domingo, 31 de julho de 2011

Show de Cidade Negra foi muito aplaudido pelos acampados

Em clima de muita paz e festa, a banda carioca Cidade Negra chegou ao Palco Latino antes da meia noite e fez a platéia cantar em coro e sair do chão.
Cidade Negra fez grande show no segundo dia de Acampamento.
Foto: José Vital - TEIA DIGITAL
Milhares de pessoas lotaram a Praia de Tremembé em Icapuí-Ceará para ver a banda Cidade Negra tocar. Foi um show muito participativo e empolgante. Toni Garrido tinha o nome do evento e do lugar na ponta da língua e agradeceu à multidão por estar ali.

Ele chegou a mencionar "as incríveis amizades para a vida toda" que se pode fazer num acampamento como este. E tinha uma música para embalar sua fala. Para cada dito, um canto acompanhado em unísono pela multidão. Mãos pra cima, pulos e gritos e o chão vibrando de tanta atividade.

Na lista de músicas, antigos sucessos ganharam uma abordagem diferente nos arranjos. A banda botou a platéia pra cantar e dançar muito e também apresentou algumas canções inéditas. Mas o que fez o povo vibrar, foram os já conhecidos hits, como Girassol, Estrada e Onde você mora.

Com direito a duas saideiras, Bino, Lazão e Toni despediram-se de Tremembé e já deixaram saudade.


Extraído do bog http://www.acampamentoicapui.com.br 

Onde homens valem menos que bois

Entrevista com um escravo

Marabá, sexta-feira. O sol da manhã confirma a época da seca e anuncia o calor que virá durante a tarde. Atrás do muro alto em uma rua de terra à margem de um córrego, fica o abrigo da Comissão Pastoral da Terra chamado “cabanagem”. Trata-se de um espaço feito para receber trabalhadores em situação de risco. O nome faz referência à revolta de negros e índios ocorrida na Amazônia no período regencial.

João me aguarda para a conversa. Ele saiu do Maranhão em novembro para procurar emprego no Pará. Deixou para trás a mulher e um casal de filhos. Acabou aliciado por um “gato”. Trabalhou seis meses praticamente sem receber, por causa da dívida na cantina. Um dia sofreu um acidente. Pediu as contas, a dona da fazenda, de nome Clara, disse que não tinha o que lhe pagar. Ele amea-çou ir à Justiça. Ela retrucou: “Rapaz, se tu quiser ir, tu pode ir. Porque na minha fazenda quem manda é eu, não é a polícia-”. Fugiu com 200 re-ais no bolso.

Leia mais:

Pergunto qual era o trabalho dele na fazenda.

“Era cortando juquira (erva daninha que atrapalha o pasto) e ajudante de fazer cerca na fazenda.”

Fazia isso no Maranhão?

“Não, vim fazer aqui.”

O que é a cantina?

“É onde vende bota, foice, arroz, feijão, óleo, essas coisas assim de fazenda, sabe? Café, açúcar, sabão.”

Eles cobravam?

“Cobravam. Olha, lá no barraco que eu tava, nem energia não tem. O litro de óleo que a gente compra lá, tudo vai pra nota, pro caderno. A água lá onde os meninos estão é água de rio. E lá onde eu tava é um córrego, desse córrego ela botou um cano e encostou uma mangueira da grossura de um dedo nesse cano para puxar água pro pneu. Nesse pneu, o gado bebe, a gente toma banho, bebe e também tira para fazer comida.”

Quantas pessoas estão trabalhando?

“Nós tem cinco pessoas lá cortando juquira, tem dois vaqueiros e o rapaz encarregado do serviço.”

O que a fazenda produz?

“Só gado mesmo. É uma fazenda de gado.”

É grande?

“É. Praticamente só de juquira que ela queria fazer esse ano é 100 alqueires.”

O que ela tinha prometido pagar?

João saiu do Maranhão para ser escravizado no Pará
“Ela pagava 25 reais a diária. E pra mim, nesses oito meses, ela me pagou 500 reais: 300 pelo trabalho e 200 pela indenização da minha mão, para eu poder ir embora. Foi a primeira vez que eu vim fazer a denúncia aqui. Porque isso não é correto. Eu vim do Maranhão para trabalhar, sem carteira assinada, trabalho seis meses, o cara me aleija, por culpa dela, aí ela não me paga direito, e ainda fala que é muito caro. Ela falou pra mim que eu tô caro pra ela, ó.”

Como saiu da fazenda?

“Saí escondido.”

Como?

“Eu só falei pro seu Ronaldo (o aliciador): ó seu Ronaldo, eu vou denunciar a fazenda, porque a gente não tá recebendo nada. Ele não queria que eu viesse porque ele ficou com medo de pegar para ele, porque ele que tava devendo. Eu expliquei: olha, senhor, eu não tô indo denunciar você, eu tô indo denunciar a fazenda. Porque é a fazenda que tá devendo nós todos.”

Ele ficou com medo de quê?

“Ele ficou com medo, assim, porque ele não tinha costume. Como eu também não tenho. Mas eu sei que é errado e eu vim procurar o direito.”

Como era a cantina?

“A cantina é dentro da sede mesmo. Um dia morreu uma vaca, às 8 horas da manhã, engatada no arame. Quando o vaqueiro achou, era 6 horas da tarde, e urubu já tinha furado a vaca. Aí ela (a dona da fazenda) mandou limpar e vender a carne toda para os que pegaram serviço. A vaca tava empazinada já. Uns 15 ou 20 dias, foram pegar um gado, e aí quebrou um boi. Quebrou um boi e passaram três dias lá dentro do pasto com o boi quebrado. Com três dias o boi morreu. Ela fez o mesmo, mandou limpar e vender de novo.”
Ela vendeu por quanto?

“Cinco reais o quilo.”

Como se paga?

“Na conta. Trabalhou um rapaz lá, que ele pegou um quarto de um boi, e não teve com o que pagar. Pois ela botou na conta do seu Ronaldo para ele pagar. Sendo que não tinha nada a ver, e ela passou para ele pagar.”

Vocês pagavam?

“Não, a gente não pagava. A gente só trabalha mesmo para comer. Lá -realmente é uma escravidão muito séria, igual aquelas das antigas. Sabe como é? A gente trabalha para pagar o que come lá.”

Você não conseguia juntar dinheiro?

“Não, nunca consegui nada. Tá fazendo cinco meses que eu não boto nenhum centavo para a minha família. Seis meses que eu trabalhei e dois meses que eu fiquei parado sem poder trabalhar, até agora. Para você ver, a diferença desse braço aqui, que ele tá secando, comparando com esse aqui.”

O que aconteceu?

“É por causa do indivíduo que torou o tendão e os ossos aqui. Eu não tenho esse nervo aqui não. Foi o rapaz que torou, por causa da minha foice. Quando eu cheguei pro serviço, disse: ‘Seu Zé, me dá a minha foice, que tu pegou’. Ele disse: ‘Não, essa foice é minha. Rapaz, essa é minha, tu não conhece o que é teu?’ Aí ele, louco, né, fez ar de rir e disse: ‘Então pega a tua foice’. Na hora que eu levei a mão para pegar a foice, ele levou a foice de força assim. Até acredito que ele botou para torar foi o meu braço. Mas eu puxei, pegou esses três dedos aqui, mas só aleijou esses dois. Esses dois dedos aqui praticamente estão mortos, não tem como movimentar eles.”

A foice era de alguém ou da fazenda?

“Era minha, porque a fazenda não dá nada. Tudo é a gente que compra.”

Quanto pagou?

“Quinze reais.”

O saldo seria como?

“A gente trabalha numa diária, descontando 15, ai fica 10, né, porque é 25 a diária. Mas aí ficou por isso mesmo, porque nunca peguei dinheiro.”

E o resto dos 10 ia pra você ou tinha de pagar alguma coisa a mais?

“Qualquer coisa que pegava era descontado na diária, o gato acertava se a gente tivesse saldo. Como a gente nunca teve, ficou assim mesmo.”

E depois?

“Fui ao hospital. A dona da fazenda disse que pagava o que tinha de ser pagado. E se os dedos não voltassem ao normal, ela pagava os dedos. Mas ela não pagou nem os dias que eu tinha trabalho nem os que eu fiquei parado. A indenização dos dedos foi 200 reais. E ainda falou que era muito, que tava caro pra ela.”

Felipe Milanez para CartaCapital
Extraído do blog Pragmatísmo Político
http://pragmatismopolitico.blogspot.com/

sábado, 30 de julho de 2011

Escândalo pode virar CPI

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) vai protocolar o pedido no próximo dia 2 de agosto, quando os parlamentares voltam do recesso. Até agora, a Assembleia Legislativa não se manifestou sobre o caso

Heitor lembra que a base do governo é larga para barrar CPIs (JORGE ALVES, EM 22/03/2011)Heitor lembra que a base do governo é larga para barrar CPIs (JORGE ALVES, EM 22/03/2011)
O caso envolvendo Governo do Ceará, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o deputado Téo Menezes (PSDB) na construção de banheiros em associações do Interior do estado pode gerar abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual Heitor Férrer (PDT), que vai protocolar o pedido no próximo dia 2 de agosto, quando as atividades parlamentares voltam do recesso.

O pedetista explica que a investigação deve ocorrer porque o repasse das verbas não investidas partiu do Governo. “Nesse caso, a corrupção nasce dentro do Governo, que é quem tem a chave do cofre, quem liberou o recurso e quem não cumpriu o que está determinado no convênio”, justificou o opositor.

Ele ainda não começou a colher as 12 assinaturas necessárias para a instalação da comissão por conta das férias dos deputados, mas lembrou que a base do Governo é larga o suficiente para que o pedido não siga adiante. “Já apresentei três pedidos de CPI nesta legislatura (desde fevereiro) e todos foram enterrados”, lamentou.

Comissão
A Casa ainda não se manifestou sobre o caso, oficialmente. Durante as duas semanas de folga dos deputados, a Comissão de Recesso, formada por nove deles para responder pela Assembleia, não chegou a se reunir. O presidente da comissão, deputado Antônio Granja (PSB), explicou ao O POVO que o grupo somente se reuniria em caso de assunto de alta relevância, como uma crise no Governo.

“Essa aí até poderia ser, mas estamos esperando pelo desfecho, acompanhando na imprensa. Como o recesso é tão curtinho, a gente entende que a própria Mesa Diretora pode deliberar sobre isso”, afirmou.

O líder do Governo na Casa, deputado Antônio Carlos (PT), que também compõe a comissão, disse que mesmo o TCE sendo órgão vinculado à Assembleia, o afastamento de seu presidente, Teodorico Menezes, pressionado pelo caso, é uma questão do Tribunal. Quanto ao envolvimento do deputado tucano Téo Menezes na aparente irregularidade, o petista disse que espera que outros órgãos fiscalizadores apurem. “Um processo como esse requer cautela”, disse.

Além deles, compõem a Comissão: Dedé Teixeira (PT), elegado Cavalcante (PDT), Ronaldo Martins (PRB), Nenen Coelho (PSDB), Danniel Oliveira (PMDB), Gomes Farias (PSDC) e Júlio César Filho (PMN).

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Desde o dia 14 de julho, O POVO divulga o caso dos banheiros. Desde então, foram acionados o Ministério Público e a Controladoria-Geral do Estado para apurar. O presidente do TCE se licenciou por tempo indeterminado.

Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br
Fonte;http://www.opovo.com.br

Lula critica Serra e reafirma que Dilma é candidata

O ex-presidente reagiu à declaração do tucano José Serra, de que Lula deverá ser candidato a presidente em 2014. O petista destacou que Dilma Rousseff só não será candidata a um novo mandato se não quiser


Lula minimizou declaração de voto de Jobim em Serra (ABR)Lula minimizou declaração de voto de Jobim em Serra (ABR)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ontem ao ex-governador de São Paulo e candidato derrotado à Presidência em 2002 e 2010, José Serra (PSDB). Lula acrescentou que a candidata do PT à Presidência em 2014 é Dilma Rousseff.

“Serra deveria falar pelo PSDB, ele não está conseguindo resolver com Aécio (Neves) e quer resolver o problema do PT? O Brasil tem uma candidata em 2014 que é a Dilma. Só há uma hipótese de ela não ser a candidata: se ela não quiser”, disse o ex-presidente.

Em entrevista ao jornal espanhol El País, Serra disse que a probabilidade do ex-presidente disputar o Planalto em 2014 é muito alta e que o petista nunca deixou de estar em campanha. Lula disse não acreditar que a oposição possa contribuir com o governo. “Não acredito, é como jogador que está no banco de reserva, diz que está torcendo pelo companheiro, mas quer que ele se contunda. Quando a oposição disser que quer contribuir, é tudo ao contrário. Eles estão torcendo para voltar a inflação e o desemprego aumentar”.

Sobre as prévias no PT para decidir os candidatos em 2012, o ex-presidente afirmou que cada cidade deve decidir se haverá ou não, e que São Paulo ainda não tem uma posição sobre o tema.

Lula disse ainda não acreditar numa reforma tributária geral e destacou que o ministro Guido Mantega (Fazenda) defende reformas pontuais.

O ex-presidente reiterou ainda que não considera que a carga tributária seja alta, que o que precisa melhorar é o gasto que é feito com o que é arrecadado.

Jobim
O ex-presidente disse ainda não ter ficado chateado com a declaração do ministro Nelson Jobim (Defesa) de que votou em Serra na última eleição presidencial, quando era ministro da Defesa de Lula. Jobim manteve o mesmo cargo com Dilma e foi também ministro da Justiça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

“Nunca me preocupei em perguntar aos meus amigos em que votam, o voto é sagrado e cada um vota em quem quer. O Jobim não foi convidado para o meu governo por causa do voto dele”.

Jobim deu entrevista na última terça-feira ao programa Poder e Política, realizado em Brasília pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL. Segundo ele, que é filiado ao PMDB, a presidente Dilma Rousseff já sabia de sua preferência.

Além de revelar o voto em Serra, Jobim disse que o tucano teria tomado as mesmas atitudes de Dilma se tivesse vencido a eleição e fosse confrontado com escândalos como os que derrubaram os ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Alfredo Nascimento (Transportes).

Na entrevista, Jobim respondeu a perguntas sobre vários temas. Falou, por exemplo, sobre sigilo eterno de dados públicos, documentos da ditadura que foram destruídos, relação de dissidentes do PMDB com o governo Dilma e a perda de poder do Ministério da Defesa sobre a Aviação Civil. (da Folhapress)

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

O ex-presidente Lula foi o principal responsável pela eleição de Dilma Rousseff e deixou o governo com a maior popularidade da história política brasileira. Já Dilma tem um começo de mandato extremamente atribulado.
Fonte:http://www.opovo.com.br

MP ouvirá Camilo, Cartaxo e Jurandir

Ao todo, 19 pessoas deverão depor, dentre secretário e ex-secretários de Estado, membros de associações e técnicos do Estado. O primeiro deles já foi ouvido ontem


Ministério Público começaram a tomar depoimentos ontem e esperam concluir em uma semana (DORA MOREIRA, ESPECIAL PARA O POVO)Ministério Público começaram a tomar depoimentos ontem e esperam concluir em uma semana (DORA MOREIRA, ESPECIAL PARA O POVO)

O Ministério Público Estadual (MPE) listou os nomes das pessoas que podem estar envolvidas com denúncias de fraude na construção de banheiros em vários municípios do Ceará.

Até o fim da próxima semana, 19 pessoas devem prestar depoimento. Entre elas, o atual secretário das Cidades do Estado, Camilo Santana (PT), e os ex-secretários da pasta na gestão do governador Cid Gomes (PSB) - Joaquim Cartaxo (PT) e Jurandir Santiago (PT). Confira a lista completa na página 22.

A primeira pessoa já foi ouvida pelos promotores, no início da tarde de ontem, e outra foi dispensada. Trata-se do casal Jocélio Oliveira Dourado e Fátima Regina de Queiroz Dourado, respectivamente taxista e vendedora de churrasquinho, apontados como sócios-proprietários da Construtora Dourado Ltda, conforme O POVO adiantou ontem.

A empresa seria responsável pelo soerguimento dos banheiros em Pindoretama.

Jocélio afirmou, durante depoimento, não conhecer nenhum dos suspeitos de envolvimento no esquema de fraude e nem sequer conhecer Pindoretama. Ele admite, contudo, ser dono da empresa.

O taxista afirma que fundou a construtora em 2004. Ela teria funcionado numa sala da avenida Sargento Hermínio e se deslocado, posteriormente, para a rua Lineu Jucá, no bairro Vila União.

No ano seguinte, a empresa teria encerrado suas atividades, mas continuaria existindo. Ele comprovou, por meio da quebra do sigilo bancário da empresa, que não há movimentação financeira há seis anos.

Os promotores de Justiça Marcelo Pires, da comarca de Pindoretama, e Eloilson Landim, da Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) dispensaram a vendedora de depor por entender que Jocélio já havia esclarecido o envolvimento do casal e por as notas fiscais apresentadas, até agora, estarem somente no nome dele.

No caso de Pindoretama, Pires diz que as investigações irão focar, agora, a circulação financeira dos recursos públicos. “Mapear onde esse dinheiro foi parar, identificar outros autores, verificar se houve utilização ilícita desses recursos e perseguir a restituição da integralidade desse valor”, elencou.

37 municípios
Ao todo, estão sendo investigados 56 convênios para a construção de banheiros em 37 municípios cearenses, acordados desde 2009.

Nem todos já foram notificados, mas a meta é que eles sejam ouvidos pelo Ministério Público até a sexta-feira da próxima semana, dia 5 de agosto.

Caso as pessoas notificadas não compareçam à Procuradoria e não justifiquem a ausência, poderão sofrer condução coercitiva (inclusive com uso de força policial) e até responder por crime de desobediência.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A Procap investiga os convênios nos quais houve repasses dos recursos, porém as obras não foram executadas. O assunto se tornou público desde reportagem publicada no O POVO do último dia 14 de julho.

Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quatro praias do litoral cearense podem desaparecer nos próximos 4 anos

A TV Verdes Mares  apresentou ontem a noite (28/07/2012) uma reportagem abordando a problemática do avanço do mar no litoral cearense. A matéria foi exibida  através do telejornal local, CETV segunda edição. Segundo a reportagem, pelo menos quatro praias do Ceará  poderão sumir do mapa em apenas dez anos. De acordo com o estudo realizado pelo LABOMAR/UFC, sobre a dinâmica do avanço do mar no litoral Ceará, a situação é mais critica na praias da Caponga ( Cascavel) e no município de Itarema. A praia da Barrinha no município de Icapuí, assim como as praia da Caponga em Cascavel, Icaraí em Caucaia e Morgado em Acaraú, necessitam de medidas urgentes, no sentido de conter o avanço do mar, bem como a  remoção da população atingida nas respectivas praias.

Veja o vídeo sobre o assunto
  


OBSERVAÇÃO: Na reportagem houve um engano, enquanto o vídeo mostra a imargem da praia da Barrinha, a jornalista apresentadora do telejornal pronuncia praia das Barreiras.

Fonte: CETV/TV Verdes Mares

Premium II fica sem destaque

Publicado em 29 de julho de 2011
Apesar do prazo mantido, investimento da refinaria cearense não foi citado no plano para os próximos quatro anos
Clique para Ampliar
 Os Empreendimentos de Abreu e Lima (PE) e Comperj (RJ) deverão levar 
80% do investimento da multinacional, enquanto o restante deve ir para
a Premium I, no Maranhão
O arrastamento dos processos para o início das obras da Refinaria Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), refletiu nos planos da Petrobras para o período de 2011-2015, em relação ao empreendimento. A estatal se recusou a informar quanto que planeja investir na refinaria cearense no período, mas o Plano de Negócios (PN) aprovado na última sexta-feira (22) mostra que o projeto terá um destaque menor em relação a outras plantas que estão sendo ou que serão construídas no País.

A Petrobras construirá, até 2020, quatro novas unidades de refino: Refinaria Nordeste (RNE, também chamada Abreu e Lima), em Pernambuco, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Premium I, no Maranhão, e a Premium II, no Ceará, todas em estados diferentes de evolução, sendo a cearense a que se encontra menos avançada.

CE sem destaque
Os dados plano estratégico que foram apresentados pelo presidente da companhia, Sérgio Gabrielli, na última quarta-feira a empresários de São Paulo, trazem a afirmação: "Destaca-se no PN 2011-15 os investimentos da RNE, 1º trem do Comperj e 1º trem da Premium I". Os trens informados referem-se às primeiras fases de refino destas unidades. Neste ponto, entretanto, o plano não cita a Premium II, apesar de manter o cronograma de início da operação para 2017. "Conforme divulgado na última sexta-feira, a única alteração no cronograma das novas refinarias ocorreu na Premium I, no Maranhão, que teve a data de partida postergada de 2014 para 2016. As outras refinarias têm seu cronograma inalterado, incluindo a Premium II, no Ceará", reforçou a assessoria de imprensa da estatal em nota.

Sem investimento
Matéria publicada no jornal Valor Online, na última terça-feira, corrobora com a previsão de um menor destaque à unidade cearense. A reportagem afirma que Gabrielli, em teleconferência com analistas, disse que a refinaria Abreu e Lima e a Comperj iriam consumir 80% dos US$ 35 bilhões destinados à construção de novas refinarias no Plano de Negócios 2011-2015, e que os 20% restantes ficariam com a Premium I, no Maranhão, cujos recursos seriam utilizados na terraplanagem do terreno.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Petrobras diz que quem deu as informações foi o jornal, e não a companhia, reforçando que os dados estariam errados. Contudo, a empresa não informou quanto que, dos US$ 35 bilhões, iria para a usina cearense, nem quanto viriam ao Ceará. "Ainda não temos os valores por estado. O presidente Gabrielli disse exatamente isso sobre o Comperj ontem. Quando ele diz ´não sabemos´, quer dizer que não temos o valor fechado. O motivo é que ´as licitações são feitas ao longo da obra, e a Petrobras busca sempre os melhores custos, ainda que isso exija reabrir licitações que a Companhia não considere vantajosas´, disse a assessoria.

Entretanto, mesmo afirmando que não possui os valores por Estado, o presidente realizou apresentações nesta semana nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, detalhando projetos e investimentos em cada uma destas unidades da Federação. Em São Paulo, serão US$ 20,9 bilhões até 2015 e, no Rio, US$ 107,7 bilhões. Os dois estados serão os maiores beneficiados com recursos da companhia. O Nordeste, neste período, ficará com US$ 45,4 bilhões.

Atraso
As refinarias de Pernambuco e do Rio de Janeiro estão em fase de implantação. A pernambucana será inaugurada em 2012 e a fluminense terá seu primeiro trem em operação em 2013. O primeiro trem da Premium I, do Maranhão, operará em 2016, e a usina está em processo de terraplanagem. A Premium II só possui a Licença Prévia (LP) emitida, que aprova o empreendimento e sua localização. Para iniciar as obras, é preciso a Licença de Instalação (LI), pela Superintendência Estadual do meio Ambiente (Semace). A Petrobras, entretanto, ainda não solicitou este licenciamento e esclareceu, também, através da assessoria de imprensa, que "aguarda a liberação do terreno pelo Governo do Estado do Ceará" para realizar o pedido. O terreno ainda não está completamente desapropriado, havendo impasse a ser resolvido em relação a 50 hectares. Segundo a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a questão continua em aberto, e ainda será acertada uma reunião com os proprietários das áreas para buscar uma solução. A reunião ainda não tem data.

A ser aplicado35 bi de reais é o valor destinado à construção das refinarias, porém, nenhum investimento foi ainda especificado para o Ceará

SÉRGIO DE SOUSAREPÓRTER
Fonte:http://diariodonordeste.globo.com

Acampamento da Juventude em Icapuí

Publicado em 29 de julho de 2011
O evento, que começa hoje, concentra oficinas, debates, exposições, teatro e shows musicais nos três dias


Clique para Ampliar
Icapuí Mochilão nas costas e muitas turmas desembarcando na Praia de Tremembé, localizada neste Município. Mar, música, artes e ideias "para um mundo melhor" são o olhar do 9º Acampamento Latino-Americano da Juventude que começa hoje e vai até domingo em Icapuí, no Litoral Leste do Estado. O evento concentra oficinas, debates, exposições, teatro e shows musicais nos três dias. Destaque para os shows de Cidade Negra, Preta Gil e do jamaicano Andrew Tosh.

A tônica das manhãs e tardes do evento são mesmo as oficinas e debates sobre seis temáticas: os cinco anos da Lei Maria da Penha, o centenário de nascimento de Maria Bonita, o Ano Internacional da Mulher, Ano Internacional para Afrodescendentes, Desenvolvimento Local e Sustentável e Protagonismo Juvenil e Diversidade.

No dia 29, de 15 horas às 17h30, tem "Juventude no Acampamento Latino-Americano e no Festival da Juventude" e "O esporte como direito"; no dia 30, de 15 horas às 17h30, tem "O desafio no enfrentamento das drogas", "Ano internacional de afrodescendentes e o movimento negro no Ceará"; e no dia 31, de 9 horas às 10h30, tem "Educação ambiental e sustentabilidade", e "Diversidade e combate à homofobia".

A programação das oficinas ficou assim: nos dias 29 e 30, de 8h30 às 12h30, haverá oficinas de "colagem criativa", "tambor de crioula (ritmo, canto e dança)", "roteiro para vídeo", "redação do Enem", "pintando marinhas", "fosfoto (fotografia)", "guitarra prática", "prática de baixo elétrico", "percussão", "zona costeira, desafios para preservação", "circo" e vídeo "Juventude LGBT: ativismo contra o preconceito".

Curta-metragem

Nas noites, antecedendo os shows, haverá exibição de curtas-metragens em sua maioria produzidos por cearenses: na sexta-feira, entre 20h e 21h, haverá exibição dos curtas-metragens "Querença", "Cine Zé Sozinho", "Calango Lengo Morte & vida sem ver água" e "Vida Maria"; no sábado, mesmo horário, tem "Amigos bizarros de Ricardinho", "Aos mortos de morte morrida", "Dossiê Rebordosa", e "Preciosa".

Hoje à noite haverá shows de Alan Rebouças, Banda Reldon, Preta Gil, Andrew Tosh, Panth e as Rochas. Amanhã, tem Maracatu Solar, Los Kakos, Val Xavier, Banda Acampamento e, atração mais aguardada, o grupo de reggae Cidade Negra.

Melquíades Júnior
Repórter
Fonte;http://diariodonordeste.globo.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pela primeira vez, Brasil terá estação científica no interior da Antártida

26 de julho de 2011 | 0h 00

Hoje, pesquisadores brasileiros utilizam a unidade Comandante Ferraz, que foi criada em 1984 e fica na chamada Antártida Marítima, a 130 km do continente; novo módulo terá sensores que enviarão ao País, via satélite, dados meteorológicos e ambientais


O Brasil deve iniciar em dezembro a instalação do seu primeiro módulo científico no interior do continente antártico. A unidade conterá sensores que enviarão, via satélite, dados meteorológicos e ambientais ao País. Será a primeira estação brasileira dentro do continente gelado. A Estação Comandante Ferraz, criada em 1984, fica na chamada Antártida Marítima, na Ilha Rei George, a 130 quilômetros do continente.
Paulo Whitaker/Reuters
Paulo Whitaker/Reuters
Continente gelado. Base Comandante Ferraz: temperatura gira em torno de -2,8°C
O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, Jefferson Simões, afirma que o módulo ficará a 84° de latitude sul, a cerca de 500 quilômetros do Pólo Sul geográfico. Comandante Ferraz está a 62° de latitude sul.
A nova estação recolherá informações sobre temperatura, ventos, radiação solar e umidade. Também medirá os níveis de material particulado e gás carbônico que chegam ao continente.
Os cientistas brasileiros vão aproveitar a viagem para realizar uma exploração glaciológica: levarão uma sonda para perfurar 100 metros na camada de gelo. "Poderemos analisar a história climática dos últimos 500 anos", explica Simões, primeiro glaciólogo brasileiro e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O módulo já tem nome: Criosfera 1. "Há muitas estações na costa da Antártida, mas no interior são poucas", afirma o pesquisador. "As condições são bem mais difíceis." Em Comandante Ferraz, a temperatura média gira em torno de -2,8°C. Criosfera 1 será instalada na região dos Montes Thiel, onde os termômetros costumam marcar -35°C.
Depois de instalada, a estação deverá receber visitas anuais de manutenção, normalmente perto do Natal, durante o verão antártico. Simões explica que, por enquanto, o custo torna inviável manter uma base habitada dentro do continente. Mas prevê que o módulo é o primeiro passo do País rumo ao manto de gelo oriental da Antártida, onde o ambiente é ainda mais hostil. Na base russa de Vostok, por exemplo, a temperatura já atingiu -89,3°C.
Simões sublinha que o objetivo da iniciativa não é substituir as pesquisas que são realizadas em Comandante Ferraz. "A estação atual é muito importante, principalmente nas áreas relacionadas às biociências", explica o glaciólogo. "Há muito trabalho para os biólogos na costa, no Mar Austral. Já o interior da Antártida é um grande deserto."
Logística. O climatologista Francisco Aquino, também da UFRGS, conta que o módulo está sendo fabricado na Suécia, por uma empresa especializada. Custou US$ 120 mil - cerca de R$ 185 mil.
Deve embarcar nos próximos dias e chegará ao Brasil no fim de agosto. Passará pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para validação pelo pesquisador Heitor Evangelista da Silva, responsável pelas especificações do módulo. Depois, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), onde serão instalados mais equipamentos. O Inpe receberá os dados enviados por satélite quando o módulo estiver em operação.
No fim de outubro, o módulo estará em Porto Alegre e irá de carreta até Punta Arenas, no Chile. A carga incluirá, além do módulo, a sonda para perfuração, barracas, rádios, baterias e demais equipamentos, totalizando cerca de 6 toneladas. Os cientistas brasileiros contrataram a empresa americana Antarctic Logistics and Expeditions (ALE) para auxiliar o transporte e fornecer apoio operacional.
A ALE levará o módulo de avião até uma pista de gelo no interior do continente. Depois, no início de dezembro, deverá deixá-lo, de trator, no local combinado com os pesquisadores, próximo aos Montes Thiel.
A equipe brasileira - composta por 15 cientistas - deverá chegar no dia 20 de dezembro à Antártida. Entre o Natal e o Ano Natal, a expectativa é de que já estejam com o módulo. Permanecerão cerca de 25 dias trabalhando. Na segunda quinzena de janeiro, um avião deverá recolhê-los.
Custo baixo. Toda a operação, incluindo os custos com o módulo, custará US$ 600 mil - cerca de R$ 930 mil. "Conseguimos diminuir muito o preço negociando com a ALE e encaixando nossas demandas às operações que eles já tinham programadas", explica o climatologista.
O orçamento do INCT da Criosfera é de R$ 5 milhões para três anos e meio de estudos. O INCT Antártico de Pesquisas Ambientais, também vinculado ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), recebe R$ 7 milhões. Nos últimos 10 anos, a China investiu 780 milhões de yuans - cerca de R$ 186 milhões.
Fonte:www.estadao.com.br