. O Prefeito perdeu seu pai nessa noite do dia 20 de abril, o querido Jerônimo de Sousa. Ele faleceu em Mutamba, localidade onde o residia. Era muito querido e respeitado, um dos pioneiros evangélicos da Assembleia de Deus em Icapuí”, disse.
“Também deixo meu pesar para a família do Professor Luis Cirino. Ele ensinou mais de 30 anos na comunidade de Tremembé e Ibicuitaba, um homem presente nos diversos momentos da história da sua comunidade e das comunidades vizinhas. O Professor foi um dos baluartes, com suas ideias progressistas, para emancipação da minha querida cidade de Icapuí, no Ceará, com quem tive uma grande relação de amizade, respeito e consideração. Ele morreu aos 71 anos e deixou como viúva dona Luzimar e quatro filhos: Fernando, Francisco, Lourdes Bernadete e Ângela Maria e netos. Que Deus receba o Professor Luis e o seu Toinho e que o Senhor abençoe e console as duas famílias nesse momento de dor e perda”.

Fonte: Site do Dep. Federal José Aírton/PT

PSDB diz estar agindo sobre situação do deputado Teo Menezes no partido


Sobre a situação partidária do deputado estadual Teo Menezes (PSDB), com nome envolvido no “Escândalo dos Banheiros” e, agora, licenciado do Poder Legislativo, o PSDB do Ceará mandou a seguinte nota par o Blog:
Caro Eliomar de Lima
Vimos, por meio deste, esclarecer que, desde o ano passado, a Executiva Estadual do PSDB vem adotando providências, através das vias legais (mandou documentos), para solucionar a situação do deputado estadual Téo Menezes no partido, após algumas incursões no sentido de o então parlamentar pedir sua desfiliação.
Em novembro de 2011, a nossa juventude entrou com representação contra o então deputado junto ao Conselho de Ética do partido, por conta do suposto envolvimento do parlamentar no caso dos “banheiros”. Ao pesquisar a situação do mesmo junto à sigla, a Executiva  Estadual constatou que o deputado não era mais filiado desde 2009.
Diante da informação, o PSDB-CE enviou ofício à corregedora do TRE, desembargadora Iracema do Vale, solicitando o histórico de filiação do então deputado. Como resposta obteve que foram encontrados dois registros de filiação do parlamentar, um de 2002 com exclusão em 2009 e outro de 2003 com erro de processamento.
Com base em tais informações o PSDB solicitou, em dezembro do ano passado, ao Ministério Público Eleitoral, através do procurador Márcio Torres, abertura de investigação sobre a estranha condição de filiado do então deputado. Desde então o PSDB aguarda resposta para poder agir com base legal sobre o caso.
Atenciosamente,
PSDB do Ceará.
Fonte: Blog do Eliomar

Confira os últimos concursos públicos divulgados e não perca o prazo para se inscrever